ESTEATOSE HEPÁTICA – A GORDURA EXCESSIVA NO FÍGADO

Figado normal

F: fígado gorduroso. N: Fígado normal

Prezados leitores: Não sou médico, não passo receita e nem faço diagnóstico. Não adianta me fazer perguntas por e-mail, que não respondo. cada caso é um caso. Somente o médico pode tirar dúvidas. O Objetivo dessa reportagem não é atemorizar ninguém.  A doença se tratada possui amplas possibilidades de cura. O paciente pode conviver com o problema durante anos e não significa que a pessoa necessariamente vai morrer disso. No final da reportagem divulgo receitas caseiras que pesquisei em um site, sobre como curar a esteatose. Não garantimos a eficiência de tais receitas.

O melhor caminho é consultar médicos especialistas  no assunto.

O acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos é um mecanismo natural, utilizado para estocar energia. A quantidade de energia acumulada na gordura é muito maior que no açúcar ou na proteína, podendo fornecer ao animal grande quantidade de energia nos momentos de necessidade. O fígado mantém dois grandes estoques de energia: a gordura e o glicogênio, que é uma glicose alterada para ser estocada. Quando permanecemos em jejum e o nível de açúcar no sangue diminui, hormônios enviam sinal ao fígado para transformar o glicogênio em glicose e manter o organismo funcionando. Se a falta de comida persistir, a gordura começa a ser utilizada, mas este processo é mais demorado.

A esteatose hepática, em si, não é uma doença, mas reflete uma doença metabólica. Infelizmente, por um motivo ainda desconhecido, o organismo desencadeia uma inflamação contra os hepatócitos com acúmulo de gordura, que são gradualmente destruídos. Dependendo da intensidade desta destruição, isso pode levar à formação de fibrose (cicatrizes) que vão se acumulando e progredindo até a formação de nódulos, o que caracteriza a cirrose.

1 . O que é gordura no fígado?

Muitas pessoas possuem figado com grande quantidade de gordura e não sabem. O exame é detectado através da ultrasonografia total do abdome. Não é necessáriamente uma doença de obesos. Existem vários graus ( 1º, 2º, 3º). Após o 2º grau, e persistindo o problema , pode causar cirrose ( que é uma doença que não tem cura) e somente um transplante salva o paciente da morte. Os sintomas nem sempre se manifestam. Pessoas que não fazem uso de álcool também podem possuir esteatose hepática. O uso do álcool dificulta a volta da normalidade do fígado.

O depósito de gordura no fígado recebe o nome de esteatose hepática: infiltração de gordura no fígado.
Essa gordura no fígado pode provocar reações clínicas como dor e desconforto abdominal; portanto, sempre é bom realizar exames de rotina (mesmo que não tenha nenhum sintoma), pois muitas pessoas acabam descobrindo que tem essa doença ao fazer exames ultrasonográficos. Outros descobrem que tem a doença ao fazer exames para investigar dor abdominal ou aumento do tamanho do fígado.

2 . Quais os sintomas da esteatose no fígado?

Aproximadamente metade das pessoas com esteatose tem dor abdominal (sensação de peso no abdômem) geralmente desagradável .

Casos mais avançados podem ter sintomas mais intensos, no entanto, a esteatose muitas vezes não apresenta sintomas, sendo descoberta apenas em exames de rotina (exames de sangue, ultrasonografia etc.).

3 . Por que ocorre gordura no fígado (esteatose hepática)?

A causa mais comum é a obesidade: muitas pessoas acima do peso tem infiltração de gordura no fígado.

Essas pessoas podem apresentar sintomas digestivos relacionados a esteatose ou outras doenças digestivas comuns em obesos. Assim, muitos obesos tem sintomas de esofagite de refluxo, tais como azia, queimação no peito ou sensação de líquido que volta para a garganta.

Muitos diabéticos tem esteatose, cujos sintomas podem vir associados aos da diabete.

Pessoas que fazem uso freqüente de álcool também fazem parte do grupo de risco. Algumas vezes essas pessoas podem até chegar a ter hepatite por álcool, cirrose alcoólica etc.

4 . Como diagnosticar e tratar a esteatose (gordura no fígado)?

Além do exame clínico bem feito, o médico muitas vezes recorre a exames laboratoriais. Nos casos de dor abdominal ou desconforto abdominal, deve-se excluir outras causas como doenças do estômago e intestinos. Quando existe uma causa para a esteatose, deve-se corrigi-la para que haja melhora.

Assistam um interessante vídeo sobre o fígado acessando o nosso blog:

Fontes:

http://www.saudeinformacoes.com.br/materias_ver_materia.asp?id=209

Hepcentro – Site de Hepatologia, Doenças do Fígado
http://www.hepcentro.com.br O site esta fora do ar. Não sei se temporariamente ou de forma definitiva.

“Se você tem diagnóstico de “fígado gorduroso” (esteatose hepática), é conveniente que seja feita uma avaliação clínica e laboratorial para descobrir a causa do distúrbio: Decorrente de abuso de bebidas alcoólicas? Hepatite viral crônica? Hepatite auto-imune? Decorrente apenas de obesidade? O tratamento, se for indicado, vai depender da “doença de base” (se houver).”

Carvalho

Tratamentos caseiros através de remédios naturais:

- A maioria dos casos de acúmulo de gordura no fígado se deve a obesidade. A redução gradual de peso no decorrer do tempo, reduzirá o aumento de tamanho do fígado.
cozinhe umas 4 cebolas em um litro de aguá e durante o dia vai tomando esse chá durante um período de tempo superior a 30 dias é um ótimo purificador.

- Reeducação alimentar, evitar alimentos gordurosos e/ou industrializados. Caminhada. Todo o resto é panacéia.

- O uso constantes de berinjelas, ajuda a diminuir o colesterol e reduz a ação das gorduras sobre o fígado.

- Em jejum pela manhã tome 250 ml de suco de tomate, e ao longo do dia, além da alimentação mais cuidada, isenta de gorduras e açúcares em excesso, tome 3 xícaras de chá de alface (80g/litro de água) ou de chapéu de couro(20g/litro de água).

-Com ampla ação, a carqueja exerce ação benéfica sobre o fígado e intestinos, auxiliando no tratamento de doenças digestivas em geral.
- O uso da maçã excita a ação do fígado.

-Jenipapo – É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.
VAGENS DE PAU FERRO
Utilidades medicinais: Para doenças do fígado.
Preparo: Pisar 3 vagens e colocar em 1 litro de água e deixar de molho durante três dias.
Modo de usar: Tomar duas vezes ao dia.

Extraído do site: www.ihaa.com.br

O fígado gorduroso é um acúmulo excessivo de gordura (lipídeos) no interior dos hepatócitos (células do fígado). Algumas vezes, a causa do fígado gorduroso é desconhecida, especialmente em recém-nascidos. Geralmente, as causas conhecidas lesam o fígado de alguma maneira. Normalmente, o fígado gorduroso é assintomático. Raramente, ele causa icterícia, náusea, vômito, dor e sensibilidade abdominal. Um exame físico que revela uma hepatomegalia (aumento de volume do fígado) sem qualquer outro sintoma sugere o fígado gorduroso.
O diagnóstico pode ser confirmado através de uma biópsia hepática, procedimento no qual é utilizada uma agulha oca e longa para se obter uma pequena amostra de tecido para exame microscópico. A mera presença de gordura excessiva no fígado não é um problema grave. O tratamento visa eliminar a causa ou tratar o distúrbio subjacente. As lesões hepáticas repetidas causadas por substâncias tóxicas (p.ex., álcool) podem, em última instância, evoluir do fígado gorduroso para a cirrose.

Fonte(s):

http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manua

Outro site que fala sobre o assunto:

http://www.unidosvenceremos.com.br/dieta.html

CONHEÇA O SEU FÍGADO

Sou teu figado – Presentation Transcript

  1. Olga Mendonça PPS 2007 Teu Fígado Transição automática de slides. Ligue o som.
  2. Olá ! Sou teu fígado !
  3. Permite que eu me apresente!
  4. Como podes gostar e cuidar de mim, se não me conheces?
  5. Sou o maior órgão do teu corpo e estou localizado no lado superior direito do abdômen , protegido pelas costelas (gradio costal). Sou responsável por aproximadamente 5.000 (cinco mil) funções vitais, produzindo a grande maioria das substâncias essenciais para manter funcionando o resto do teu organismo.
  6. Sou um grande laboratório! Produzo a bile que é levada ao intestino delgado para se juntar ao processo de digestão. Eu mantenho as reservas de ferro que tu necessitas, bem como as vitaminas e outros minerais. Também produzo hormônios, proteínas e enzimas que mantêm teu corpo funcionando normalmente.
  7. Tenho participação na produção de substâncias que ajudam o sangue a coagular e um papel importante na decomposição do colesterol e de medicamentos. Sem mim não terias forças para levar tua vida adiante!
  8. Eu armazeno todas as toxinas, venenos, álcool, substâncias químicas e drogas que entram em teu corpo. Minha função é quebrar quimicamente estes venenos, de modo que possam ser mais facilmente eliminadas pelos rins e pela pele.
  9. Sou um depósito de toxinas. Elas permanecem em mim por bastante tempo até serem processadas. Se a carga se torna excessiva, fico impedido de trabalhar adequadamente e o processo digestivo se torna difícil.
  10. Eu reservo energia, como uma bateria, armazenando açúcar (carboidratos e gorduras) até que dele necessites. Sou eu quem alimenta o teu cérebro de energia e o faz funcionar. Sem mim, entrarias em estado de coma! Na verdade, nem poderias te levantar da cama se eu não estivesse trabalhando !
  11. É importante que gostes de mim! Mas não te peço muito…Basta que me trates bem! Não me entupas de álcool – cerveja, uísque ou cachaça! Se bebes com frequência , podes me lesionar para o resto das nossas vidas!
  12. E eu me lesiono facilmente… Estas lesões chamadas "cirrose“, são permanentes.
  13. Toma cuidado com o hábito da auto-medicação! Os medicamentos são importantes, mas ao tomares remédios sem necessidade, podes me sobrecarregar e intoxicar! Todos os medicamentos são produtos químicos e quando tu os combina sem a aprovação de um médico, podes criar algo venenoso e prejudicar-me seriamente.
  14. E saibas, eu não me queixo. Se me maltratas, não poderei avisar-te que estou em perigo! Outra coisa importante – cuida da tua alimentação! Não abuses dos alimentos gordurosos! Eles podem me deixar coberto de gordura e se isso acontecer, desequilibrarei vários sistemas do teu corpo! Alimenta-te com uma dieta balanceada. x x x x
  15. Sou vulnerável aos diversos vírus da hepatite , os quais vivem no sangue, na saliva, nas fezes e no sêmem humano. Quase sempre sou capaz de destruir esses vírus, mas às vezes eles são mais fortes que eu e me infectam, causando-me muito dano.
  16. Os vírus da hepatite C, são transmitidos pela transfusão de sangue e hemodiálise, pelo uso de drogas intravenosas, material cortante ou perfurante de uso coletivo, sem esterilização adequada: procedimentos médicos/odontológicos, tatuagens, piercing, manicure, etc.
  17. Já o vírus da hepatite A, é transmitido através da água e dos alimentos, enquanto o da hepatite B, através dos contatos íntimos, da mãe infectada para o recém nascido e pelo uso do sangue infectado.
  18. Então observa a procedência do sangue que acaso precises receber, dos alimentos e da água que ingeres e toma cuidado com a higiene ao toalete. Usa preservativos com novos parceiros, exige que os instrumentos que perfurem tua pele ou boca sejam esterelizados. ATENÇÃO
  19. Segundo a Tradicional Medicina Chinesa, sou um órgão regido pela energia da madeira . Por isso, como uma planta, se me tiras um pedaço, sou capaz de me regenerar e crescer novamente.
  20. Sou eu quem controla teu sistema nervoso e exerço uma atividade importante sobre teus pensamentos. Quando estou desequilibrado, não consegues te concentrar e nem ter clareza mental. Também te enervas facilmente, ficas instigado às brigas, predisposto à dores de cabeça, na nuca e região lombar…
  21. Ainda segundo a milenar Medicina Chinesa, sou a morada das HUN, seres espirituais que zelam por tua saúde.
  22. E elas não gostam, absolutamente, da raiva e suas toxinas venenosas! x x x x x
  23. Quando te tornas irado, sou agredido pelas toxinas do estresse. Se isso ocorre com frequência, as HUN me abandonam e fogem do teu corpo…
  24. Então, torno-me endurecido e o teu humor cada vez pior. Na antiguidade, Hipócrates classificou os principais temperamentos humanos de acordo com os humores predominantes. Ele denominou temperamento bilioso – que significa cheio de bilis e de raiva, irritável – aquele dominado por minha atuação negativa …
  25. As toxinas da raiva são um veneno que não consigo metabolizar…E elas podem me destruir, tornando-me um sério candidato ao câncer … Além disso, quando envenenado pela raiva, afetarei o teu coração, que tornar-se-á impaciente e rancoroso, incapaz de sentir amor, alegria e respeito. E isso, facilmente, pode destruir teus relacionamentos…
  26. A única forma de convencer as HUN a voltarem ao teu corpo, é praticares atos de bondade para contigo mesmo e para com os outros. Quando transformares tuas atitudes raivosas em tolerância,conciliação e solicitude, elas ficarão ao teu lado, trazendo-te saúde e sorte!
  27. Entendes agora que precisas buscar a Sabedoria do Viver, para poderes enfrentar os desafios do dia a dia, com inteligência, calma e serenidade? Compreendes a importância de te apaziguares com todas as circunstâncias da tua vida e todos os seres à tua volta?
  28. Como vês, tua vida, saúde e felicidade, dependem de que cuides muito bem de mim e de ti! Evita o estresse. Correr contra o relógio é hábito perigoso. Cultiva o bom humor. Pra que levar a vida tão a sério? Procura sorrir e brincar. Permita-te o lazer e o prazer. Descontração e diversão são essenciais para manter-me desopilado !
  29. Busca o teu bem-estar através do contato com a natureza, da prática de exercícios físicos, do relaxamento e principalmente, da meditação, que te conecta com a Fonte da Vida!
  30. Que as HUN te dêem uma saúde vibrante e muita sorte ! Obrigado por tua atenção !
  31. Teu silencioso companheiro, O fígado
  32. Texto adaptado do livro: CHI NEI TSANG – A MASSAGEM DOS ÓRGÃOS INTERNOS – Mantak Chia Formatação: OLGA MENDONÇA Psicóloga Psicoterapia – Naturoterapia – Reprogramação Mental Contato: [email_address] Recife, Agosto de 2007

Mais informações:

Silimarina é um tipo único de flavonóide com capacidade antioxidante.

Ações e uso: Para todos os problemas de fígado como icterícia e hepatite. Contém algumas das substâncias de proteção do fígado mais potentes conhecidas.

ü  Evita o dano feito pelos radicais livres ao agir como antioxidante, protegendo o fígado.

ü  Estimula a produção de novas células no fígado e evita a formação de eleucotrienos danosos.

ü  Também protege os rins e é benéfica para as pessoas com psoríase.

ü  O cardo mariano (“Silybum marianum”) é uma das plantas mais utilizadas nas afecções hepáticas, devido ao fato de proteger a célula hepática, com resultados cientificamente comprovados, pelo que é usado na composição de muitos preparados farmacêuticos.

ü  O seu princípio ativo, a silimarina, ajuda a regenerar as células hepáticas danificadas por substâncias tóxicas, como o álcool, entre outras. As sementes dos frutos, as folhas e a raiz desta planta são usados em inúmeras afecções hepáticas: intoxicações, icterícia, hepatite e cirrose.

ü  Esta substância é também benéfica em tratamentos com quimioterapia, ajudando o fígado a suportar os efeitos secundários resultantes destes tratamentos químicos.

ü  No caso do extrato seco em cápsulas, deve optar por suplementos com um mínimo de 70 a 80% de extrato padonizado de silimarina, devendo tomar cerca de 140 a 210mg quatro vezes ao dia.

A  Silimarina tem uma importância que infelizmente aqui no Brasil é relegada.

Em experimentos, ela se mostrou eficaz na cirrose hepática, nas hepatites crônicas, na esteatose e na sobrevida de indivíduos com câncer de fígado.

SUBSTâNCIAS QUE EM EXECESSO PODE PREJUDICAR O FÍGADO

Vitamina A: É a vitamina mais perigosa para o fígado, junto com o excesso de vitamina E. É de difícil metabolização pelo fígado, acumulando-se gradativamente e resultando em um excesso de vitamina, chegando a comprometer o mesmo; em inúmeros casos, resulta em dano hepático. Porém a vitamina ( como todas as outras é essencial para a saúde, porém não deve ser usada em excesso.

Ferro: Não deve ser tomado nenhum suplemento que contenha ferro. Uma das características da hepatite C é a acumulação de ferro no fígado e está comprovado que os vírus se alimentam deste ferro. Muito cuidado com os complementos multivitamínicos e minerais; geralmente, a quantidade de ferro é muito superior à dosagem diária recomendada para o organismo. Porém o ferro é essencial para evitar anemia. Não se deve usar em exesso.

Boldo do Chile: O chá feito com as folhas do boldo parece obter resposta positiva na redução das transaminases, porém estudos preliminares apontam sua associação à elevação de enzimas no fígado. Além disso, há fortes evidências que a sua interação com medicamentos anti-coagulantes possa ser maléfica.

infelizmente, a maioria das propostas fitoterápicas, dietoterápicas ou alternativas na medicina não possuem o rigor acadêmico e, portanto, expõem os pacientes aos riscos gerados pelo desconhecimento dos seus benefícios e malefícios. Em recente revisão bibliográfica realizada por alunos de iniciação científica e de pós-graduação, percebeu-se alguns exemplos que permitem consolidar esta preocupação. Para se ter uma idéia, o Confrei está relacionado com casos de doenças vasculares do fígado, doença de difícil tratamento que muitas vezes requer o transplante hepático para evitar a morte do paciente. Casos de Hepatite Fulminante pelo Kavacava foram relatados, assim como pela Cascara Sagrada, segundo publicação na conceituada Revista American Journal of Gastroenterology.

Tem-se observado que algumas ervas chinesas estão proibidas em várias partes do mundo por causarem Hepatite e Fibrose Pulmonar, enquanto que a Sacaca, extraída de árvores amazônicas e comercializadas no Norte-Nordeste do Brasil, não possui qualquer efeito em reduzir o colesterol, além de ter causado Hepatite grave e morte em vários consumidores em Belém do Pará, Manaus e em outras cidades do País.

Vitamina C: É um poderoso agente antiviral; o prêmio Nobel de medicina, Dr. Linus Pauling, recomenda um mínimo de 10 gramas de vitamina C por dia para qualquer pessoa; nesta dosagem porém pode causar diarréia, que cessa ao interromper-se a ingestão. MMuito cuidado: tomar acima de dois gramas por dia pode aumentar a quantidade de ferro no fígado, que representa um perigo, principalmente nos casos de cirrose e nos pacientes com hepatite C em tratamento com Interferon, inibindo a ação deste. O médico deve ser consultado.

Os tratamentos alternativos à base de ervas são os mais utilizados e são importantes coadjuvantes e excelentes hepatoprotetores, porém deve ser lembrado que nunca deve ser abandonado o tratamento médico para se realizar um tratamento alternativo. Faça-os conjuntamente, um auxiliando ao outro, sempre consultando o seu médico. Cuidado: certas ervas podem ser tóxicas para seu fígado, prejudicando-o ainda mais. Se, após tomar alguma erva, sentir dor de cabeça ou qualquer reação, interrompa imediatamente a ingestão e consulte novamente o seu médico.

http://www.grupoesperanca.org.br/alternativos.htm

Solicito a colaboração dos leitores para a manuntenção deste trabalho. Jornalista independente precisa sobreviver. Caso contrário serei obrigado a retirar o site do “Ar”. Se vc foi beneficiado com as informações, colabore, fazendo uma assinatura de acesso ao site.

Maiores informações CLIQUE AQUI

Melhor do que isso só com estrelas…. para dar um toque especial..rsrs

Metafísica – Sistemas Excretores – Equilíbrio Emocional
Onde nasce o verdadeiro equilíbrio emocional
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino.
Na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem. Praticamente todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou prurido vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue, regula também o ciclo menstrua e é o principal órgão envolvido no bloqueio energético do corpo.
Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar
Explicando melhor: Quando passamos por eventos na vida tensos ou desagradáveis pode ocorrer um bloqueio energético dentro dos meridianos e quando isso acontece instala-se, dentro do nosso subconsciente, uma emoção negativa ou crença negativa.
Exemplos de emoções e crenças negativas: Raiva, culpa, ansiedade, estress, baixa-autoestima, triateza, depressão, procrastinação, medo, pânico, timidez, insegurança, entre outras
Quando o fígado esta desequilibrado a pessoa tem mais propensão a acumular bloqueios energéticos. Ou seja uma pessoa com a energia do fígado debilitado tem mais facilidade de acumular no seu subconsciente mais emoções negativas do que outras.
Daí começa a responsabilidade e respeito que devemos ter pelo nosso fígado e sistema hepático. E, já podemos deduzir sobre o desgaste intenso ao qual este sistema é submetido no cotidiano da vida moderna. Pouco se sabe sobre sua importância e como auxiliar, ser cúmplice, do fígado nesta missão existencial: equilíbrio emocional e afetivo. Visão, flexibilidade, postura e decisões.
Pelo contrário, só pela má alimentação e sedentarismo, a cultura ocidental faz de tudo para fragilizar o sistema hepático.
Os maus hábitos alimentares e de vida levam ao seu desequilíbrio funcional, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia mais maus hábitos alimentares e de vida.
Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização: insônia, enxaqueca, hipertensão, problemas digestivos, TPM, etc.
Os problemas ligados ao fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante ou síndrome de pânico. A estagnação do fluxo de energia do fígado freqüentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito.
Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente. A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção.
Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva.
Os olhos são a manifestação externa do fígado. Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado. As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, “vista” seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol, pontos brilhantes que aparecem no campo visual e outros.
A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado. Cuidado com olhos secos. Daí vem a importância do exercício de “piscar os olhos” (sempre – não esquecer) e de não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, acredite, conter o choro faz mal à saúde. Ah! Uma forma divertida de chorar / lacrimejar é deixando o riso fluir, acontecer no seu dia-a-dia, na sua vida.
As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado ou desequilíbrio prolongado da sua energia.
O fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e dores nos joelhos sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado. As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste quadro.
Todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar.
Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono.
Metafisicamente a vesícula biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. Uma vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.
Desintoxicar-se diariamente praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;
Praticar atividade física moderada diariamente. Vocês não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado;
O sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.
Evitar intoxicar-se com alimentos muito gordurosos (pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade), frituras, açúcar, café e álcool;
Evitar vida sedentária e estressante, o mau humor, ilusões e grandes expectativas

“A imbecilidade sempre leva vantagem sobre a sabedoria. Essa superioridade evidencia-se sobretudo quando o ignorante ignora por completo o conhecimento do sábio. Não há como ministrar conhecimento a um tolo que se orgulha de sua própria tolice” (Miyamoto Musashi)

“O Fígado na visão Medicina Tradicional Chinesa (MTC)” Enviado por e-mail por Paulo Bastos

UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE: O AÇUCAR REFINADO É MUITO RUIM PARA O FÍGADO.

“A sacarose é constituída de duas moléculas, uma de glicose e outra de frutose. A glicose que o açúcar refinado fornece à dieta é supérflua e nociva; a frutose, por sua vez, é a  matéria -prima para formar colesterol. Assim, o açúcar refinado contribui duplamente para elevar o colesterol, já que a glicose estimula a produção de insulina e esta sinaliza para maior produção de colesterol pelo fígado”

“Atualmente a bioquímica humana revela que o coração é dependente de gorduras,proteínas, vitaminas e sais minerais, mas de nem um miligrama sequer de açúcar. Por outrolado o cérebro necessita da glicose proveniente dos alimentos. Por que então não ingerirgrandes quantidades de açúcar para nutrir nosso cérebro? A glicose, leia-se o açúcar dosalimentos, não faz mal à saúde. O problema está no açúcar refinado. Durante o refino,inúmeros produtos químicos são utilizados para que o veneno doce fique branco, bemsolto e bonito. Nesta hora, as fibras, os sais minerais, as proteínas e demais nutrientes sãoeliminados e o que sobra é um produto químico que é apenas calorias vazias

. Afora isso, oconsumo de açúcar produz um estado de superacidez que desmineraliza o organismo. Ocorpo então passa a ter falta de cálcio, magnésio, zinco, cobre e selênio, dentre outros nutrientes.”
  FONTE:  “LIVRO NEGRO DO AÇÚÇAR” – FERNANDO ANTÔNIO CARNEIRO

573 Respostas to “ESTEATOSE HEPÁTICA – A GORDURA EXCESSIVA NO FÍGADO”

  1. Elza Azevedo Says:

    Venho fazendo ultrasson anualmente para ver a gordura do fígado e cada dia ela evolui mais e mais e estou aumentando de peso. Os médicos só me dizem, fazer exercício físico, diminuir a gordura dos alimentos, etc etc… Cada dia como menos, estou atualmente quase que me alimentando de vegetais, frutas e sucos. Uma vez na semana que como alguma carne. Não tenho mais o que fazer, os médicos riem me dizendo que não estou sendo honesta comigo mesmo, mas é a pura verdade. Só não tenho feito os exercícios físicos de que me mandam por não ter onde fazer e situação financeira boa para me inscrever numa academia. O que posso fazer para resolver este impasse na minha vida?
    Hoje fiz uma nova ultrasson e a médica me disse que meu fígado cresceu mais um pouco em relação ao exame anterior.
    Grata pela atenção

  2. marcia marisa almagro syuffi Says:

    meu problema e igual ao da elza so que ja estou no nivel 3 diadbete alta tem solucao/

  3. claudia Says:

    quero saber se fazendo a dieta correta posso voltar a ter uma vida normal,e como nâo tenho a visìcula ajuda a reder gordura no fígado e se problema pode causar morte por conter essa gordura no fígado?

  4. claudia Says:

    quero saber se fazendo a dieta correta posso voltar a ter uma vida normal,e como nâo tenho a visìcula ajuda a reter gordura no fígado e se problema pode causar morte por conter essa gordura no fígado? e qual a melhor dieta para fazer nesses casos.

  5. sandra Says:

    quero saber qual o tipo de tratamento para gordura no fígado, realizo exames cada 3 em 3 meses, faço exercios físico como a musculação e a dieta, mas no exame de sangue sempre está alto , qual o médico que possa tratar dessa doença

  6. sandra Says:

    a gordura no figado causa cançaço fisico, porque que no exame de ultrason do figado sempre dá normal mas no exame de sangue os niveis de gordura sempre são altos

  7. lenilza Says:

    eu esta sentidor no figada e fui faz um exeme e o rezudado deu que eu esto cam infiltração gordurosa hepática grau 2a 8 anos atras essa doenca pode leva a morte o ela tem cura

  8. Roriz Says:

    Sra Lenilza

    A doença pode levar a morte ou pode se manter no organismo sem maiores consequências. Depende do caso. Algumas pessoas conseguem a cura, outras não. O conselho que dou é a sra procurar um especialista e fazer exames períodicos para saber se a doença está estável ou evoluindo. A esteatose em si não mata, porém com o agravamento pode evoluir para câncer ou cirose. Esta é minha opinião pessoal. Porém deixo claro que não sou médico.

  9. Heloisa Says:

    Meu marido está sofrendo de esteatose, já reduzimos drasticamente a ingestão de gorduras, aumentamos as fibras integrais e os vegetais, também estamos comendo mais peixes como salmão grelhado. Quero saber se o sr. aconselha alguma mudança na dieta ou indica um alimento q possa ajudar no tratamento. Desde já agradeço.

  10. Lucimara de souza Says:

    Tenho esteatose grau 2, peso 91 k e meço 1.68 de alt., o que pode acontecer e qual médico devo procurar.

  11. Lucimara de souza Says:

    tenho esteatose graui 2 no figado, meço 1.68 e peso 91k,o que devo fazer e qual médico devo ir.

  12. Heloisa Says:

    Agradeço as dicas e torço para q vc tbm se cure.

  13. tereza cristina barros Says:

    descobri q tenho esteatose hepaticadifusa grau 2e essas informaçoes me animaram ainda tenho chance

  14. tereza cristina barros Says:

    tenho esteatose hepatica grau 2 tive muito medo sera q o inchaço no meu corpo possa ser da doença?

  15. Jorge Roriz Says:

    É possível que sim. Mais não existe motivos de pânico. A doença é curável.

  16. maria Says:

    minha dermatologista mandou tomar fluconazol daí começou a subir as enzimas do figado mas antes de tomar ela pediu exame “ultrasson”, e deu esteatose leve mas o exame de sangue em trez meses triplicou o resultado de enzimas prejudiciais,o que eu faço?

  17. Jorge Roriz Says:

    Somente seu médico (a) pode dizer o que vc deve fazer.

  18. jorge air de souza Says:

    eu tenho esteatose de grau 2 e suspeita de ernia pos eu fis uma cirurgia no rin para retirar um caucolo eu keria saber se e possivel fazer a cirurgia da ernia sem problema

  19. JOELMA PINHO Says:

    Oi, Jorge,
    vc tem endereço de algum site com dieta para este problema: esteatose?
    Obrigada

  20. cleonice Says:

    tenho doença de crhon, esteatose ,fisura anal,epatite e hipertonia esfincteriana. comecei a tomar remedio para a doença de crhon,mais estou com muito medo tenho 55 anos e sei que a idade conta muito.alguem pode me falar alguma coisa a respeito.muito obrigada espero resposta.cleonice Brasilia DF

  21. jaime ferreira de araujo junior Says:

    acho que falta mais divulgaçao e esclarecimento gostaria de receber em casa folhste e informativos sobre essa doença.

    desde ja agradeço

  22. izilda de fatimacheche Says:

    eu gostaria de saber eu tenho gordura no figado asveze da grau 1 e asveze da grau 2-ja fas mais de tres anos sera que um dia eu vou sentir melhor porque eu tenho munta dor debaixo do seio direito e descoforto e sinto que parese que tem uma crianca mexendo e inchaso na bariga

  23. hipérides gomes de caravlho Says:

    Eu,estou com dor do lado direito e do lado esquerdo, e dor de estômago e nas costas. Queria saber o que o tenho.Doe muito.

  24. regiane Says:

    minha vo tem sers que ela core o risco de morre

  25. RICARDO Says:

    GENTE, A MELHOR COISA A FAZER É CONSULTAR UM MÉDICO, POIS SÓ ELE PODE AVALIAR O QUADRO POR COMPLETO. A TÍTULO DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS, MINHA ESTEATOSE ESTÁ SENDO COMBATIDA COM MEDICAMENTOS À BASE DE SILIMARINA, QUE JÁ ERA CONHECIDA DOS ALEMÃES HÁ MUITO TEMPO COMO BENÉFICA PARA O FÍGADO. AGORA, NO MEU CASO ESPECÍFICO, DESCOBRI QUE O MELHOR RESULTADO PARA BAIXAR AS ENZIMAS DO FÍGADO VEIO COM EXERCÍCIOS FÍSICOS MODERADOS E CONTÍNUOS, MELHOROU MUITO.

  26. ellen Says:

    gostaria de saber se tem alguma dieta pra diminuir essa gordura,pois fiz ultrassonografia e foi diagnosticado gordura moderada no figado,e tenho dores abdominais.

  27. flavia chaibub Says:

    Tenho esteatose hepática moderada, gostaria de saber quais são a etapas desta doença. Fiz vários ultrasons e cada um deu um resultado.
    Teve inclusive resultado que deu normal.

  28. JULIO CESAR Says:

    Gostaria de saber nos exames laboratoriais e Utrassonografia com se diferencia os niveis I,II,III

  29. ROGERIO NICOLA Says:

    Ola Jorge, tudo bem? tenho esteatose grau III , e 115 KG com 1,70 cm, não consigo perder peso mesmo comendo pouco , sei que voce não é médico , mas a título de experiência me informe se pode ter alguma coisa haver a ganha de peso pois tinha 80KG a cinco anos atras e agora 115KG , com a esteatose o figado não metaboliza direito? tomei remédios indicados pelo meu médico a base de silimarina e alcachofra , ( shopytol) , mas não senti melhoras, me ajude e um abraço.

  30. Reynolds Cristian de Araújo Says:

    Meu problema é o de todos aqui. Osteaose hepática, mais diabetes 2, mais colesterol e triglicérides alto. Não bebo, tampouco fumo, meu peso é 65 ks e meço 1,67m. Tenho 63 anos e apesar disso tudo, ótima disposição.
    Depois que descobri sobre o fígado, tenho feito cam inhada, tomo Silimalon, remédios para colesterol e triglicerídios, alguem sabe o que fazer???

  31. JotaCapa Says:

    Olá

    ESTEATOSE HEPÁTICA também sofro disto, derivado possivelmente aos antibióticos que tive que tomar para travar as consequências de um síndrome gripal.

    A GGT ficou a 308, após menos um mês a tomar Legalon 140 mg, a GGT passou passou a 168, o que segundo o meu médico é um bom sinal. Porém, quem diz que não sente dores no fígado nem peso na zona do fígado, deve ser mesmo muito resistente, porque eu sinto-as, e senti quando o as bolhinhas de gordura rebentaram no fígado, uma sensação nada interessante, mas que pareciam borbulhinhas rebentando.

    Não sou alcoólico, aliás não bebo nem vinho nem cerveja já lá vão muitos anos, e quando bebo alguma cervejita esta é mesmo sem alcóol.

    Já li, pelos mais diversos fóruns falar de dietas gordura zero e outro tipo de dietas. Até agora o meu médico não me falou disso, pois que não estou gordo, e a nível de alimentação há já uma série de produtos que em casa há muitos anos foram postos de lado, por diversas razões.

    Uma coisa é certa, a acumulação da gordura no fígado pode ser bem rápida, mas o seu desaparecimento pode ser bem lento.

  32. Pedro Says:

    Olá!

    Fiz analises ha pouco tempo, e acusava no ALT, 53 valores.A médica disse me que eu devia fazer uma ecografia abdominal mas não tenho coragem para a fazer.Tenho 1,73 de altura e peso 85 Kg, não bebo alcool mas sou bom garfo. Gostava que me elucidassem melhor acerca disto.obrigado

  33. Ligia Santana Says:

    Exelente informações sobre a doença. Gostaria de saber mais detalhes sobre a mesma e, principalmente, como tratar.
    Att
    Ligia

  34. maria julia a oliveira Says:

    boa tarde preciso saber qual a dieta que devo fazer para tratar a esteatose hepatica,venho tendo frequentes diarreias e a doença esta no grau 2sou leiga no assunto ,me surpreendi quando descobri a doença.o medico so me disse pra tirar gorduras e carboidratos enfim estou sem saber o que comer. podem me ajudar? grata.

  35. sylvia Says:

    Como se chama o exame laboratorial para detectar a gordura no fígado?

  36. Maria Lucia da Cruz Senna Says:

    Muito bom as informações postadas por esse site a respeito de osteatose hepática, sofro desse problema o meu é moderado levou 2 anos pra ser descoberto, nem mesmo bióspsia do fígado constatou o problema, só esse ano foi possível descobrir tanto desconforto, depois de 03 ultrason é que foi descoberto, meus exames de sangue tem resultado normal. Apesar de todo desconforto só hoje comecei a fazer reducação alimentar.
    Parabéns pela matéria.
    Lucia

  37. MARIA INÊS Says:

    ESTou com dor do lado dereito hoje fez o utra som deu que eu tenho gordura no figado a dor esta me encomodando tanto tenhe hora que eu nao tem nem posiçao para domir ou sentar ta ruim.Ta dificil .

  38. LIDIA Says:

    EU TBM TIVE ESTA DOR DO LADO DIREITO ABAIXO DA COSTELA POR 3 SEMANAS ATE DESCOBRIR MINHA ESTEATOSE HEPATICA GRAU 1 DEVIDO A ALIMENTACAO ERRADA DURANTE ANOS, ELIMINEI 19KG E MEU NOVO EXAME NAO DETECTOU A ESTEATOSE, O QUE NAO SIGNIFICA QUE NAO A TENHO, FIZ REEDUCACAO ALIMENTAR E NESTE MES DE NOVEMBRO COMPLETO 1 ANO NO CONTROLE DESTA DISFUNCAO

  39. Bruno Fontenele Says:

    Olá pessoal,
    Atuo na area de nutrição e tenho a dizer pra voces, que todos podem levam uma vida normal; uma vez que: faça algumas alterações na sua alimentação, atividades físicas e suplementação. Atuo na area do bem-estar com a melhor empresa de NUTRIÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO do Mundo.
    para os interessados entrar em contato:

    Bruno Fontenele
    brunobass_@hotmail.com
    (85) 8806-0859
    9142-7600
    Consultor de Bem-Estar

  40. JotaCapa Says:

    Tenho reparado que muitos pacientes com a Esteatose Hepática (Fígado Gordo) se queixam da falta de tratamento e também da falta de local para fazer exercício.
    Quanto aos medicamentos existem vários produtos tanto no mercado farmacêutico como na área de produtos naturais que podem efectivamente ajudar a resolver o problema. A «Silimarina» utilizada para o Coleterol bem como para a Cirrose Hepática podem ser uma boa arma para ajudar a combater o fígado gordo.
    Quanto ao exercício físico, no meu caso pessoal, faço exercício mas sem ir ao ginásio, já que vou tratando do quintal, mas existem outras formas de exercício tais como a «corrida e a marcha», se andar a péd durante uma hora, irá reparar que vai ter alguns benefícios.

    Um outro ponto que até agora ainda não consegui ver reportado neste site, trata-se das dores que se têm com as alterações no fígado. No meu caso pessoal, tenho dores reais e não fictícias no fígado, tento combate-las com alguns medicamentos receitados para o efeito, mas com muito poucos resultados, já que elas continuam a existir.

  41. Jorge Roriz Says:

    Prezado Jota
    O problema de saúde chamado de esteatose Hepática, normalmente é assintomático ( não manifestam sintomas). Porém algumas pessoas sentem “um peso” do lado direito do fígado, devido ao aumento do tamanho do fígado que comprime outros órgãos. Segundo os médicos, não sentimos dor no fígado.

  42. Aldrin Bastieri Says:

    este mês, descobri através da ultrasonografia que tenho esteatose grau 3, queria saber se fazendo dieta alimentar e caminhadas posso tomar cerveja? obg Aldrin

  43. Vânia Freits Says:

    Pra quem tem Esteatose Hepática a dica é se alimentar saudavelmente, com um dieta balanceada com frutas, verduras, comidas leves exercicios físicos e nada de alcool, pois mesmo realizando os procedimentos citados, a ingeção de alcool atrapalha a recuperação do fígado. Cautela é preciso.
    Dicas para um dieta saudável:
    1.Frutas, verduras e legumes. Além de serem pobres em gordura, contém bastantes fibras, que ajudam no controle glicêmico e podem diminuir a absorção de gorduras.
    2.Leites e derivados desnatados. A opção deve ser sempre a isenta de gordura. Optar apenas pelos queijos magros, como a ricota e cottage.
    3.Pães, massas e cereais. Optar sempre pelos integrais. Evitar massas do tipo croissant e podre que levam muita gordura na receita.
    4.Carnes. Escolher sempre as magras. Brancas, como peixes e aves sem pele e cortes magros de carne vermelha, como filé mignon, alcatra e contra filé.
    5.Grelhados, assados e cozidos. Usar sempre esses métodos de cocção para carnes, legumes, etc. As frituras devem ser excluídas da dieta.
    6.Sobremesa. Evite comer doces ricos em gordura (sonho, bombas, bolos com cobertura, etc.) e aqueles com alta concentração de carboidratos (goiabada, doce de leite, etc.). Abuse de saladas de frutas, das frutas ao forno, picolés, sorbets, gelatina, etc.
    7. Consultar o médico é preciso.

  44. arlene Says:

    TENHO ESTEATOSE GRAL 1 QUAL, O MELHOR TRATAMENTO . OBRIGADA AGURDO RESPOSTA POR EMAIL

  45. suzi caires Says:

    Por favor mande se possivel um cardapio variado de tudo que poço comer e tudo que eu não posso comer.
    Tenho esteatose Hepatica grau II.
    Mande por e- mail
    Desde já muito obrigado

  46. ROBERTO DOS SANTOS PINTO Says:

    Por favor mande se possivel um cardapio variado de tudo que poço comer e tudo que eu não posso comer.
    Tenho esteatose Hepatica grau II.
    Mande por e- mail
    Desde já muito obrigado

  47. Lucas Alves Says:

    Por favor mande se possivel um cardapio variado de tudo que poço comer e tudo que eu não posso comer.
    Tenho esteatose Hepatica grau II.
    Mande por e- mail
    Desde já muito obrigado

    tb quero essa lista pois descobrir que tenho esteatose hepatica grau 2. grato

  48. Fátima Ap. A. Amancio Says:

    Estou com gordura no fígado faz pouco tempo faço dietas e não consigo emagrecer apesar q não estou acima do peso. Gostaria por favor q me mandasse um cardapio variado de tudo que eu posso ou não comer pelo meu e-mail por favor agradeço desde já.

  49. JotaCapa Says:

    Tenho observado que se dão dicas, que se pedem conselhos, e que inclusivamente se pedem receitas para combater a Esteatose Hepática. Pois bem, não sou médico, sou um psicólogo que sofre desse mal.

    Por um lado, asneiras alimentares não as costumo fazer, medicamentos só os que o médico receita, a alimentação é a correcta, pelo menos é variada, se bem que detesto couves e alfaces, mas enfim, cada um tem os seus gostos.

    Os níveis de GGT estavam no ano passado a 108 após um síndrome gripal, e depois de ter tomado o antibiótico receitado «Amoxicilina+Ácido Clavulânico». Ora foi a partir dessas tomas, que os valores de GGT aumentaram e disparam por aí adiante, chegando este ano em Abril após ter tomado novamente esse antibiótico com valores na roda dos 308.

    Se no ano passado a ecografia não acusou nada, desta vez já acusou «ligeira esteatose hepática», com outros sintomas para além da dor por baixo da costela, língua branca, mau sabor na boca, nauseas e toda a panóplia que é comum o paciente desta doença queixar-se.

    É certo que em Novembro e Dezembro, bebi uns cálicezitos de whisky, pois que é na verdade a única bebida alcoolica que consigo tomar, sem ter dores de cabeça. Nem sequer a bejeca consigo beber, sem ficar logo com dores de cabeça. Cerveja só se for mesmo sem alcool, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas a respeito de tal bebida. Por isso, bebidas alcoolicas foram abolidas há bastantes anos.

    Ora, o mal foi realmente medicação, se bem que possam ter existido outros factores, mas o diagnóstico foi de Esteatose Hepática. O único medicamento que o médico me mandou tomar, foi Legalon, mas existem outros protectores do fígado, e se bem que o tratamento seja longo, tenho reduzido o dito GGT à média de 30 pontos por mês. Mas só mesmo o médico pode receitar e dizer qual o melhor medicamento para cada caso.

    Assim, cada caso é um caso, e só o médico assistente, poderá indicar qual a melhor forma de actuar, mesmo que não seja hepatologista, por vezes, não é necessário chegar ao hepatologista.

  50. Claudia Vieira Silva Says:

    Eu tenho Esteatose Hepatica grau III, alem disso tenho colesteral, alto,triguiseris, e presão alta, e obesidade, gostaria que voceis se pudesse, me ajudar ref.a fazer um cardapio para que possa usar desde o café da manhã até a janta pois não sei o que fazer.

  51. JotaCapa Says:

    Para a Claudia Vieira

    Muitos dos que sofrem do fígado gordo Esteatose Hepática, por vezes nem sequer são gordos, podemos ter inclusivé,, o dito Colesterol dentro dos parametros considerados normais, e o que nos pesa na realidade é o fígado.

    Quanto à obesidade, podemos dar alguns conselhos, os quais já foram referidos, nas outras respostas dos leitores. Porém, o melhor é consultar um nutricionista.

    Pedir cardápios não serve de muito, por uma razão, não sabemos o que ingere e a que horas ingere, e quando ingere (alimentos).

    Posso dar um conselho, que é a única coisa que realmente podemos fazer. Elimine gorduras como a Manteiga e queijo, use azeite de oliveira para temperar alimentos, reduza o sal que põe na comida, coma mais peixe que carne. Ponha de lado a Carne de Vaca, Carne de Porco e Javali, bem como a do Porco Preto. Incline-se mais para a carne de aves, frango, perú e pato.

    Coma fruta e vegetais, e durante os intervalos em que tiver fome e lhe apeteça petiscar, uma garrafa de água mineral não gaseificada de 0,33 cls dá muito jeito. Ponho de lado os bolos, principalmente os de creme com natas e ovos. Ande a pé, nem que seja no jardim público, faça exercício, no seu emprego, se trabalha num terceiro andar ou quarto andar prefira subir as escadas decida-se por subir esses 3 ou 4 patamares a pé.

    Além disso, a Tensão Arterial tem que ser controlada pelo seu médico. Se tiver tendência para problemas cardio-vasculares, estes também tem de ser corrigidos pelo seu médico, falo nomeadamente das bradicárdias e taquicardias.

  52. alan Says:

    tenho esteatose e queria saber quais os tratamentos, tenho 35 anos e não sinto dor nenhuma, mas tenho muita queimação e afta.

  53. JotaCapa Says:

    Esta resposta é mais para o Alan, mas pode servir para todo o pessoal.

    Em relação às aftas, estas podem ter várias causas, mas também depende muito onde ela está. Por outro lado, se a afta aparece acompanhada, por língua «branca», então é porque alguma coisa vai mal, e muitas vezes tem origem no fígado, ou noutros locais do tubo digestivo.

    Mas nestas coisas de Esteatose, eu cá confio no meu médico. Converse com ele a melhor forma de baixar a gordura no fígado. Se tem peso a mais, vai ter mesmo que perder algum peso, e seguir um regime alimentar. Como não nos revela se é gordo ou magro, se bebe umas cervejitas, é por vezes um pouco complicado dar qualquer conselho.

    Mas podemos dar umas dicas desde já.

    1º Corte com todas as bebidas que tenham alcóol.
    2º Um bocadinho de fome não faz mal nenhum a ninguém, isto é, pode parecer que tem uma necessidade imensa de comer, comigo resulta beber uma garrafa de água mineral sem gás.
    3º Só o seu médico pode medicar, peça medicação ao seu médico, mas por vezes nem sequer é preciso, basta seguir um regime alimentar um pouco diferente. Comer mais peixe que carne, mais legumes e mais fruta.
    4º Mantenha uma limpeza bucal, compre um raspador de língua e limpe a sua língua.
    5º Quando a afta aparece, pode usar os desinfectantes «bucais» em pastilhas ou em líquido. Pessoalmente prefiro o Tantum em pastilhas, e elas quando aparecem, costumam passar depressinha.

  54. Maria Elisabete J. Fofonca Says:

    Foi diagnosticado esteatose hepatica e gostaría de saber qual a dieta.

    Obrigada.

  55. JotaCapa Says:

    Olá

    Não existe uma dieta única, e também não existe um remédio único que possa ser usado para tratar a Esteatose hepática.

    O médico que a diagnosticou, provavelmente ter-lhe-á dado provavelmente algum medicamento, e como aqui neste meio de esclarecimento, não sabemos se sofre de peso a mais, ou de peso a menos, se é alta ou baixa, se, se, se…. é um tudo quanto complicado dizer o que fazer exactamente.

    Uma das coisas essenciais é reduzir o consumo das bebidas alcoolicas a «zero». Por outro convém reduzir as gorduras animais ingeridas tais como: banhas, manteigas e queijos.

    Para começar o GGT -Gama-Glutamil Transferase é o indicador que o nosso fígado está sofrendo, mas uma ecografia mostra se sim ou se não, claro que não basta o GGT ultrapassar os níveis normais, que vêem marcados nas análises que se faz.

    Posto isto, vai ter que ponderar se quando sente fome, há-de ingerir qualquer coisita, ou ingerir água mineral. Quer se queira quer não, ao longo do dia por vezes ingerimos o que não devemos.

    Convém não esquecer, o tratamento é longo, pois que não podemos reduzir de um dia para o outro a gordura no fígado, e vai ter que ter paciência, fazer de dois em dois meses análises para ver o GGT, e decidir se continua com o tipo de dieta que está a fazer, ou se a altera um pouquinho.

    O exercício físico é aconselhável, mas atenção a este exercício físico, pois que por vezes basta uma caminhada, para ter o devido benefício. Andar a pé, pode ser um dos melhores remédios.

    Mas o melhor é mesmo consultar seu clínico, para este a poder aconselhar de acordo com os seus próprios padrões de vida.

  56. maeia cristina arneiro Says:

    tenho uma pergunta
    tenho o baço e o figado almentado,e foi diagnosticado tambem hipertençao de veia porta
    so que isti nao me incomoda o que mais ra me incomodando é uma coceira no meu corpo que quando coço queima e doi muito,e isto nao esta sendo resolvido
    gostaria de saber se isto tem relaçao ao figado e ao baço?

  57. André Costa Says:

    Boas!!!!

    É assim, eu à uns tempos estive internado no Hospital, e ai fiz análises ao sangue, e uma ecografia…no exame ao sangue eu tinha forro a mais, e na ecografia o meu fígado estava grande..a médica lá mandou me vigiar isto de 33 em 3 meses!!!!!

    Agora eu voltei a fazer a ecografia, e o fígado continua grande!!!!!!!

    Pode ser alguma doença grave isso??????

    Será que é algum sintoma de esteatose hepática?????

    Até já me falaram em cancér do fígado…

    Eu só vou mostrar os exames a minha médica de família para a semana, mas eu gostava de saber a sua opinião Jorge Roriz!!!!

    Aguardo resposta

    Cumprimentos

  58. JotaCapa Says:

    Ter o fígado grande não significa que tenha Esteatose Hepática ou Cancer/Cancro no fígado. O Fígado pode estar dilatado por muitos razões e algumas delas podem ter que ver com a própria medicação que fez.

  59. RENE DE SOUZA BARROS Says:

    descobri que o medicamento pode altera ma funcionamento do figado tambem o chumbo derivado do petroleo como benseno e outros tetracabono pode altera não so no figado como gastrite destubio psicologico quem trabalha na area de periculosidade toma cuidado com sua saude tambem a comida cheia de agua toxico esta matando com cancer os legumes sem ter o cuidado das autoridades sanitaria para medir o teor do agente agressivo poluiçãodo ar

  60. RENE DE SOUZA BARROS Says:

    cuidado com seu figado refrigerante tambem pode provoca mal funcionamento do figado fica ligado

  61. André Costa Says:

    Eu já recebi o relatório deste último exame…
    À 3 meses o fígado tinha 16,5cm de diâmetro, e agora já tem 17!!!!!

    Eu vou a minha médica para a semana mostrar o relaório!!!!

    Mas acham que o fígado pode continuar a crescer?????

    que o está a fazer crescer????

    Quando é que ele vai parar de crescer!!!!

    Até onde é que ele pode crescer sem me trazer complicaçãoes????

  62. ANA GABRIELA Says:

    BOA TARDE PESSOAL, ESTOU SENTINDO DORES DO TIPO PONTADA NO FÍGADO HÁ MAIS OU MENOS UM ANO, COM PIORA DO QUADRO HÁ UM MES. AINDA NÃO FUI AO MÉDICO. ESTOU PREOCUPADA – PODE SER ESTEATOSE HEPÁTICA?

  63. Flordeliz Says:

    Boa noite!Hoje me surpreendi após o almoço com mal estar e um pouco de nausea parece virose como diz ,fui deitar mas não passou resolvir tomar um comprimido de xantinon eu ja tomo pela manhã em jejum 02comprimidos passado pelo medico,é uma situação complicada hoje foi pelo almoço outros dias é quando eu saio e chego mofina preciso dormir para passar o mal estar e passa!tenho 62anos de idade,sou hipertensa,depressiva,tenho glaucoma,e outras patologias,como insonia se não tomar remedio vejo amanhecer,gostaria de maiores informações sobre esta situação,desde já agradeço fico aguardando.

  64. adriana Says:

    meu pai tem cirose hepaticae acsite volumosa gostaria de sabr umtratamento para o caso dele;

  65. adriana Says:

    meu pai tem cirose hepaticae ascite volumosa gostaria de saber um tratamento para o caso dele;

  66. rogeria Says:

    Gostaria de pedir ajuda , acabei de descobrir que estou com gordura no fígado moderadamente.Se puder pesso que me ajude me enviando uma dieta do posso ou não comer.Por favor estou um pouco desesperada.O grau eu ainda não sei.

  67. ivanete faquineti Says:

    venho pedir ajuda estou nu estagio muito dificil a mais ou menos dois anos emeio sofrendo e sem saber exatamente o que esta acontecendo comigo estava muito bem de saude aos 39 anos decide engravidar novamente para poder fazer a laqueadura quando logo no inicio da gestacao comecei a ter dorse horriveis apartir dai ate nascer o bebe so foi sofrimento
    quando ganhei o bebe saudavel perfeito ja foi um presente de deus entao fiz a cesariana e laqueadura pensei agora e so alegria estava errada comecei ater dores horriveis e um inchaco surpreendentecom isso se passou 10 meses de ngustia e sofrimentos nao conseguia nem pegar meu bebe no colo e nem amamentalo
    tive complicacoes inflamatorisa na cirurgia ate que num exame descobruise que eu estava com um tumor seria um teratoma teria gerado junto com o bebe e infelizmente eu nao deu a sorte do medico descobrir na hora da cierurgia entao novamente em novembro de 2008 fui novamente operada sofri tudo denovo mas estava felis pensava agora vou sarar ,vou voltar a minha vida normal ,vou poder pegar meu bebe sem sentir dores
    mas infelizmente novamente estava enganada no inicio de 2009 mas precisamente na segunda semana de janeiro comecei a passar muito mal fui enternada quase morri achei que desta vez nao teria mais chances
    etava toda inchada o rosto todo manchado tudo que comia vomitava e mesmo assim nao emagrecia uma grama fora as dores que eram horriveis mesmo amando tanto minha familia implorava a deus que me desse o descansso nao aguentava mais tantas dores e todo aquele inchaco era um peso uma canseira so conseguia ficar ou deitada ou sentada
    ate que fui consultar com um gastro e descobri que estava com hepatite medicamentosa cronica teria que mudar a alimentacoa de imediato e para de tomor todo e qualque tipo de remedios ,teria que suportar as dores sem remedios estou ate hoje fazendo este trtamento melhorei um pouco perdi um pouco de peso mais nao consigo sarar aminha barriga esta muito inchada parece que vou ter outro bebe,os medicos so fala que preciso esperar que e assim mesmo ,mas digo nao aguento mais tenho colicas o tempo todo e muiras dores como nao posso tomar medicamentos vivo nesta luta sntindo tantas dores,por favor se for possivel se existir alguma cura ou trtamento alternativo que alguem ter conhecimento gostatria de tentar nao aguento mais tanas dores

  68. JotaCapa Says:

    Olá Ivanete

    O problema da NASH – Esteatose Hepática Não Alccolica é exactamente esse, dá dores, dá inchaço, inclusivé pode dar baralhação de pensamento, mas pouco ou nenhum medicamento se pode tomar, pois que tudo o que tomar passará pelo seu fígado e aí poder provocar mais mal que bem. No entanto, existem alguns medicamentos para a cirrose, que são produtos «naturais» se é que se pode assim chamar, já que eles são vendidos sobre prescrição médica, mas para isso, terá mesmo que consultar o seu gastro, pois que viver com dor é bastante horrível, e muito mais quando esta dor é «pontada» aguda.

  69. John977 Says:

    Very nice site! is it yours too

  70. John977 Says:

    Very nice site! is it yours too http://oieypxa.com/kyrxxk/4.html

  71. Fátima Coelho Says:

    Tenho hepatite C e no último exame ultrassom que fiz deu esteatose hepática…ainda não fui ao médico, gostaria de sugestão de uma dieta mais saudável, não como frituras e quase não como doces…mas não pratico nenhuma atividade física, tenho 1,68 e estou pesando 85kg.
    engordei 7kg este ano.

  72. elma velten cardoso Says:

    gostaria muito de saber uma dieta par estestose hepática grau ii pois a dois anos este mal me acomete

  73. junior salgadinho Says:

    fiz um exame admissional,e foi detectado que a transaminase glutamica
    piruvica deu101,20
    gama gt deu 588,20
    por estar desempregado estava bebendo todo dia, preciso de ajuda que me endiquen remedios,chas,algun que possa me ajudar

  74. Vera Maria Lessa Couto Macedo Says:

    Estou fazendo exames de rotina e descobri atraves do ultrasson que estou com gordura no figado.Porém um pouco preocupada pois estou fazendo estes exames devido estar com dores nos tornozelos e com isto caindo muito. Tenho 55 anos e alem do mais tambem tomo bastante agua e retenho e com isto no final do dia estou bastante inchada (pés). O que devo fazer pois estou tbem com excesso de peso. Gostaria que me orientasse qto a dieta.

  75. Roberto Says:

    Tenho osteatose hepatica grau 3, descobri agora tem cura? alguma medicação procurei um endocrinologista seria o medico correto para me ajudar, quem poder respo nder estas perguntas, por favor me ajude.

  76. Jorge Roriz Says:

    Hepatologista ( médico que trata do fígado) é o especialista indicado. Tem cura, porém o grau três é o que precisa de mais cuidado.

  77. John590 Says:

    Very nice site! is it yours too

  78. John590 Says:

    Very nice site! is it yours too http://yieapxo.com/qoqavv/4.html

  79. dalva santos Says:

    eu sou dalva, para voceis FELIZ NATAL, que o ano de 2010, seja melhor para todos nós, que descubra cura para esteatose hepatica, que é o noso caso, quando tiver cura mande e-mail

  80. Paulo Teixeira Says:

    Gostaria de saber se a esteatose hepática moderada é a de nível II. Pode-se curar e voltar a comer de tudo e mesmo beber moderadamente?
    Obrigado pelas informações.

  81. Jorge Roriz Says:

    Prezado Paulo Teixeira:
    Sim, a moderada é a de nível II. Não aconselho bebida alcoólica, mesmo de forma moderada.

  82. lilian cristina Says:

    quero saber que tipo de remedio tomar e o que devo fazer pra melhorar logo..
    hje peguei meus exames e descobri que estou c esteatose hepatica grau I e II ..
    que remedios devo tomar e o que fazer?
    desde já agradeço..

  83. Jorge Roriz Says:

    Lilian
    Somente seu médico deve indicar tratamento mais adequado

  84. Daianne Luna Says:

    Olá, sou Daianne tenho 23 anos e por conta de dores o meu médico solicitou que eu fizesse um exame uma ultrassonografia abdome total daí foi descoberto que tenho esteatose hepática moderada. Com isso estou muito preocupada gostaria de saber se tem cura e irei poder volta a comer de tudo e poder beber bebida alcoólica?

  85. Jorge Roriz Says:

    Daianne
    Não se preocupe. Tem cura sim. Não aconselho vc usar bebidas alcoólica. Seu médico deve orientar a dieta.

  86. Arthur Says:

    Há mais de um ano fiz o ultrasom que acusou Grau 1.
    Fiz dieta, perdi 12 kilos mas voltei a engordar.
    Gostaria de saber se alguém se curou desta doença?
    Estou com receio de fazer novamente o exame e ter evoluído pra Grau 2, com risco de cirrose. Não bebo.

  87. Jorge Roriz Says:

    Não tenha receio. Faça o exame. O risco de cirose ocorre após o grau 3. Faz muito bem em não beber. Muitas pessoas ficaram curadas, outras convivem com ela por muito tempo.

  88. REGINA Says:

    BANDO DE GORDOS, NÃO PRECISA DE ACADEMIA PARA EMAGRECER, UMA HORA DE CAMINHADA POR DIA É O SULFICIENTE PARA PERDER PELO MENOS 3 QUILOS POR MÊS, TEM QUE SER NO MINIMO UMA HORA, MAIS DE 3 A 4 LITROS DE AGUA, H2O APENAS POR DIA, FAÇA ISSO E SEJA HONESTO CONSIGO MESMO, ESSA RECEITA É PARA TODOS, POBRES OU ABASTADOS, SEJA DETERMINADO E CONFIE QUE VOCE CONSEGUE

  89. Jorge Roriz Says:

    Regina

    Existem pessoas magras que são portadoras de esteatose.

  90. JotaCapa Says:

    Isso é verdade, porém parece-me que certas Esteatoses Hepáticas que aparecem, terão que ver mais com outros órgãos que propriamente dito com o fígado.

  91. Lilian Says:

    O que posso ingerir para que seja amenizada e tratada minha patologia (Esteatose hepática)?

  92. leila mikhail Says:

    ESTOU COM GORDURA, NO FIGADO,COM MIOMA E TENHO QUE OPERAR ,O QUE DEVO FAZER EMAGRECER PRIMEIRO E DEPOIS FAZER NOVOS EXAMES PARA OPERAR.

  93. marcelo Says:

    boa noite , alguem pode me dizer qual o lado do figado (direito/ esquerdo)que agente sente esses incomodos abidominais , quando se tem gordura no figado.
    agradeço quem poder me tirar essa duvida.

  94. marcos Says:

    muito bom os comentários, tenho também esteatose, 2 para 3, foi retirada a minha vesicula e acredito que o melhor remedio é a dieta e sem alcool, pergunto a todos, quanto tempo mais ou menos leva um tratamento para chegar ao nivel aceitavel sem riscos.
    grato

  95. valpinio fabio Says:

    Para todas as pessoas com problemas de esteatose (ainda que haja tempo).
    Substitua a água que bebe,quando puder,por chá de dente de leão e não pare, verás o resultado.
    O dente de leão é uma planta medicinal, encontra-se facilmente em loja ou em casas que vende ervas, essenciais. É barato,por dez reais podes se compra 500grs e durar 1 a 2 meses
    Em forma de chá, tem cor amarelada e gosto de água. Use 3 a 4 colheres,das de sopa,para cada um litro de água.Não tome do chá do dia anterior,não serve.
    O dente de leão ajuda a curar mais de 120 tipos de doenças, principalmente do fígado.
    Já aconteceu comigo, curei-me. E como gosto de cerveja, vou voltar a tomá-lo.
    Curiosidade: O chá da folha da graviola ajuda ou até cura câncer.
    Dica: Estude matemática. Essa disciplina é a língua universal.
    Abraços ao grande amigo Jorge Roriz.

  96. valpinio fabio Says:

    DENTE-DE-LEÃO

    Nome científico: Taraxacum officinale

    Família: Asteraceae.

    Sinônimos botânicos: Leontodon taraxacum L., Taraxacum dens-leonis Desf., Taraxacum retroflexumLindb. F.

    Outros nomes populares: alface-de-cão, alface-de-côco, amargosa, amor-dos-homens, chicória-louca, chicória-silvestre, coroa-de-monge, dente-de-leão-dos-jardins, frango, leutodonte, quartilho, radite-bravo, relógio-dos-estudantes, salada-de-toupeira, soprão, taraxaco, taraxacum. Diente de leon (espanhol), dent de lion (francês), dandelion (inglês), tarassco comune e dente di leone (italiano).

    Constituintes químicos: ácido caféico, ácido cítrico, ácido dioxinâmico, ácido p-oxifenilacético, ácido tartárico, ácidos graxos, alcalóides, amerina, aminoácidos, apigenina, carboidratos, carotenóides, cobalto, cobre, colina, compostos nitrogenados, estigmasterol, ferro, fitosterol, flavonóides, fósforo, frutose, glicosídeo (taraxacosídeo), inulina, lactucopicrina, látex, levulina, luteolina, magnésio, matéria graxa, mucilagem, níquel, óleo essencial, pectina, potássio, pro-vitamina A, resina, sais de cálcio, saponinas, silicatos, sitosterol, soda, sódio, stigmasterol, taninos, taraxacina, taraxacosídeos, taraxasterol, taraxerol, vitaminas: A, B1, C, PP, D; xantofilas.

    Propriedades medicinais: alcalinizante, anódina, antianêmica, anticolesterol, antidiarréica, antiescorbútica, antiflogística, anti-hemorrágica, anti-hemorroidária, anti-hipertensiva, antiinflamatória, antilítica biliar, antioxidante, anti-reumática, antiúrica, antivirótica, aperiente, bactericida, carminativa, colagoga, colerética, depurativa, desobstruente das vísceras abdominais, diurética, digestiva, estimulante, expectorante, febrífuga, fortificante dos nervos, galactagoga, hepática, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica, laxante suave, nutritivas, problemas do fígado, sudorífica, tônica.

    Indicações: ácido úrico; acidose, acnes, afecções biliares, afecções hepáticas, afecções ósseas, afecções renais, afecções vesicais, aliviar escamações da pele, aliviar irritações da pele, aliviar vermelhidões na pele, anemias; arteriosclerose, astenia, baixa produção de leite por lactantes, cálculos biliares; câncer, cárie dentária, celulite, cirrose, cistiti, colecistite (inflamação da vesícula biliar); colesterol, constipações, depurativo para todo o organismo, dermatoses, desordens hepatobiliares, desordens reumáticas, diabetes, diluir gorduras do organismo, distúrbios menstruais; diurético, doenças de pele, doenças ósseas, eczemas, edemas; escarros hemoptóicos, espasmos das vias biliares, esplenite (inflamação do baço); excesso de colesterol, falta de apetite, fígado, fraqueza; gota, hepatite; hidropisia; hiperacidez do organismo, hipoacidez gástrica, icterícia, impurezas no sangue, insuficiência hepática; litíase biliar, manchas na pele, nefrite, obesidade, obstipação, oligúria, palidez; paludismo, pele, piorréia, prevenção de derrames, previnir a gota, previnir artritismo, previnir cálculos renais, previnir cárie dentária, previnir doenças das gengivas, previnir reumatismo, prisão de ventre, problema hepáticos, problemas digestivos, radicais livres, renovar e fortalecer o sangue, reumatismo; rugas, sardas, tonificar o sistema sexual, varizes, verrugas, vesícula.

    Parte utilizada: rizoma, folhas, inflorescência, sementes.

    Contra-indicações/cuidados: não usar na gravidez. É contra indicado em casos de pessoas com sensibilidade gastrintestinal, acidez estomacal, com obstrução no duto biliar; no caso de cálculos renais, usar a planta apenas sob a supervisão de um médico.
    Podem ocorrer náuseas, vômitos, diarréia, pirose, reações alérgicas.
    O látex da planta fresca pode produzir dermatite de contato.
    Em uso interno, pode causar moléstias gástricas, como hiperacidez. Para evitar associar o malvavisco ou outra planta mucilaginosa.
    O uso de diuréticos en presença de hipertensão ou cardiopatia, só sob prescrição médico, dada a possibilidade de ocorrer descompensação tensional ou eliminação de potássio excessiva com potencialização dos efeitos dos cardiotônicos (no caso do dente-de-leão o risco é menor por ser ele rico em potássio).

    Modo de usar: infusão, decocção, vinho.
    Folhas:
    - suco: bater no liqüidificador 4 folhas, 1 copo d’água e gotas de limão. Tomar 2 a 3 colheradas do suco ao dia.
    - secas: 4 a 10 g três vezes ao dia ou por infusão.
    - infusão: 10 g de folhas por litro de água, como tônico e depurativo, 3 xícaras de chá por dia.
    - sumo das folhas: cálculos renais e fígado.
    Uso externo: vitiligo.
    - folhas novas são usadas em saladas; as folhas velhas, refogadas e comidas como verdura;
    Flores:
    - fritas.
    - em saladas, maioneses e geléias;
    Sementes:
    - torradas e moídas, podem ser usadas como “café de chicória”.
    Rizomas:
    - comidas cruas ou cozidas, cortadas em fatias.
    - deixar macerar por 1 dia 1 colher das de chá de raízes secas em 1 xícara das de chá de água. Tomar ½ xícara antes das refeições: desintoxicante hepático e depurativo;
    - 2 a 3 colheres de chá das raízes secas em 250 ml de água. Ferver 10 a 15 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.
    - 1 colher de chá de raízes secas em ½ copo de vinho tinto seco. Deixar macerar 10 dias. Tomar 1 cálice antes das refeições: aperiente;
    - raiz pulverizada: 1 g por dose, 4 g por dia.
    - extrato fluido: 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.
    - macerar 1 colher-de-chá de raízes picadas em uma xícara de água, durante uma noite. Ferver no dia seguinte por cerca de 1 minuto. Tampar e deixar esfriar. Coar e tomar meia xícara em jejum e a outra metade após o café da manhã do mesmo dia: depurativo e desintoxicante;
    - tintura (1:5): 5 a 10 ml em 25% etanol, 3 vezes ao dia.
    Raízes e folhas:
    - 2 colheres-de-sopa de raízes e folhas picadas, em 1 litro de água. Ferver por 3 minutos, tampar até esfriar. Coar, tomar durante o dia, dividido em várias doses: diurética.
    - tintura mãe: 50 gotas, 3 vezes ao dia.
    Raízes, flores e folhas novas podem ser consumidas cruas em saladas como estimulante da digestão.
    Planta toda seca pulverizada: 1 g por dose, 3 a 4 vezes ao dia.
    Abraços a todos.

  97. clarissa teixeira Says:

    Pessoal, tentem comer bem, fazer algum exercício e não se estressar, pois o stresse é a pior causa para aumento de doenças e niveis no sangue. Minha quantitade de carga viral de hepatite c baixou de 300 milhões para 50 mil em um ano, porque deixei de fazer tudo o que me estressava, e também estou me alimentando bem e caminho muito. Quanto mais se preocuparem pior é. Eu sempre tento não pensar muito na doença. Por favor, tentem viver bem, com qualidade. Boa sorte

  98. Daianne Luna Says:

    Olá Jorge Roriz, estou grata pela informação.

  99. Márcia Says:

    O uso de medicamento controlado, a exemplo da oxicarbamazepima, pode gerar um mau funcionamento do fígado, e ficar com aumento de gordura? a pessoa que tem, pode apresentar vômito e tontura?

  100. Luciano Almeida Says:

    Tenho esteatose I o que fazer para normalizar?

  101. DINAH Says:

    Ha 6 anos faço tratamento contra um câncer (felizmente controlado) mas ainda uso doce forte de morfina,e ha 3 anos venho fazendo exames de rotina por ter acusado em uma tomografia abdominal manchas nodulares em meu fígado, neste último foi diagnosticado Esteatose hepática III, sou hipertensa, vítima de AVC, sofro muito com costipação crônica. Gostaria de saber se a morfina pode ser a causa da Esteatose e da costipação, (não sou obesa) o que posso fazer para melhorar a função do intestino?

  102. adriana Says:

    Bom dia!!Gostaria de uma ajuda.Eu a um bom tempo tenho demais refluxo sendo que agora já vomito intenso de quase tudo que como, passa uma meia hora ja começo da ansia.Para dormir não posso comer nada antes se nao volta durmo com uma sacola do lado da cama.sinto fortes dores abdominais de a barriga ficar enorme.Fui ao medico ele pediu endoscopia e ultrassom.Fiz o ultrassom ontem e o medico so disse esteatose hepatica moderada, falta a endoscopia.Lia algumas coisas a respeito.Não bebo, não fumo, não sou obesa, tenho 1,62 e peso 59kg e não sou diabetica.Sinto muito cansaço e desanimo , sono e ate as vezes perco o sono.Alguem podeira me orientar e explicar um pouco ate o medico me explicar ao certo.obrigada
    Adriana

  103. adriana Says:

    Bom dia outro detalhe que esqueci da falar sou jovem tenho 27 anos e não tenho filhos.

  104. Jorge Roriz Says:

    Adriana
    Voce parece ter os sintomas de esteatose moderada. ( não posso falar com precisão por não ser médico). A esteatose normalmente não tem sintomas. Sua esteatose é não álcoolica. A cura consiste em cortar gordura na dieta ( frituras, derivados de leite ( queijos, manteiga), andar e emagrecer. Não se preocupe tem cura. QUanto aos vomitos somente o exame vai identificar.Vc pode ter além da esteatose, problemas no estõmago ( gastrite) ou algo no intestino. São apenas hipóteses. Somente os médicos pode dizer. ( vc pode ver o diagnóstico com mais de um médico).. Fique tranquila que vc vai ficar boa. Para isso é preciso cumprir as determinações médicas e um regime rigoroso.

  105. Berenice Says:

    Olá! apresentei os sintomas e foi fazer um ultra som, estou com esteatose e esplenomegalia no figado. Gostaria de saber se vcs conhecem médico especialista em figado em Curitiba. Tenho medo pois perdi uma irmã com câncer no figado e pancreas a 8 anos. Um abraço e aguardo.

    Obs: se possivel me enviar resposta por email.

    Grata
    Berenice

  106. Eduardo Says:

    Em 2006 eu diagnostiquei esteatose hepática moderada……..a maioria dos médicos parecia não saber o que eu tinha, fiz uma biopsia hepática e constatou-se o que o ultrassom já havia acusado: Gordura no Fígado.Encontrei um gastro que investigou a fundo( me mandou ao endocrinologista pra ver se tinha síndrome metabólica e também me recomendou ir ao reumatologista pra saber se eu tinha alguma doença auto-imune).Depois de verificar que se tratava somente de esteatose hepática não alcóolica ele recomendou que eu reduzisse o peso( fazendo exercícios aeróbicos) e tomasse vitamina E e um medicamento chamado Silimalon( só use se o seu médico indicar) que segundo ele ajudariam a proteger o fígado.Emagreci 10 kg, os exames TGP/TGO voltaram ao normal, assim como as dores abdominais desapareceram completamente. O negócio é não deixar agravar, é importante reduzir peso e se alimentar com bastante frutas frescas e fibras.É muito importante ser acompanhado de um bom médico.

  107. Marcelo Says:

    Berenice, conf. sua solicitação, segue 2 clinicas que tem hepatologista (especialista em fígado)

    Nome: INCORPORE CLINICA E DIAGNOSTICO
    Endereço: R CANDIDO HARTMANN, 510 CHAMPAGNAT
    Telefone: (41) 33352624
    Site: http://www.incorporecentromedico.com.br

    Nome: CLINICA SUGISAWA
    Endereço: AV IGUACU, 1236 REBOUÇAS
    Telefone: (41) 32596500

  108. Marcelo Says:

    Berenice, conf. sua solicitação, segue 2 clinicas que tem hepatologista (especialista em fígado) em Curitiba

    Nome: INCORPORE CLINICA E DIAGNOSTICO
    Endereço: R CANDIDO HARTMANN, 510 CHAMPAGNAT
    Telefone: (41) 33352624
    Site: http://www.incorporecentromedico.com.br

    Nome: CLINICA SUGISAWA
    Endereço: AV IGUACU, 1236 REBOUÇAS
    Telefone: (41) 32596500

  109. silvana Says:

    Tenho 53 anos, 111kg e 1,59cm
    Em fins dos anos 90 1 exame acusou esteatose e durante 2 meses tomei remédio manipulado. Na época pesava 90kg
    Não me preocupei mais, só que esse excesso de peso cumulativo o cansaço ao tomar banho, tomar torlós H para a pressão alta me fez refletir
    Tenho medo de caminhar e estourar o joelho pelo excesso de peso e por casos confirmados mas 3 vezes por semana faço hidroginástica
    Não como verduras e legumes, nunca comi feijão, gema de ovo, comida de sal com caldo ou misturada ( sopa, molho de tomate, feijoada, galinhada, ..) maionese, gordura, iogurte, cheiro verde,alho e cebola.
    Café da manhã e jantar pão, adoro doce, macarrão sem molho
    Meus exames estão ótimos – triglicéride, colesterol, glicemia, sangue
    Se possível gostaria de um retorno via email
    Obrigada
    Silvana

  110. silvana Says:

    Complementando
    Nunca bebi ( só em caldas e doces ) e nunca fumei

  111. Dirce Says:

    Além de uma boa nutrição é preciso fazer atividade física; se está fora de peso tem que emagrecer, que é eliminar a gordura e não a massa muscular. Tem que melhorar hábitos alimentares.Conheço médica muito boa que realmente pode ajudar nesta fase de esteatose.Posso te ajudar na nutrição.

  112. José Roberto S. Bispo Says:

    Ola …. Td bem ?

    Gostaria de saber qual alimentação idel que posso usufruir no dia a dia … para eliminar a gordura do figado ?
    Tomo uma cervejinha moderado nos finais de semana … isso atrapalha ?

    Abraços

  113. Jorge Roriz Says:

    Qualquer bebida alcoólica mesmo em pequenas doses, prejudica o fígado com esteatose. Para eliminar a gordura do fíígado o “segredo” é cortar a gordura da alimentação, fazer caminhada e emagrecer. Como a doença é muitas vezea assíntomática ( não possui sintoma ou incomoda poucos) , as pessoas continuam com seus velhos hábitos alimentares. E isso faz o fígado passar da esteatose moderada (nível inicial) para a moderada ( nível II). Posteriormente nível III , o que pode chegar a Cirose ( não tem cura) e necessita de transplante ou câncer.
    Muitas pessoas ficam com medo de fazer o exame ( ultrasonografia do abdome total) para não saber o resultado.
    O certo é fazer o exame para saber se o problema está regredindo ou avançando e ter o acompanhamento de um médico especializado ( Hepatologista).

  114. Jose Aparecido dos santos Says:

    Fiquei admirado com tantas informaçoes com referencia ao figado e em expecial a gordura no figado, aprendi muito, fiquei assustado, Eu fui surpenendido com gordura no figado, qual as frutas ideais, nao como verdura nenhuma, nunca meu estomago aceitou. Tive exaqueca muitos anos , mas sarou a vinte anos , nada tenho, qual a comida ideal e qual peso medio de alimentos diarios , quais os liquidos que devemos tomar , e quais os sintomas que a gordura no figado apresenta, e em especial em situaçao grave

  115. carlos Says:

    gostaria de saber sobre uma mensegem sobre hepatice c eu tenho e parece que descobriram a cura

  116. Marcus Says:

    Em 2008 decobri que tenho esteatose grau II. Fiz laparoscopia da vesicula biliar e estou sentindo algumas dores abaixo das costelas no lado direito. Minha alimentação e cotidiana com feijão, carnes, arroz, macarrão e etc. tenho medo de ter cirrose ou cancer no figado uma vez que não tive tratamento deste mal. Tambem tenho gastrite. como descobrir se tenho algo mais grave, uma vez que so sinto dor mesmo, os demais sintomas eu não tenho.

  117. SANDRA Says:

    A REGINA NOS CHAMOU DE BANDO DE GORDOS, SÓ QUE TENHO ESTEATOSE GRAU 3 E SOU MAGRA. PARECE QUE FALTOU INFORMAÇÃO P/ ELA PESSOAL!!!

  118. Jorge Oliveira Says:

    Ola gostaria de saber a porcentagem do exame que é feito no figado quando tem gordura (esteatose) grau 1, 2 e 3 pois meu exame deu 1,10 o primeiro ja o outro deu 1,55, qual a porcentagem que começa a ficar mais perigoso, quem souber e poder me ajudar eu agradeço isso vai me aliviar a aflição.

  119. Jorge Roriz Says:

    Jorge Oliveira
    Não existe motivos para ficar aflito. Se você fizer caminhadas e o regime, ficará curado. Mostre o resultado do exame para seu médico e ele vai explicar melhor. O exame ( ultrasonografia do abdome total), sempre informa se o grau é: leve ( grau 01)
    moderado ( grau 02)
    Ou o avançado ( grau 03)
    Em todos os níveis (antes de se ter cirose) existem grandes possibilidade de cura se for feita a dieta, os exércícios, e o uso da medicação receitada por um médico. Após a cirose, somente com um transplante. Deixo claro que essa é uma opinião pessoal. Não sou médico.

  120. Lenice Says:

    Adorei encontrar este site. Li todos os comentários. Muitas dúvidas foram esclarecidas.
    Gostei e anotei diversas informações sobre alimentação, exercícios, o que evitar (álcool, estresse).
    Não sei em qual nível de esteatose que estou. Descobri após um estresse terrível (assassinato de minha irmã e consequências terríveis). Mas estou lutando e tenho certeza que conseguirei vencer este mal.
    Já comecei uma reeducação alimentar para eliminar os 10 kg que adquiri na época do problema. Estou fazendo acompanhamento psicológico também para eliminar o estresse. Devo começar na próxima semana um trabalho de hidroginástica, que foi recomendada pelo médico.
    Estou tratando com cardo mariano (homeopatia).
    Moro em Pouso Alegre/MG e aqui, ou na região, não conheço nenhum hepatologista. O que é lamentável.
    Obrigada por esta porta aberta.

  121. Lenice Says:

    Adorei encontrar este site. Li todos os comentários. Muitas dúvidas foram esclarecidas.
    Gostei e anotei diversas informações sobre alimentação, exercícios, o que evitar (álcool, estresse).
    Não sei em qual nível de esteatose que estou. Descobri após um estresse terrível (assassinato de minha irmã e consequências terríveis). Mas estou lutando e tenho certeza que conseguirei vencer este mal.
    Já comecei uma reeducação alimentar para eliminar os 10 kg que adquiri na época do problema. Estou fazendo acompanhamento psicológico também para eliminar o estresse. Devo começar na próxima semana um trabalho de hidroginástica, que foi recomendada pelo médico.
    Estou tratando com cardo mariano (homeopatia).
    Moro em Pouso Alegre/MG e aqui, ou na região, não conheço nenhum hepatologista. O que é lamentável.
    Se possível, gostaria de um esclarecimento. Sei que feijão contem muito ferro e ferro prejudica o funcionamento do fígado com hepatite. É prejudicial também para esteatose?
    Obrigada por esta porta aberta.

  122. lourdes Says:

    CARO AMIGO JORGE FIQUEI MUITO GRATA COM SUAS RESPOSTA ESPLICATIVA, SERVIRAO PARA MIM. POIS FIQUEI RUIM ESSES DIA PENSEI QUE IA MORRER AI MEU MEDICO DESCUBRIU QUE ESTAVA COM ESSE PROBLEMA JA RESOLVEU COM O MEDICAMENTO DIGAMOS 50/ DO PROBLEMA AGORA PRESCISO FAZER CAMINHADA . MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES SEI QUE NAO E MEDICO COMO VC FALA MAS ESCLARECE MUITO BEM AS COISAS..

  123. Jorge Roriz Says:

    Prezada Lourdes
    Fico feliz que este site seja útil. Esta e a missão de um jornalista: divulgar informações que sejam de utlilidade pública. Esclareço para TODOS que a esteatose só mata se a pessoa não fizer o tratamento adequado. Não existe motivos para desesperos. Períodicamente devemos repetir o exame (ultrasonografia total do abdome) para saber a evolução ou regressão do problema

  124. sergio maia Says:

    Soube dia 06,sábado passado ser portador de esteatose hepática leve. O resultado veio através de uma Ultra-Sonografia de abdome total. Foi um impacto. Há anos ando com desânimo, canseira, dores abdominais, cólicas com diarréias, diarréias involuntárias causando constrangimento público. Tinha feito uma cirurgia de Hérnia de Hiato e imaginei que os problemas seriam solucinados. Nada. Imaginei estar depressivo. o Terapeuta me mandou para médico de Transtorno do Sono. Engordei demais em 10 anos: estou com 119 kilos com 1.72 de altura. Pernas inchadas, varizes. Cai e quebrei um braço. Impotência. Agora com a doença batizada com um nome espero ter o tratamento correto e paz na minha vida.

  125. Rosineia Says:

    Gostaria de salientar a respeito da colega Regina, que não foi feliz em suas colocações, pois a mesma ofendeu os obesos, quando este espaço serve para orientação e não para crítica, quanto aos internautas, estarei orando para que o Senhor lhes de saúde, e repreenda esta enfermidade do mal
    abçs!!!!!

  126. Profº Valderi Idalino Says:

    A pouco dias, menos de uma semana, descobri que tenho esteatose não alcoolica. Como ainda não há tratamento clínico posivelmente eficaz, o mais correto é combater as causa e fatores da doença, o estresse e a gordura abdominal principalmente, entre outros. NÃO SE ESQUEÇAM QUE O SENHHOR JESUS CRISTO É O MÉDICO DOS MÉDICOS. E que esse Jesus, negligenciado pelo mundo, está voltando.
    um abraço a todos e a todas.
    NÃO SE PREOCUPEM, TODOS VOCES E INCLUSIVE EU FICAREMOS CURADOS.

  127. patricia Says:

    olá descobrir onten que tem esteaose estou sentindo muita dor no abdome ,conserteza professor nos todos seremos cura porque o senhor jesus é os medicos dos medicos eu creio na minha cura e sei quem crer na palavras do senhor tb sera curado amém confiam no senhor so ele pode nos curar…O SENHOR JESUS É O SENHOR DOS EXERCITOS.

  128. ednaia Says:

    Hoje recebi o resultado que estou c esteatose hepatica, fiquei muito triste. Já chorei bastante desabafei, tenho muito medo desta doença.

  129. Cleirton Says:

    Alguns remédios naturais q estou tomando e está surtindo efeito: chá de tayuiá ou como dizem alguns tajujá, chá de alcachofra e tbm estou tomando extrato natural a frio de girassol, esse tem ômega 3, 6 e 9 e pesquisas dizem q elimina gordura, vamos ver ao final do tratamento então, q é de + ou – 6 a 7 meses.

    Francisco Beltrão Pr, 27/02/2010

  130. Cleirton Says:

    Alguns remédios naturais q estou tomando e está surtindo efeito: chá de raiz do tayuiá ou como dizem alguns tajujá, chá de alcachofra e tbm estou tomando extrato natural a frio de girassol, esse tem ômega 3, 6 e 9 e pesquisas dizem q elimina gordura, vamos ver ao final do tratamento então, q é de + ou – 6 a 7 meses. (CORRIGIDO ERRO)

    Francisco Beltrão Pr, 27/02/2010

  131. naelia Says:

    olá descobrir que estou com esteatose hepática grau1 tenho fortes dores abdominais e muita fadiga e uma sensação horrvel,queria saber se existe um remedio que cura esta doença,pois o medico não me receitou nenhum remedio mais tenho muitas dores,so me recitou fazer dieta e diminuir o consumo de gorduras preciso de uma receita especifica tenho 24 anos e essa doença me incomoda muito quem tiver alguma receita de remedios ou dieta me passe agadeço desde já.

  132. naelia Says:

    o meu email e naelia24@hotmail.com tudo sobre esteatose hepatica me mande ?

  133. ines sebastiana cesario luiz Says:

    sou ines fiz um ultrasom e deu esteatose epatica não bebo não fumo e não gosto de gordura,sinto muito enjoo desconforto abdominal e sinto que meu abdomen esta crecendo.qual sera a causa?medicamentos?tomo ritmonorn,abloc,diasepam,torlos o que faço?pode mandar resposta por e-mail por favor obrigado ines.

  134. Edna Says:

    ESSA MATERIA É MUITO BOA POIS ME ESCLARECEU MUITO, ESTOU COM ESTEATOSE II, E ESTOU CHATEADA COMIGO MESMA PQ NAO CONSIGO PARAR DE COMER , TENHO 1,57 e PESO 70 KGS QUERIA SABER SE POSSO ENGRAVIDAR SE ESTIVER COM ESSE TIPO DE PROBLEMA !
    OBRIGADA A TODOS . ME RESPONDAM POR FAVOR

  135. NEWTON Says:

    hesteatose hepática
    evitar ao máximo de ingerir gorduras

  136. ivan Says:

    cerveja sem alcool e prejudicial a esteatose?

  137. Jorge Roriz Says:

    Ivan
    Cerveja sem alcool não é prejudicial aos portadores de esteatose ( desde que realmente não tenha alcool). Algumas cervejas possuem menos alcool do que as tradicionais, porém possuem alcool.

  138. rosilda Says:

    tenho esteatose hepatica gostaria de saber sobre o tratamento….qual medico ki quida dessa doenç

  139. Luís César Says:

    Gostei do site, principalmente no diz respeito a informações sobre herboterapia.

  140. neto Says:

    meu exame de gama gt deu 178 ja e grave a situaçao do meu figado
    posso beber cerveja sem alcool?

  141. Jorge Roriz Says:

    Neto
    Não sei responder. Procure seu médico. O exame para verificar se vc possui esteatose é a “ultrasonografia do abdome total”.

  142. Emerson Says:

    Tenho alteração no GAMA GT a alguns anos, e de toda pesquisa e medicos que eu estive a unica forma de baixar as enzima são :
    Exercicio fisico (para reduzir peso, aumentar a resistencia fisica, com isso, ajudar a baixar o triguiserides e o colesterol e aumentar o colesterol bom)
    Redução de peso ao longo prazo (a curto prazo so diminui a gordura esterna, da barriga),
    Cortar as carne gorda, o exexso de acucar e diminuir o “”sal(ajuda a diminuir o inchaso)””
    Antiflamatório e antibiotico forte, ajundam a elevar as enzima G.GT
    Alcool em qualquer quantidade eleva as enzima G.GT, e aumenta a barriga
    Ate hoje não descobri nenhum remedio que posa ajudar, sem prejudicar alguma alguma outra coisa, e complicado, eu faso regime, parei de beber alcool em geral e faso exercicio pouco mas faso e não espero milagre, espero conseguir levar controlado até a medicina achar em definitivo um remedio para curar esta doença. PROCURE O SEU MEDICO E FASA EXAME REGULARMENTE P/ AJUDAR O CONTRLE E SABER DAS NOVAS DESCOBERTAS DA MEDICINA.

  143. Emerson Says:

    O gama gt p/homen e de + – 54 acima diso de procurar um especialista ( hepatologista)

  144. DANIEL DA SILVA MORAIS Says:

    boa noite, minha mae sofre de dor no estomago, ja fez varios exame e ainda nao teve uma resposta concreta para saber o que é na verdade, ela apresentou gordura no figado tambem, quero saber se com esse medicamento natural se ela tomar, ela pode voltar a ter uma saude saudavel. por favor ajude-me a fazer algo pra minha.
    eu nao quero perder ela agora.

    Daniel Morais

  145. julieta Licumbi Says:

    No intervalo de uma das minhas aulas minha aluna pediu agua. Peguei um copo e dei para a menina . Me arrepiei só de vê-la beber a àgua com tanto gosto. Eu bebo àgua porque é preciso mas acho a àgua um pouco amarga. A menina disse: teacher isso é sintoma de quem tem problemas no fìgado .
    Mês passado vomitei muito e sinto uma dor do lado direito que os médicos não sabem explicar. Vou marcar uma consulta com meu médico. Só por curiosidade, pode ser problema no fígado? Deus abençoe todos vcs.

  146. Cynthia Says:

    Olá, gostaria que a resposta fosse-me enviada para meu email, se possivel.
    Tbm tenho esteatose grau 2. Li todas as perguntas e dúvidas de outros leitores. Muitas coisas que eu gostaria de saber mas que já perguntaram. Porém, além da esteatose, estou com a ferritina elevadissíma. Minhas mãos enchem de bolhas, tipo calos e estouram. O nivel de açucar está um pouco alto. Meu retorno ao médico é ainda dia 05 de abril mas estou muito anciosa. Observei que quando sinto raiva, estouram as minhas mãos. Ando uma pilha ultimamente! Qdo as bolhas estouram, ferem e demoram a cicatrizar. Será que isso tem alguma relação (ou é reação) do figado. Certa vez um dermatologista muito bom da minha cidade, disse-me que todo meu estresse afetava o figado e arrebentava na pele. Vc já soube de algum caso que afeta a pele?
    Aguardo resposta e agradeço desde já.

    Cynthia Chaves.

  147. Fatima Aparecida Says:

    Tenho figado gorduroso faço dietas e controlo na gordura mudei totalmente minha alimentação e esses dias sentir muita dor no abdomen e tive muita diarréia quero saber se isso é um agravamento da minha situação. Por favor me mande uma resposta estou um pouco apavorada. Se possível me mande alguma dieta para poder diminuir esse mal estar. Desde já agradeço.

  148. rita brasilia Says:

    Gostei muito dos comentarios sobre esteatose ,estou me tratando com dietas e exercicios ja me sinto melhor obrigado rita

  149. Rosemeire Says:

    Com certeza, de grande valia, a reportagem e os comentários, a ajuda de cada um ajuda bastante. Eu descobri este final de semana que estou com esteatose hepática, e ja entrei na dieta bebia muito, e talvez isto ocasionol o problema, mas o que eu tenho a dizer e que comendo frutas e bastante verduras ja estou me sentindo melhor. para quem tem condições o cogumelo do sol, e otimo. Mas faça todo dia de manha meio pepino com meio limão bate no liquidificador, coe, e tome por no minimo tres meses, com certeza elimina pois a chefe da minha irmã se curou e espero que eu me cure tambem, pois eu quem dei a resceita a ela boa sorte a todos . obrigada.

  150. Rosemeire Says:

    otimos depoimentos faça na parte da manha meio pepino e meio limão bata no liquidificador coe e tome todos os dias no,minimo tres meses, quem tiver condiçoes compre cogumelo do sol oobrigada

  151. julieta Licumbi Says:

    Jorge, pode memandar a resposta via e-mail? Grata pela disposição.

  152. Filomena Says:

    Gostaria de receber toda a v/informação sobre esteatose hepática.

  153. ALEXANDRE JORGE Says:

    EU TRABALHO COM INSETICIDA PELO MINISTERIO DA SAUDE (FUNASA);ESTOU COM ESSE PLOBREMA DE ESTEATOSE HEPATICA QUERIA SABER SE PODE SER PROVINIENTE DO INSETICIDA ESSE PLOBREMA;POR FAVOR ME RESPONDAR VIA EMAIL

  154. Jorge Roriz Says:

    Alexandre
    Inceticida não causa esteatose hepática. Causa outros problemas. Respondi no site para que outras pessoas possam também tirar a dúvida.

  155. Jorge Roriz Says:

    Cara Filomena
    Todas as informações que sei sobre o assunto, estão no próprio site

  156. Guilherme Morada Says:

    Tenho esteatose moderada grau II, era obeso, perdi 74 Kg, através de uma cirurgia bariátrica. Essa cirurgia foi efetuada a 4 anos, no entanto durante os ultimos dois anos, abusei um pouco na bebida destilada. Gostaria de saber se no meu caso já é uma cirrose hepática, e se for se tem cura. Se algum dia poderei fazer uso do alcool moderadamente como uma pessoa normal. Cabe ressaltar que já estou a dois meses sem usar alcool, coisa essa que não me faz falta.

  157. maria amelia Says:

    tenho esteatose a l0 anos.
    ultimamente estou sentindo dores do lado direito.
    Consultei o medico,fiz varios exames das ensimas, cea, cal9-9, ultrassom
    os exames de laboratorio estavam dentro da normalidade.
    O ultrassom o meu figado esta aumentado, sugerindo esteatose hepatica.
    Gostaria de saber se alem da dieta e exercicio fisico existe algum

    medicamento para ajudar.grata.

  158. Jorge Roriz Says:

    Maria Almeida
    Não sou médido e não prescrevo medicamentos; Existem dois remédios usados para amenizar ou curar o problema.Porém, antes de usar é preciso consultar um médico. Cada caso é um caso.Os remédios mais conhecidos são: Silimalon e Metadoxil

  159. sandra mara Says:

    eu tenho boca amarga um liquido que me vem na boca tenho retençao de liqui do qndo sinto que meu figado esta atacado eporque sinto muita dor de cabeça ,uma pessoa que faz aculputura me falou que as dores que sinto nos bracose porque omeu figado endurece qndo como alguma coisa que me faz mal eu sinto dores e ,eu ja notei e so comer algum alimento que me faz mal começo a ter dores o que devo fazer toda as vezes que falo com o medico ele me diz e a fibriomialgia me mande resposta sandra

  160. Geraldo B Miranda Says:

    Para esteatose:
    2 colheres de quina em pó em uma garrafa de água de 2 litros.
    Faça duas garrafas
    Quando ficar com sede, beba essa coisa. É amarga. e só deve ser tomada por 15 dias, se não afina muito o sangue
    Faça um exame antes de começar a tomar e faça outro depois de terminado e veja o magniifico resultado.

  161. lourdes neves Says:

    Gostei muito desta materia.É fiquei mais tranquila, apesar de ser grave, com a dieta e tranquilidade e fé em DEUS.Vamos ficar curada. Temos que
    ter força de vontade, e acreditar que somos ocupados, por não fazer uma dieta balanceada, e uma reeducação alimentar. Pois já melhorei muito com alimentação balanceada.Não é fácil,mas estou conseguindo, já eliminei 3 kg, com 15 dias de dieta. E não sinto mais dores abdominais fortes. abraços a todos

  162. Maria Luisa Says:

    Socorrooo me ajudeeeee!!!
    Tenho esteatose, sinto dor dolado direito debaixo das costelass
    É muito ruim,fico muito irritada
    Gostaria de saber um especialista que cuida bem disso, qual é esse especialistaa??
    Não aguento maissss to sofrendo muitooooo!!
    Me socorree por favorrrrrrr!!!
    Bjo

  163. Maria Luisa Says:

    ia me esquecendo tenho enjoos, fadigas,parece que vai me faltar o arrr é horriveé uma coisa muito estranha tbem não como muita carne , num bebo nada alcolico, refri so as vezes minha comida é bem simples pq tbem num gosto de cozinhar.Não sei oque fazerrr preciso de um tratamento o mais rapido possivell me ajude por favorrrr!!!!

  164. Berenice Sales Says:

    Boa tarde!!! Tem pessoas q estão usando o meu nome para fazer perguntas, eu só fiz uma pergunta e foi pro meu marido, não foi pra mim. Gostaria de saber oque esta acontecendo. Eu tava lendo os tópicos e vi meu nome em 1 tópico q não fui eu quem mandou.

  165. adriana Says:

    tenho 42 anos sou cardiaca e a alguns meses sofro com fortes dores abdominais,cansaço,vomitos constantes,falta de interesse sexual,sou magra ,super magra,com tantas informações fico confusa!sera cancer ou gordura no figado?ou o que?

  166. JotaCapa Says:

    Olá Adriana

    Por vezes o melhor mesmo é consultar um médico, só este pode realmente fazer o diagnóstico preciso, se bem que a nível do diagnóstico este possa demorar.

    Convém salientar que a Esteatose Hepática pode mascarar outras doenças ou ser um efeito de outras doenças, algumas delas, com tratamento simples. Além disso, o facto de ser «super magra» tem pouco que ver com o «fígado gordo», mas para isso vai ter mesmo que consultar um médico. Existem várias causas para o fígado gordo, e nem sempre o alcool está associado, muitos não bebedores têm fígado gordo, quer seja por viroses, bactérias ou verminoses as quais podem provocar exactamente o fígado gordo.

    Por outro lado, até pode ser um problema de tiróide, ou outra coisa qualquer, se bem que ao falar que sofre de uma doença cardíaca, esteja a indicar que o fluxo sanguíneo a nível do coração anda algo errado, fluxo esse que realmente pode estar relacionado com as veias e artérias que passam pelo fígado.

    Descanse, a maior parte das vezes nem sequer é cancro algum, mas sim uma bactéria ou uma virose mal debelada, mas para tal, só mesmo um médico de gastro após alguns exames pode medicar e aconselhar o que fazer.

  167. monoique cardoso Says:

    EU TENHO 23 ANOS E PESO 40K DESCOBRI Q TENHO GORDURA NO FIGADO PORQ FUI NO MEDICO ACHANDO Q ESTAVA COM PROBLEMA NO RINS A MEDICA FICO ASUSTADA DE VER EU TÃO MABRINHA E COM A CANTIDADE DE GORDURA NO FIGADO Q EU TENHO ESTO COMEDO MEIO APAVORADA PORQ ELAFALO DE UMA MANERA Q PARESE ATE Q EU VO MORRER….DEUS MELIVRE DISO

  168. Elizabeth Muniz Says:

    Penso que adquiri esteatose hepática por ter tomado Fluconazol por mais de um ano, em razão de uma micose horrível que eu tinha nas unhas das mãos.
    Estou tomando Ômega 3 e 6 (cuidado, MUITOS PRODUTOS informam que contém ômega 3 e 6 e isto é falso! Faço faculdade de Farmácia.Um químico pode explicar a quem desejar como Ômega 3 e 6 é com frequência uma trapaça). Estou tomando vitamina E , também por indicação médica, e retirei da minha dieta a margarina, que é um produto trans extremamente danoso.
    Assim que eu obtiver melhoras, informarei a todos deste site o que mais eu fiz.
    Abraços e votos de que todos nós encontremos a cura.

  169. Claudio Says:

    Boa noite!!!

    Tive visitando esse site, em razâo de um resultado de exame que recebi.Resultado esse que apresentou uma quantidade exessiva de gordura no figado.
    A primeira impressão quando vi o resultado de exame foi de preucupação, ao envez de procurar preucupar com os medicamentos, eu comecei fazer divesas pesquisas onde me passarão algumas informaçoes que irao me ajudar no tratamento que pode ser ultil para uns como substituir o estress pela caminha um bife gorduroso por peixe e comer muita fruta como banana, maça, kaki, michirica.E acima de tudo muita fé em Deus segundo em si mesmo pois a cura esta dentro de vc, basta vc procura-lá com seu pensamento positivo.

    Um grande abraço!!!
    A todos(Deus lhe abençoe)

  170. Asus eee Says:

    In unrestricted people event their remaining naively, as it were, without being masterful to form an estimate of its contents; they be suffering with opening to spur themselves at a distance from it – the announce, that is to prognosticate, be obliged have become the finished – in the past it can comply points of vantage from which to rule the future

  171. Magnavox Says:

    The flash individual assuredly commits oneself, then economy protection moves too. All sorts of things hit to help equal that would never otherwise eat occurred. A whole run of events issues from the settlement, raising in one’s favor all manner of unforeseen incidents and meetings and stuff help, which no man could have in the offing dreamed would from submit c be communicated his way. Whatever you can do, or flight of fancy you can, about it. Boldness has flair, power and magic in it. Begin it now.

  172. Omega Seamaster Says:

    All schools, all colleges, have two mammoth functions: to award, and to disguise, valuable knowledge. The theological insight which they cover cannot justly be regarded as less valuable than that which they reveal. That is, when a manservant is buying a basket of strawberries it can profit him to recognize that the seat half of it is rotten.

  173. Anne Klein Says:

    We are all but fresh leaves on the unchanged over the hill tree of person and if this life has adapted itself to chic functions and conditions, it uses the anyhow well-versed elementary principles beyond and over again. There is no real inequality between the squealer and the restrain who mows it.

  174. Kenneth Cole Says:

    Jubilation is something final and settled in itself, as being the aspire to and end of all usable activities whatever …. Cheer then we define as the powerful effect of the object to in conformity with perfect goodness or virtue.

  175. Omega Seamaster Says:

    Jokes of the suitable big-hearted, properly told, can do more to coach questions of diplomacy, philosophy, and literature than any crowd of doltish arguments.

  176. Elizabete Says:

    Olá, Amigos!
    Tive um problema muito sério de saúde ano passado e descobri que estava com câncer, fiz a operaçãoe vários outros exames, em um deles descobri que estava com pedra na vesícula, foi marcado mais uma vez a cirurgia e logo, receber alta e vim para casa, tive muita dor no estomago como cólicas instestinal e muita febre, voltei ao hospita e fizeram uma ultrassonografia e o médico que disse que estou com muita gordura no fígado, terei que começar a fazer outros tratamento, preciso muito saber de alguns chás, ou até mesmo oque posso fazer para a diminuir esta gordura escessiva no fígado……Se puderem me enviar dicas…..Agrdaeço, pois a dor é muito forte e esta cada vez mais me deixando abalada por tudo que tenho passado……..

  177. JotaCapa Says:

    É comum ouvir os médicos dizerem que o fígado não dá dores. Porém, quem sofre do dito fígado gordo, queixa-se de dores na zona direita do abdómen logo abaixo do pulmão direito. Porém, o fígado gordo, apesar de aparecer, nunca aparece sozinho, e as análises costumam demonstrar isso, ora é a velocidade de sedimentação acima dos valores comuns, ora o Colesterol acima do que deveria ser o normal, enfim, uma panóplia bastante grande de sinais, e talvez mesmo de sintomas, que poucas ou nenhumas vezes damos importância.

    Isto para dizer o quê, a amiga Elisabete está com Esteatose Hepática, porém foi recentemente operada, e em qualquer operação o fígado vai sofrer necessariamente com a anestesia e com os diversos medicamentos para tratar outros males.

    É complicado postar uma dieta, se bem que o conselho geral que tem sido dado, seja de reduzir todas as gorduras animais, passar a utilizar «azeite de oliveira», beber chá verde (frio ou quente), beber bastante água, tentar manter uma alimentação equilibrada e andar a pé (como norma é dito para fazer exercício físico), mas umas boas passeatas a pé de 3 quilómetros p/dia, chega para manter os músculos no lugar e perder alguma coisa da gordura do fígado.

    O problema da gordura do fígado está ligado a outros problemas, os quais descuramos, ou que o nosso médico de clínica geral não consegue detectar, pois que pode estar ligado a ansa cega ao pâncreas ou a outras patologias, as quais só podem ser vistas convenientemente por gastroenterelogista.

  178. Rafael Says:

    olá galerinha,fiquei sabendo que tenho essa parada e não estou muito grilado.Tenho 1,63m e 78kg…Muita Skol e carne!!! cortei tudo…agora vai ser caminhada e virar lagarta! hehehe…

  179. MARILUCIA RODRIGUES Says:

    VIM DESCOBRIR HOJE QUE TENHO GORDURA NO FIGADO, GOSTARIA DE SABER COMO TRATAR, E SE TEM CURA, QUAL A DIETA, DES DE JA GRATA.

  180. ELIZABETH RIBEIRO Says:

    DESEJO RECEBER INFORMACÓES MAIS RECENTE.
    FIQUEI CONTENTE COM TUDO QUE LI.
    OBRIGADA

    QUE DEUS VOS ABENCOE!

  181. Marlucia Caruta Says:

    eu gostaria de saber,qual é o medicamento apropriado para esteatose hepática?
    Estou no nível III,tem cura?quais são os procedomentos que devo tomar?

  182. JotaCapa Says:

    A Esteatose Hepática tem como pode ler através de todos os posts, pelo menos a manutenção do fígado em condições e muitas vezes cura. A Esteatose não é cirrose, se bem que possa ser pronúncio desta. Uma das coisas essenciais, é por de lado completamente Bebidas Alcoolicas, seja esta cerveja, caipira, vinho, ou bebidas espirituosas.

    Convém consultar um Gastro, pois que ele é que o pode aconselhar e medicar para superar esse problema.

  183. Jorge Roriz Says:

    Malucia Caruta.
    A esteatose nível 3 é o nível mais perigoso, porém tem cura. Vc precisa regredir o nível para 2, 1 ou ficar curada. Se continuar no 3, pode ocorrer uma cirose. A cirose não tem cura. Somente um transplante salva. PROCURE UM HEPATOLOGISTA ( ESPECIALISTA EM FÍGADO). FIQUE TRANQUILA. COM REGIME, E O ACOMPANHAMENTO DE UM BOM MÉDICO, TEM CURA.

  184. tamela Says:

    ola gostaria de saber o que devo comer na dieta para portadores de hepatite b e o que nao devo comer tambem.

  185. Meu nome e Joelma Brito Says:

    Eu tambem tenho essa doença e não sei como estou mais não voltei mais no medico eles não resolveram o meu caso e desistir, hoje lendo o que essas pessoas passaram tambem chego a ter mais certeza de que o dinheiro fala mais alto pra quem tem, ja nos que somos da classe simples a sau na mão dos homens fica mais dificil so Deus foi a ele pra quem eu entreguei meu caso a minha esteotose é 1 grau se vcs soberem de alguma coisa que possa me ajudar mande um email pra me. Olha gostariam que soubessem que estou sentindo um pouco de encomodo no lado direito da barriga por favor me ajudem não sou fã de medico mais preciso de ajuda.

  186. Jorge Roriz Says:

    Joelma
    A esteatose de 1º grau não tem perigo. Leia os depoimentos no proprio site e procure um médico especializado. Somente após o 3 ºgrau, pode acontecer a cirose ou´até mesmo câncer. Essa é uma opinião minha particular. Não sou médico.

  187. maria lucia Says:

    GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES,TAMBÉM TENHO GODURA NO FIGADO,E O SINTOMA QUE TENHO É BOCA AMARGA E OLHO AMARELADO E MACHAS NO ROSTO MEU MÉDICO DESCOBRIU COM UM EXAME DE ULTRASSÃO MAS NÃO RECEITOU NADA, NÃO SEI SE TA CORRETO.

  188. ANDRÉIA JARDIM Says:

    jorge descobri hoje que tenho esteatose estou apavorada e muito triste!Gostaria de saber se alcachofra é bom e se pode se capsúla em ves de chá?Se possível por favor respoder aguardo ansiosa!deis de já agradeço!

  189. Jorge Roriz Says:

    Andreia

    Fique tranquila. Eu tenho há muitos anos. ( porque sou relaxado na dieta ). Se for tratada, é perfeitamente curavél. Não sei se alcachofra cura esteatose. Qual o grau de sua esteatose?

  190. José Porfirio Says:

    Prezado Sr. Jorge Roriz, parabéns pelos seus comentários, tenho esteatose moderada, minha esposa é médica (clinica geral), estamos fazendo uma grande pesquisa por antecipação posso confirmar seus comrntários, regime alimentar:cortar frituras e todo tipo de gordura evitar excesso de carboidratos (arroz, batata etc)o importante é diminuir a gordura do organismo, diminuir o colesterol(se for o caso) e o triglicerides; a conclusão importante para o tratamento da esteatose é a recente descoberta científica que o fígado gordo é causado na maioria das vezes pelas celulas estelares do fígado que absorvem o mau colesterol e armazenam no fígado, entendem que o excesso tem que ser armazenado, alcool em qualquer forma é veneno, caminhar faz muito bem, sempre mais de 45 minutos (tempo mínimo para o organismo reagir)água e muita fruta, lembrar que só perder peso não emagrece o fígado, pode significar perda da massa muscular o que não é bom, abraços, saúde com poucos churrascos e sem cervejas. Porfírio

  191. Márcia Gomes Says:

    Em 2007, levei um susto pois tive um Adenoma no fígado, fiz cirurgia para retirá-lo e a biópsia foi benigna. Esse ano fiz uma ressonância para acompanhamento do caso e descobri que estou com esteatose hepática grau III. Não sou fumante, nem bebo. Tenho 29 anos e 86 k. Gostaria de saber se a doença pode matar? Qual o tratamento?
    Obrigada!

  192. Jorge Roriz Says:

    Claro que a qualquer doença pode matar. A esteatose é curável. O grau III é o mais perigoso. Os cuidados devem ser dobrados. No site vc pode ler os depoimentos de outras pessoas e adiquiri conhecimentos.

  193. neusa barroso ribeiri Says:

    tenho 51anos e a 2anos me trato de esteatose. tenho 73k e 164 nao gostaria de imagreser mais. tomo silimalom e sevastatina todos os dias ma, não tenho vista melhora. gostaria de saber gual o cha caseiro que posso tomar gostaria de saber se posso tomar umas cerveja de 15 em 15 dias so descobrir a doença porque meu marido morreu de cirose e tive que fazer farios exames. ta muito dificio ficar sem a maldita cerveja

  194. Jorge Roriz Says:

    NÃO TOME CERVEJA DE HIPÓTESE ALGUMA, COM EXCEÇÃO DA CERVEJA SEM ÁLCOOL. ( SÓ PARA ENGANAR O HÁBITO)…..

  195. silvestre pais da silva filho Says:

    gostaria de saber se maça faz mau para o figado e quais as frutas que faz bem. um abraço stallone

  196. Jorge Roriz Says:

    Que eu saiba, maça não faz mal para o fígado. A jurubeba, é uma frutinha encontrada na Bahia, ajuda a curar a esteatose. A Beringela ( embora não seja fruta) é excelente para retirar gordura do fígado.

  197. ADELAIDE Says:

    bOM DIA, ESTOU DESESPERADA POR TER ESTATOSE HEPÁTICA E AS EVZES FAÇO USO DO ALCOOL, MAS PRATICO ACADEMIA A CERCA DE 10 ANOS, E MEU PERSONAL TRAINER MANDOU QUE EU FIZESSE O USO DO LA ,GOSTARIA DE SABER DE VOCES, SE É CONFIÁVEL EU TOMAR O LA E O CHÁ BRANCO, MALHO COM MUITO PESO , E GOSTARIA DE TER MEUS MÚSCULOS BEM DEFINIDOS,OBRIGADA POR SUA RESPOSTA E FIQUEM COM DEUS ,UM ABRAÇO .ADELAIDE

  198. José Porfirio Says:

    Adelaide, boa tarde, como voce diz consumir alcool às vezes, corte totalmente as bebidas alcoolicas, todos os especialistas que onsultei foram unanimes, corte o alccol, 1º passo para tratamento da esteatose, quando sinto vontade de tomar alguma bebida tomo chá verde, ou suco de frutas citricas com beringela (ótimo), Porfírio

  199. joceli Says:

    eu gostaria de saber se essa doença além do desconforto abdominal ela tambem pode causar reaçoes tipo se tivesse anestesiado o local por fora que a dor por dentro continue intensa e tambem como ses tivesse algo mexendo dentro da gente eu sinto essas coisasa alám desses sintomas de dor por favor aguardo resposta

  200. JotaCapa Says:

    Cara Joceli

    Aquilo que descreve é muito vago. O desconforto abdominal pode ser devido a muita coisa para além do fígado gordo. A sensação de algo a movimentar-se no fígado, pode não ser do fígado mas sim ter que ver com gases intestinais. Estes podem produzir dor muito, mas muito intensa. O facto, é que praticamente ninguém fala disso, apesar de os ditos gases serem muitas vezes os causadores do aumento da gordura no fígado. Existem umas quantas páginas na internet, feita por médicos brasileiros que falam e demonstram o circuito dos gases intestinais e o que estes podem efectivamente fazer ao fígado. Sabemos que o fígado fica intoxicado com os gases intestinais (intestino grosso), aumentando consecutivamente o seu armazenamento.
    De certeza absoluta, que quando sente esses movimentos, passado uns bons minutos, deve estar aflita para expulsar os gás que se formou no intestino grosso.
    Bem sei, que uma pessoa não pode andar a libertar os gases a torto e a direito, e também não pode andar constantemente a dar «pums», porém, uma das receitas para libertar os gases e diminuir essa sensação estranha é efectivamente libertar esses gases.

    Como não explicitou o que come, pouco se pode adiantar, porém nesta página http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/20715 pode verificar se consome alguns dos alimentos descritos, e a partir daí reduzir efectivamente a produção de gás nos intestinos.
    Por outro, existe um remédio natural, já bem antigo, que tanto se vende em farmácias como noutros lados, que é o Carvão Vegetal, este actualmente vem em duas cápsulas que já nem sequer precisa mastigar, basta mesmo engolir 2 cápsulas após as refeições para reduzir a dita produção de gases/meteorismo e flatulência.

    Existem muitas opiniões e versões sobre as causas do Fígado Gordo, uma delas é em primeiro lugar o Consumo do Alcóol, poderá ser eventualmente também o consumo do tabaco (cigarro), mas poderá ser também uma predisposição para que tal aconteça devido ao abuso e consumo das carnes vermelhas, ou a utilização frequente de gorduras animais. Alguns homeopatas falam que o consumo de leite de vaca mesmo meio gordo, pode aumentar o Fígado Gordo.

    No entanto, o Fígado Gordo não parece aparecer sozinho, e costuma estar associado a outras patologias, muitas vezes esquecidas e desvalorizadas, porque nós efectivamente só nos queixamos da dor no quadrante superior do abdómen, e essa dor confusa, que chateia e não é pouco, pois que pode variar desde uma forte guinada até uma dor em género de moínha que leva o dia inteiro connosco, que nós por vezes desvalrizamos, mas a referimos, como a dor no fígado.

    É preciso não esquecer, que o organismo é um todo, e funciona em conjunto, por vezes uma inflamação a nível dos divertículos que aparecem na sua maioria no Cólon Sigmóide podem provocar dores em todo o intestino grosso, e daí que apareçam diarreias e prisões de ventre, sem que a pessoa consiga saber, porque raio de carga de água é que está assim.

    Os anti-espasmódicos receitados pelo seu médico podem ajudar, mas agora é preciso pedir-lhe que os receite, muitas das vezes nem sequer é o especialista de Gastro que nos receita como deve ser, mas sim o nosso médico habitual, pois que é comum apresentarmos a mesma sintomatologia.

    Só uma nota, os gases no intestino grosso, faz doer mesmo, e não é mania de quem sofre de tal mal. A contenção a não libertar os ditos gases, ainda nos causa mais desconforto, e por isso mesmo quando os libertamos, eles saem em alta pressão fazendo uma barulheira de todo o tamanho. Existem pessoas que conseguem fazer a libertação desses gases sem qualquer barulho, mas o cheiro nota-se sempre à mesma. Esse gás libertado, apesar de mal cheiroso, é na sua maioria nitrogénio, associados a outros gases.

  201. José Porfirio Says:

    Olá, gostaria de informar que a dieta que iniciei à 45 dias, está funcionando que é uma maravilha, estava com esteatose moderada, hoje fiz novo Ultra som e regrediu para o grau 1, simplesmente cortei as frituras, 90% da carne vermelha e mesmo assim só magra e grelhada ou assada, peixe cozido(sem óleo), assado e grelhado, peito de frango, cozido e desfiado(refogado) com tomate e cebola, grelhado ou assado, muita fruta, nada de bebida alcoólica, sucos naturais e refri diet, azeite de oliva virgem (duas colheres/dia) beringela com casca (fibra) nas mais diversas formas (sem óleo). Portanto gostaria de articipar a minha alegria com todos, abraços, Porfirio

  202. Jorge Roriz Says:

    Prezado José Porfirio
    Fico feliz com seu depoimento. Ele serve de incentivo para os outros leitores que sofrem com o problema. É preciso muita paciência e disciplina para cumprir a dieta e obter os resultados da cura. Grato

  203. Justino Gomes Says:

    Parabéns pela iniciativa Jorge Roriz e obrigado.

    Estou com consulta marcada para um Hepatologista (ex-presidente da sociedade brasileira de hepatologia) no HC em SP dia 21/06/2010, tenho 34 anos e estou com gordura no fígado(provavelmente grau III,minha ultra-som não diz) sou obeso 126 kg e bebo muito(bebia!), após a consulta relatarei os detalhes, a troca de informação é muito bom a todos.

  204. lucimara Says:

    Tenho esteatose grau 2 no fígado, gostaria de saber se posso tomar capsula de alcachofra e qual a quantidade, ou melhor ainda o que vcs sugeriam para eu tomar e fazer para eliminar estas gorduras do fígado.

  205. Jorge Roriz Says:

    Lucimara
    Seu médico esta mais capacitado para responder suas perguntas. Normalmente as capsulas de Alcachofra ajudam na eliminação da gordura do fígado. Sem exércicios e regime rigoroso não conseguimos curar a esteatose.

  206. celso ferreira rebolo Says:

    como eliminar a gordura do meu figado po meio matural aguardo uma
    receita natural obrigado

  207. Bruna Luiza Says:

    OLA JORGE, ME CHAMO BRUNA TENHO 21, ANOS PESO 84 QUILOS. DIAGNOSTIQUEI ESTEATOSE GRAU 2, APOS RALIZAR EXAME DE ULTRASONOGRAFIA DE ABDOMEM TOTAL, JUNTO COM ESSE DIAGNOSTICO DESCOBRI CALCULOS BILIAR, NO DIA 10-06-10 (SEMANA PASSADA), REALIZEI CIRURGIA DE COLICISTECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPIA, ONTEM FUI VER MEU MEDICO E ELE DISSE QUE MEU FIGADO ESTA FEIO, PELA MINHA IDADE. DISSE Q DAQUI A 10 ANOS EU VOU TER DIABETES E SER HIPERTENSA, FIQUEI APAVORADA NAO QUERO ISSO NAO. TO APAVORADA. SE EU FIZER O TRATAMENTO ESSA GORDURA VAI SAIR DO MEU FIGADO. ENTÃO COMO EU ACREDITO MUITO MAIS NO TRATAMENTO NATURAL, QUE RECEITA VC ME PASSARIA. ME AJUDE POR FAVOR.

  208. Jorge Roriz Says:

    Bruna. Desculpe mas eu não passo receitas. LEia os depoimentos no próprio site. O médico não pode afirmar que daqui a dez anos vc vai ter diabetes…. Ele é médico ou vidente? ISso pode ocorrer antes de 10 anos ou nunca ocorrer. Não fique apavorada. Isso envenena o fígado. Faça regime ( nao beber álcool, não comer frituras, óleo, faça exércicios) . Procure um especialista em fígado ( hepatologista)

  209. JotaCapa Says:

    Bem, comecemos por dizer isto, nem os médicos nem os psicólogos são bruxos. Porém, se os cálculos foram retirados, é lógico que a Bruna poderá futuramente vir a formar mais cálculos, mas esses também são devidos à gordura no sangue mas também de outras causas, inclusivé hereditárias.

    Quando refere que pesa 84 quilos, a pessoa pode ficar a pensar, «é pa´ela é muita gorda», mas também fica logo a pensar, bem se tiver 1,80, até nem é uma pessoa gorda. Além disso, e não querendo correr atrás do ditado português, «que gordura é formusura», o certo é que o nosso corpo precisa de alguma gordura, agora o nosso organismo não precisa mesmo nada da gordura no fígado. Até meado dos anos 80 esta só era descoberta por acaso, se fosse feito uma tomografia axial computarizada, e mesmo essas eram raras de serem feitas, pois que a maioria eram viradas para o cérebro ou para as para os ossos.

    Se o seu médico tentou adivinhar o futuro, é porque é um pouco como se diz, mau profissional, pois que na realidade ele não deveria ter dito o que disse, mas deveria tê-la avisado para os riscos de uma alimentação desregulada, e para os cuidados a ter com uma série de coisinhas, que todos nós quando tivemos 20 anos fizemos. Beber umas cervejitas, comer coisas que sabemos que até nos fazem bem, mas sabem tão bem.

    Por isso, pense efectivamente o que ele terá dito e acredite, com uns certos cuidados, é bem capaz de nunca ter diabetes, e do fígado gordo desaparecer completamente.

  210. MAURO RBERTO DA SILVA Says:

    CAROS AMIGOS.
    ACABEI DE SABER QUE TENHO O MESMO PROBLEMA DE VCS.
    GOSTARIA DE AJUDAR.
    NÃO SEI SE ACREDITAM, MAS TODO 1º E 2º DOMINGO DE CADA MES , NA CIDADE DE CAÇAPAVA/SP., EXISTE UMA MEDIUM (ESPIRITA), QUE RECEBE O DR. FRITZ E FAZ OPERAÇÃO ESPIRITUAL (SEM CORTES). DEPENDE DO MERECIMENTO DE CADA UM A CURA, MAS VALE APENA TENTAR.
    O ENDEREÇO: DUTRA , SENTIDO RIO DE JANEIRO, ENTRADA NO POSTO DE GASOLINA, ANTES DA ENTRADA DE CAÇAPAVA, ONDE TEM UM GRANDE GARRAFÃO DE VINHO DANI, EM CIMA DO POSTO DE GASOLINA. (AI É SÓ INFORMAR).FICA NA PARTE DE TRÁS DO POSTO.

  211. Marcia Regina dos Stos Matins Says:

    quero saber se fazendo a dieta correta posso voltar a ter uma vida normal,e como nâo tenho a visìcula ajuda a reder gordura no fígado e se problema pode causar morte por conter essa gordura no fígado?
    Tenho entoase grau 3 e estou tendo retenção de liquido será que devido o problema

  212. Marcia Regina dos Stos Matins Says:

    Estou preocupada coma minha situação e também estou com uma gastriti grave gostaria de saber qual a alimentação certa pois não consigo emagrecer

  213. Jorge Roriz Says:

    Procure um médico Gastro.

  214. Jorge Roriz Says:

    Causa a morte se não cuidar. Com tratamento médico a cura é alcançada.

  215. neusa Says:

    amigo jorge ja pedi conselhos vc antes, tenho asteatose hepatica 3. faço tratamento a 2 anos, mas não estou conseguindo de parar com as cervejinha finais de semana, tenho 51 anos. sera que devo procurar a ajuda de um psicologo. ou pedir ajuda a Deus, tenho uma filha ainda menor que perdeu o pai de cirose e precisa muito de mim , porfavor me ajuda encontrar a solução. obrigado não quero morrer agora

  216. Invicta Men Watches Says:

    To be a good charitable being is to be enduring a philanthropic of openness to the mankind, an ability to group aleatory things beyond your own control, that can front you to be shattered in very outermost circumstances pro which you were not to blame. That says something uncommonly important relating to the condition of the righteous autobiography: that it is based on a conviction in the up in the air and on a willingness to be exposed; it’s based on being more like a spy than like a prize, something kind of dainty, but whose acutely particular handsomeness is inseparable from that fragility.

  217. JotaCapa Says:

    Como psicólogo que sou posso desde já dar um conselho grátis.

    Favor substituir as cervejinhas por cervejinhas sem alcool. O problema em si não é da cerveja, mas sim do teor alcoolico da mesma, por isso uma cerveja 0,0% é mesmo o melhor remédio, isto se bem, que a esteatose hepática aparece também em sujeitos que não bebem uma gota de alcíol.

    Quanto a esses que é o meu caso, ainda não consegui que o raio do GGT baixasse dos 160, quando tomo os remédio adequados para reduzir a dita gordura no fígado, fico aflito do trânsito intestinal, e com as belas dores das ansas iintestinais, se é que não me arranjaram mais nada.

    Mas primeiro conselho é na realidade passar a beber cerbeja sem aclool.

  218. Jorge Roriz Says:

    Jota Capa
    Grato pela orientação, o conselho serve para os outros leitores.

  219. Sony Cybershot H10 Accessories Says:

    To be a good human being is to procure a kind of openness to the in the seventh heaven, an skill to trusteeship aleatory things beyond your own manage, that can lead you to be shattered in hugely extreme circumstances on which you were not to blame. That says something remarkably important with the get of the honest passion: that it is based on a corporation in the up in the air and on a willingness to be exposed; it’s based on being more like a plant than like a prize, something kind of fragile, but whose acutely particular beauty is inseparable from that fragility.

  220. ANITA M V BAJO Says:

    Bom, como todos aqui, descobri hoje que tenho essa doença. A princípio me chocou muito, mas depois de tudo que li e minha médica me informou me tranquilizou mais. O dificil mesmo de tudo é a danada da reeducação alimentar. É praticamente pular dez degraus duma vez só. Mas começo hoje minha reeducação e com fé em Deus conseguirei. Volto daqui a 3 meses com os resultados. Obrigada !!!

  221. Seiko Man Watches Says:

    To be a adroit lenient being is to be enduring a kind of openness to the mankind, an gift to trusteeship unsure things beyond your own manage, that can govern you to be shattered in hugely extreme circumstances pro which you were not to blame. That says something remarkably outstanding about the get of the principled passion: that it is based on a trust in the uncertain and on a willingness to be exposed; it’s based on being more like a spy than like a sparkler, something somewhat dainty, but whose very particular attraction is inseparable from that fragility.

  222. ALBERTO RAYOL Says:

    tambem sofro desta desastrosa estearose hepática, eis portanto o meu interesse no assunto. obrigado.

  223. JOSE LUIZ Says:

    CHA DE BOLDO SEMPRE. AS GORDURINHAS DO FIGADO NÃO O TOLERAM. ACABAM. MAS,O MELHOR DE TUDO É REFLETIR SEMPRE E FECHAR A BOCA PARA OS VENENOS DA VIDA MODERNA. SE CONTINUA A DEVORAR/COMER ESSES VENENOS, PACIÊNCIA. PODE SER QUE SUA FORMA DE VIDA ALIMENTAR SEJA ORIUNDA DE CRISE EXISTENCIAL OU PROBLEMA NO SEU EGO.NESSE CASO, SE NÃO SE CONSCIENTIZA, VOCÊ MERECE ESTAR DOENTE E COM POSSIBILIDADES DA MORTE SE AVIZINHAR, PRÓXIMA.
    HOJE,TOMAR AGUA É CHIQUE. COMER ALIMENTOS SAUDÁVEIS E CERTOS, IDEM. FREQUENTAR UMA ACADEMIA, IDEM. UM CONSELHO E DICA: AO SE APROXIMAR DO ALMOÇO, PEGUE UM PIREX/VASILHA, CORTE ALFACE, TOMATES SEM AS SEMENTES, QUEIJO FRESCAL, MAÇÃ,PEPINO JAPONÊS,AGRIÃO, SALSA, E OUTROS AFINS, TEMPERE COM AZEITE EXTRA VIRGEM,VINAGRE DE MAÇÃ, DE ARROZ, E DE ALHO.FICARÁS SACIADO E COM UMA COMIDA CURATIVA. NOS INTERVALOS, PÃO INTEGRAL, LEITE DESNATADO, MARGARINA ANTI-COLESTERAL(ÀQUELA MAIS CARA); NO JANTAR, OU QUANDO A FOME APERTAR FAÇA UM MINGAU DE AVEIA COM ADOÇANTE TAL E QUAL E LEITE DESNATADO. YOGURTE DESNATADO, FRUTAS, SEMPRE,EM MENOR QUANTIDADE.ENTEDERAM MINHA DICA? É SÓ SABER COMER E TUDO MELHORA. NADA DE QUANTIDADES GRANDES. BEBIDAS,PARA QUEM BEBE, SERIA QUESTÃO DE AMOR PRÓPRIO. VOCÊ TÊM SUAS PRÓPRIAS DIRETRIZES. NEM DEUS PODERÁ INTERVIR. SEJA RACIONAL, PRUDENTE E TENHA AMOR-PRÓPRIO. VOCÊ TÊM SUA CURA E SÓ VOCÊ PODE. POR QUE NÃO. SER MAGRO É ELEGANTE E BONITO E SAUDÁVEL. A SAÚDE NORMALMENTE ESTÁ NO ORGANISMO COMEDIDO E INTELIGENTE. PARE DE FREQUENTAR PADARIAS/CONFEITARIAS. É LÁ QUE SE ADOECE. SÓ TÊM VENENO.VAMOS À LUTA E A VITÓRIA É CERTA. ABRAÇOS.

  224. Jorge Roriz Says:

    José Luiz
    DIscordo de sua afirmação:” MARGARINA ANTI-COLESTERAL(ÀQUELA MAIS CARA)”
    Toda margarina é altamente prejudicial. É COMO VC INGERIR PLÁSTICO. A GORDURA TRANS É DIFÍICIL DE SAIR DO ORGANISMO. LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NA PÁGINA:
    http://jorgeroriz.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=2820&action=edit

    http://jorgeroriz.wordpress.com/wp-admin/post.php?post=60&action=edit

  225. JotaCapa Says:

    As margarinas e óleos são produtos completamente artificiais, e se bem que tenham tido grande publicidade, mesmo como substituto do azeite, devido a questões de marketing, o certo é que são prejudiciais ao organismo humano. Há muitos exemplos de pessoas que ao utilizarem as ditas margarinas com baixo teor em colesterol e outra propaganda, que se queixam de fortes dores de barriga, e o certo é que ao deixarem de comer o dito produto artificial deixam de ter essas dores.

    Uma conclusão bem simples pode ser retirada daqui, é que nem tudo o que a publicidade diz que faz bem, efectivamente o faz. Em Portugal é anunciado uma espécie de iogurte líquido feito que reduz o colesterol, só que no meu caso pessoal, as dores a nível dos intestinos são bem maiores do que se comer produtos naturais e derivados do leite, Como eu existem centenas de casos.

    Toda a gordura vegetal que não é natural e foi obtida através de prensagem a quente, não faz bem.

  226. marco antonio de oliveira Says:

    descobri agora com 55 anos que estou com éssa parada!Bom, ainda bem que descobri a tempo!Para todos os meus amigos que estão querendo resposta para o tratamento: 1= Fé em DEUS
    2=leve a sério o tratamento
    3=deixe pra sempre o fumo e o alcool
    4=faça caminhada
    5=mude seus habitos alimentares
    6=stress? procure mais a natureza
    7=nunca perca a fé em nosso DEUS, ELE sempre estará contigo, ELE é FIEL!

  227. Solange de Almeida Marques Says:

    Jorge Roriz e Jota Capa,

    Tudo que escreveram no site foi providencial para mim, quando descobri que estava com esteatose hepática achei que fosse morrer e fazendo pesquisas na net me deparei com esse site e todas as informações contidas nele me fizeram repensar em tudo de errado que venho praticando em termos de alimentação, falta de exercícios no decorrer de 52anos, li todos os depoimentos e respostas e além do acompanhamento médico aprendi muito com vocês, agradeço de coração pois terei chance de mudar para melhor com todas essas sábias orientações.

    Solange/SP.52a.

  228. Jorge Roriz Says:

    Solange
    Fico feliz que meu trabalho neste blog tenha sido útil.

  229. Rita Says:

    Fiz um exame de ultrassom que diagnosticou esteatose hepática grau II. Não sou obesa e pratico exercícios, mas sem regularidade.
    Não tenho nenhum sintoma, a ultrassom faz parte do meu check-up anual.
    O médico que fez a ultrassonografia me esclareceu que isso não é uma doença, mas que deve ser tratada para não progredir para um grau maior.
    Aconselhou-me evitar gorduras… nem manteiga, nem margarina no pão (apenas azeite doce extra virgem), reduzir os carboidratos e faze atividade física diariamente.
    Falou também que o fígado é capaz de reconstituir-se rapidamente. Se eu mantiver uma dieta equilibrada e a prática de exsercícios (caminhada por 50 minutos, foi o que ele sugeriu), a esteatose pode regredir.
    Cuidado com os chás, acabei de ler aqui neste site que o de boldo não é o ideal para o fígado, e sim o de carqueja, que comecei a tomar há poucos dias atrás, ainda sem ter feito o exame.
    Consultem um médico!

  230. Julio Cesar Says:

    Estou com gordura no figado grau l o que posso fazer para baixar essa gordura, tenho 1,70m e 74k, mais, tomo uma cachacinha nos finais de semana e estou caminhando 30min todo dia, tomo suco de binrigela e aceite de oliva todo diA.

  231. Jorge Roriz Says:

    Julio Cesar
    A combinação de cachaça com esteatose pode te levar a uma cirose e se não fizer um transplante, a morte. Sei que não é fácil largar o vício do álcool. Procure um tratamento. Como sempre esclareço não sou médico. Procure a opinião de um médico. Embora leigo, posso afirmar que não adianta fazer regime e continuar a maltratar seu fígado com álcool. Na página vc e outros leitores podem ler os comentários e informações de pessoas que possuem o problema.

  232. José Bonifácio Alves Vieira Says:

    Caro Senhor Jorge Roriz, venho agradecer por me conceder as informações acima, as quais foram e serão de grande valia para mim. estive doente por mais de 04 (quatro) meses, onde em 25 dias perdi 16 quilos e meio de peso e massa corpórea. A maior doença que fui acometido, foi erro médico na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, onde eu com sinusite e referido médico me enfiou remédio para pneumonia, até que os antibióticos possam ser semelhantes, porém, aquele maldito xarope, quase me mata. Fiquei com muitas dores, sem saber se era do estomago, ou do fígado, e a urina barrenta, espumante e odor forte. com suas explicações, curei meu fígado com Xantinon e Beneroc (complexo B) drágeas e curei o estomago com pepsamar drágeas. a urina, ficou muito clara com o consumo de melancia. aliás, mudei minha alimentação por completo, para alimentação à base de frutas, sementes poucas por causa da gordura, folhas, verduras e legumes. Apesar de advogado a mais de 20 anos e cuidar mais de direito previdenciário, eu estava tão mal de saúde que fui no diagnóstico e na na receita daquele médico e me ferrei. Mais uma vez, DEUS te abençôe pelas explicações dadas acima e que, apesar de você “malhar” que não é médico, seria difícil um médico explicar com as riquezas de detalhes ditas por você. Meu muito obrigado e, mais uma vez que DEUS te abençôe. Atenciosamente, Dr. Bonifácio – Advogado.

  233. SUZYENNE Says:

    Prezados Jorge e Jota.

    No dia do meu aniversário de 54 anos(4/agosto) recebi um presente:Saber que estava diabética,tipo2.Digo ser um presente pq descobri em tempo de a doença não se agravar e poder tratá-la em tempo. O médico,então,solicitou uma ultrassom de abdomen total,e sexta-feira agora,dia 04/09,constatou a tal”esteose hepática”.Chorei muito. Afinal,retirar o doce de nossa vida já é um pesar,e ainda estar com o fígado doente então! Somente na semana que vem irei mostrar o resultado ao médico e então,saberei o nível dessa gordura.Pesquisei muito durante a semana inteira.Descobri esse site que foi uma bênção pra mim… Quero agradecê-los,pois creio que tudo que nos traz esperanças são trazidos por anjos que Deus contituem aqui na Terra. Não importa se vcs não são médicos.Mtas das vezes,aprendemos mais que eles,pelas nossas curiosidades em aprendermos sobre a doença que nos atingem e aí,pesquisamos,lemos,praticamos e passamos para os outros nosso aprendizado.Mas quero também deixar um depoimento aqui para ajudar aqueles que precisam da informação.
    Bem,estudos comprovados mostram que toda doença tem ligação direta com o lado emocional.Cada doença geralmente está ligada à um sentimento.O fígado tem a ver com raiva.A diabetes com a amarguras e tristezas.Eu vivi tudo isso.Minha diabetes foi muita tristeza e amargura.Perdi um filho com 20 anos num acidente e comecei a levar uma vida de sedentarismos onde a tristeza era minha companheira.Comia muito doce,tinha dias que só me levantava pra comer.Senti muita raiva do mundo,e “engolia” esta raiva.Que naturalmente ia pro meu fígado.
    Aconselho a todos colocarem suas raivas pra fora,se permitirem sentí-la,mas esquecer completamente,retirá-la de suas vidas,não depositar mágoas,ressentimentos,pois tudo aflora em nossas saúde.
    Em duas semanas de dieta perdi 1 quilo e meu colesterol baixou até o normal(Estava com 240).Bom lembrar que nunca bebi nem fumei! Hoje
    pratico exercício físico.A caminhada de 50 minutos é suficiente.O importante é “queimar calorias”.Evito os industrializados.Como muitos legumes e verduras.Carne vermelha só 1 vez por semana.Tudo na chapa.Pão integral ou de grãos light.queijo branco ou ricota(temperando-a com azeite e salsinha fica ótima),leite desnatado,presunto de peru light,frutas variadas,requeijão light no lugar de manteigas e margarinas,para cozinhar,só 1 gotinha de óleo de cânola(rico em ômegas) e o resto,a gente começa a inventar…pastinha de berinjela,de frango,soja,etc…
    Há também o lado espiritual…às vezes Deus quer que exercemos nossa FÉ.É preciso que a pratiquemos,fazendo nossa parte,Ele,com certeza,que é um PAI de Amor,nos fará a parte d’Ele,pois certamente,Ele pode e quer nos trazer a cura.Eu creio! E você?
    Abraços à todos.

  234. Jorge Roriz Says:

    Prezado José Bonifácio
    Ler seu comentário, me enche de alegria e satisfação. Se este blog esta sendo útil, eu estou cumprindo minha missão. Todo o tempo que me dedico gratuitamente a este trabalho é compensador, quando alguém possa ser beneficiado por uma informação de qualidade. Eu que agradeço. São comentários como o seu que mantém este blog no “ar” e me concede forças para continuar.

  235. Jorge Roriz Says:

    Suzienne
    Muito grato por suas palavras. Seu depoimento é muito importante

  236. clodomir miguel Says:

    a poucos meses , fiquei sabendo que tinha gorduras demais em meu figado.Fui doar sangue no hemope em Recife-Pe e fiquei impedido de DOAR,os medicos pediram para fazer um regime durante uma semana e logo depois,voltasse para fazer uns exames,fui ,fis os exames , e somente fiquei sabendo do resutado 30 dias depois,levei ao medico e ele pediu que eu ficasse longe das frituras e massas, e deu-me a carteira de doador de volta, dizendo que eu poderia continuar doando.esse blog é muito importante, pois nele consta aquilo que todos nós gostariamos de ouvir. um abraço a todos.

  237. Bartar Says:

    Tenho esteatose não alcoolica e venho acompanhando essa importante troca de informações.
    Fiz um resumo dos remédios caseiros e/ou farmacológicos que foram aqui apresentados e gostaria de saber quais os resultados obtidos pelas pessoas que fizeram uso deles.

    - jurubeba
    - 2 colheres de quina em pó em uma garrafa de água de 2 litros.
    - chá de tayuiá (ou tajujá).
    - chá de alcachofra.
    - extrato natural a frio de girassol.
    - cozinhe 4 cebolas em um litro de aguá e durante o dia vai tomando esse chá durante um período de tempo superior a 30 dias.
    - uso constantes de berinjelas.
    - Em jejum pela manhã tome 250 ml de suco de tomate; e, ao longo do dia, além da alimentação mais cuidada, isenta de gorduras e açúcares em excesso, tome 3 xícaras de chá de alface (80g/litro de água) ou de chapéu de couro(20g/litro de água).
    - carqueja.
    - maçã.
    - Jenipapo.
    - VAGENS DE PAU FERRO
    - Silimarina
    - shopytol
    - Legalon 140 mg
    - Xantinon e Beneroc (complexo B) drágeas

  238. Jorge Roriz Says:

    Lembro que a chá de beringela eu tive ótimos resultados. Porém é bom ter cautela para não baixar a pressão arterial.
    Um detalhe que acho interessante destacar, todos os pacientes com esteatose, precisam reduzir o peso. A margarina e gorduras trans ( encontradas em salgadinhos e biscoitos recheados) é um grande veneno para quem tem esteatose. É uma gordura semelhante ao plástico e é difícil de ser removida do organismo. Leiam matéria sobre gordura hidrogenada neste blog. As caminhadas diárias devem ser de no mínimo 40 minutos ( consulte o médico). Os exames de ultrasonografia total do abdome, devem ser repetidos de seis e seis meses até a cura total ( para saber se está regridindo).

  239. moacir Says:

    tenho fotes queimaçoes no estomago e salivaçoes tbm.
    existe um remedio caseiro?

  240. Jorge Roriz Says:

    O melhor é procurar um médico.

  241. luiz di iorio Says:

    hoje dia 15 de setembro de 2010 fui fazer ultrasom do abdomem e o medico me disse que estou com gordura no figado ,nao bebo,nao sou diabetico e passei a 56 dias atras´por uma cirurgia de apenis o que pode causar gordura no figado e como tratar aguardo resposta um forte abraço e deus te abençoe

  242. Jorge Roriz Says:

    Luiz
    Vc tem a esteatose não álcoolica.Leia os comentários e vc terá boas informações.

  243. Eliptical Trainer Says:

    Child labor and poverty are inevitably bound together and if you carry on with to object the labor of children as the treatment for the social complaint of want, you inclination suffer with both beggary and child labor to the supersede of time.

  244. jones pereira da silva Says:

    fiquei feliz em conhecer os comentarios ,perguntas e até respostas q nos ajudam a enteder essas enfermidades pois minha esposa esta fazendo exames e esta com sintomas semelhantes ao de muitos aqui ,estaremos acompanhando as questões pois sei q nos ajudara muito abraços e sucesso p todos.

  245. malu Says:

    tenho gordura no figado,o medico receitou dieta pouco calorica com frutas,legumes, carnes brancas grelhadas, eliminar o consumo de doces,gorduras,bebidas alcoolicas. Receitou o medicamento Xenical (estou relutante em usar devido aos efeitos vexatorios que ele causa) e Silimalon que comecei a tomar, alem de caminhadas.Mudei minha alimentação,quase eliminei a carne vermelha(adoooro um bife mal passado, suculento) estou comendo bastante salada (vou virar coelho) frango epeixe grelhados.Espero que no meu retorno ao médico (dentro de 40 dias) tenha a boa noticia de que a gordura no figado tenha diminuido.Estava apavorada com este diagnóstico, depois de ler os comentarios nese site fiquei mais tranquila.Obrigada a todos

  246. Eliane Says:

    Gostaria de saber se a cor das fezes, pode ser um sintoma de que o figado não vai bem, quando ele não está bem ou com gordura em excesso a cor das fezes muda?

  247. Jorge Roriz Says:

    Não necessáriamente, ( existe outros motivos que podem causar o fenômeno), porem é possível que a esteatose cause uma mudança na cor das fezes.

  248. alcione aparecida da silva Says:

    tenho esteatose hepatica e sinto muitas dores abdominas e nao sei mas o que fazer para eliminar estas dores que sao encomoda peço lhe se poder mim ajudar ficarei grata pois tenho 33 anos e estou com muito medo por favor mim envie uma dieta e um remedio caseiro pois eu nao estou com condiçoes financeiras para consultar um nutricionista e nem fazer academia desde ja muito obrigada

  249. Jonas Sampaio Says:

    Boa Pessoal,

    Bem, nao sou medico e sim um paciente com Esteatose Moderada (nivel 2).
    Primeiramente, se alguem tiver duvidas se tem ou nao, somente um exame de Ultrassonografia Total do Abdomen devera lhe mostrar.
    O que aconselho e marcar uma consutla com um Gastro ou um Endocrinologista e assim tera todas as informacoes necesarias para o devido tratamento, pois isso tem uma variacao de pessoa para pessoa, e sera preciso efetuar outros exames como Hemograma completo e assim por diante.
    Isso foi o que eu fiz e tambem marquei consulta com uma Nutricionista para fazer uma dieta balanceada, pois como eu disse existe uma variacao de pessoa para pessoa, isso e muito importante para saber o que fazer.
    Por ultimo, fui medicado e o medico pediu apra fazer exercicios fisicos (aerobicos), tipo caminhada um dia sim e um nao, tipo uns 40 min a 1 hora.
    O que vc realmente NAO deve fazer e, sair fora da dieta (nao comer godura de nenhuma especie, churrascos, manteigas, bolos, etc), deixar de fazer exercicios, ingerir alcool de nenhuma natureza (inclusive vinagre, use o balsamico), seja prudente com vc mesmo que independente do seu peso e grau da esteatose vc tera sucesso no combate da mesma.

    Boa sorte a todos,

  250. jessica Says:

    ok o figado e importante

  251. alderico albini Says:

    como sou egoista,me preucupando com o figado se a dilma e um mal maior.

  252. Cyllenie Says:

    Tenho 51 anos, depois de ter sentido muitas dores do lado direito do abdomem, fui ao médico o qual solicitou vários exames ( ultrason abdominal total , rx, urina, fezes udoscopia, etc,)descobri que tinha gordura no fígado, “tinha” acredito eu está curada, passei a fazer uma reducação alimentar, exercícios físicos, deixei de lado doces, refrigerantes, carnes gordas, etc. Comecei a tomar o famoso chá de berinjela, cáspulas de alcachofra, já perdi em 20 dias 6 kg, pois esta com sobrepeso, hoje mim sinto ótima, muito mais saudavel. Pimeiramente temos que acreditar em Deus, depois muita força de vontade. adorei todos os comentários. uma grande abraço a todos.

  253. Ana Maria Marino Says:

    não bebo, e nem me alimento com gordura
    por favor entre em contato comigo
    anam.ortolani@hotmail.com

  254. Ana Maria Marino Says:

    sou portadora de diabetes tipo 2, e tomo medicamentos para diabetes, faz uns meses que o exme TGP está sendo alterado, a minha médica pediu ultrassonagrafia de abdomen e o resultado foi Esteatose Hepatica (Fígado de forma e contornos normais, com aumento Difuso e homogeneo da Ecogenidade), mas não fala que nivel está a esteatose, e tabém Colecistopatia Calculosa. Eu ainda não levei o exame no endocrinologista. Estou com muito medo…por favor quem puder me ajudar e me orientar…entre em contato comigo e-mail é anam.ortolani@hotmail.com
    peço ajuda por favor…orientação, o chá de berinjela e outros meios de reduzir a doença, pq eu não bebo, e nem como comida gordurosa, mas tomo bastante medicamentos e tb já tomei bastante cortizona por causa de asma…. POR FAVOR ME AJUDE….ME ORIENTE …não consigo dormir direito estou fazendo uso de diazepan
    Muito obrigado pra todos e Deus abençoe

  255. Antonio Siqueira Campos Says:

    Não deu prá ler toda a matéria, nem os comentários todos, entretanto, como leigo penso que um méeico é indispensável em todos os casos. Uma dieta alimentar, sem dúvida. Isto passa por Hepatologista, Endocrinolista, Nutricionista, Gastro e talvez até um Psiquiatra. Deve-se evitar todo tipo de fritura ou gordura além de bebidas alcóolicas. A cirrose pode surgir pelo uso excessivo de álcool e também de gordura através da alimentação durante vários anos. A ignorância geralmente ér a causa da má alimentação. Não sabemos comer bem. Achamos que comer bem é comer muito. Alguém já disse: quer viver mais, coma menos. Não abaixo do necessário. Devemos colaborar para nosso próprio bem. Coma mais fruta, verduras, legumes, peixes. Desculpe-me, mas quiz apenas ajudar um pouquinho.

  256. Jorge Roriz Says:

    Muito grato, concordo com seu comentário.Sempre destaco que não sou médico e que a melhor orientação é procurar um médico.

  257. Ana Maria Says:

    Cyllenie por favor, como é essa chá de berinjela?? Agradeço muito

  258. ANA AVELAR Says:

    Ufa!
    Pode acreditar, agora estou mais tranquila e aliviada em relação a gosdura no fígado, confesso que ao receber a resultado da tomografia computadorizada fiquei muito triste e revoltada com meu médico ao dizer que a doença não tinha cura.
    Adorei este site. Li todos os comentários. Muitas dúvidas foram esclarecidas. Anotei várias informações. Muito obrigada.

  259. josiel galvão Says:

    MOÇO POR GENTILEZA TENTE ME AJUDAR TENHO HEPATITE C CRÔNICA E MINHA PELE PRINCIPALMENTE DO MEU ROSTO ESTÁ FICANDO PRETA POR FAVOR ME AJUDE ME RESPONDA COM URGÊNCIA OBRIGADO…

  260. sandra Says:

    olha pessoal eu li e depois consultei varios médicos sobre o analgesico paracetamol…ele é proibido em varios paise pois detona o figado…sempre que precisarem tomem dipirona…evitem o maximo possivel o paracetamol…no brasil ainda é permitido mas a maioria dos médicos sabe que eles são fatais para o figado…principalmente pra quem ja tem algum tipo de doença no figado….ENTÃO CUIDADO…TODO MEDICAMENTO QUE CONTENHA PARACETAMOL DANIFICA O FIGADO…PESQUISEM MAIS SOBRE O PARACETAMOL E VERÃO QUANTO MAL FAZ AO FIGADO

  261. Joana Says:

    boa noite…
    o meu pai tem 49 e tem cancro no figado e agora foi internado.
    Os medicos dizem que apareceu especi de uns caroços no estomago mas nao me expicam direito algem sabe o que séra?
    por favor ajudem-me tenho muito medo de perder o meu pai já nao tenho mais força..

  262. IZILDA Says:

    QUERIA UM CADAPIO,POIS NAO SEI O QUE COMER
    ESTOU COM GORDURA NO FIGADO E ANEMIA.POR AVOR ME AJUDE
    OBRIGADA…..ME MANDE PELO MEU EMAIL

  263. Socorro Says:

    Gostaria de receber por email oque posso e o que não posso comer porque estou com esteatose hepática leve.
    Ficarei muito grata

  264. Jorge Roriz Says:

    Socorro. No próprio site, já existem mais de 200 comentários, muitos citando dieta.O melhor é procurar uma orientação médica.

  265. lilian Says:

    seu site é interessante e de facil compreensão…parabéns

  266. Eliane Amado borges Says:

    Estou desde 2009 tentando descobrir o que tenho, devido a um canssaço em movimentos sobe e desce, e esta semana fui surpeendida no exame e ultrassom abdominal que havia gordura no meu fígado!!! Nossa fiquei assustadissima e por fim ainda não recebi o laudo nem o resultado do exame e encontrei este site. A minha perguta seria, quanto tempo eu tenho de vida. Tenho 42 anos, trabalho a 10 anos com aromas, uma filha de 14 anos , voltei a estudar aos 40 faço curso de COSMETOLOGIA.
    Parabéns pelo sit!!!!

  267. Leonardo Motta Says:

    Caro Jorge,

    Muito interessante sua abordagem na matéria do blog e os comentários feitos. Ao mesmo tempo que expressão o susto de cada um, respondem também a vários questionamentos.

    É uma pena que muitos dos médicos que existem banalizam a situação e acredito que façam pois desconhecem detalhes sobre a Esteatose hepática…

    Tenho imc 34.. sou gordo e por isso, a vida inteira pratiquei academia e me converti a várias dietas. Uma das últimas, envolvia o consumo de Óleo de cártamo, ou seja, ácido linoleico conjugado…, o conhecido LA ou CA. São cápsulas de óleo que auxiliam no emagrecimento e queima de gordura abdominal. É moda na web… Já li alguns comentários relacionando a gordura no fígado com o uso de óleo de cártamo… parei de utilizar o suplemento ha uns 2 meses e ainda continuo com o TGP alto…

    Faço uso do descongestionante NEOSORO… desde que me conheço por adolescente, tenho 33 anos hoje… e penso que talvez possa também ter contribuido.

    Jorge, se possível, caso você saiba de algum caso de gordura no fígado em alguma pessoa que utilize ou tenha usado alguma das substâncias citadas por favor, comente.

    Um abraço.
    Obrigado!

  268. rodrigo Says:

    hola me chamo rodrigo tenho gordura no meu figado fui com o doutor i ele falou. agora tenho uma dor nas costas queria saber si isso é normal a causa do problema com o meu figado. alguem tem uma experiencia de vida?

  269. leonardo Says:

    ola! adorei ter achado esse site.descobrir q tenho esteatose e ainda sei muito pouco sobre a doenca.gostaria de saber se vou ter q parar de beber,mesmo vinho?

  270. carla Says:

    olá! descobri que estou com Esteatose hepática grau 2, tenho sintomas de azia, ansia de vomito, queimação e meu estomago fica como se tivesse cheio, a varios anos sofro deste problema e não sabia, sempre tratavam do meu estomago por isto não via melhora.
    gostaria de saber qual medico trata desta doença, e se perdendo peso ajuda na melhora?
    adorei os comentarios, fiquei curiosa sobre o assunto.

  271. Ana Maria Says:

    oi..tenho esteatose hepática leve, gostaria de saber se é grau I.
    Fui no médico e ele me passou dieta, e continuar com o medicamento da diabetes que é ACTOS 30 mg, ele disse que resolveria a gordura no fígado também. O exame de ultrassom deu tb cálculo na vesícula, o médico (endocrino) disse para não retirar o cálculo caso não precise (dor). Por enquanto eu não tenho dor..
    Faço tratamento para diadetes tipo 2, faço a dieta sem gordura, doces, massas e tb caminhadas.
    Jorge, gostaria de saber se está tudo certo, sinto desconfortos e fiquei preocupada por o médico não ter passado nenhum medicamento para o fígado….aguardo uma resposta…agradeço demais por a sua resposta

  272. Jorge Roriz Says:

    Ana
    Normalmente no exame feito ( ultrassonografia do abdome total, consta o grau (se 01,02 ou 3) leve, moderada,grave. Se não está escrito, deve ser o nível 01. Pergunte ao seu médico ( que olhou o resultado do exame) Normalmente o rémedio é o regime ( dieta sem gorduras, frituras) e exércícios. Eu tomei Silimalon. Mais não aconselho a auto-medicação. O fígado não causa dor. Apenas um desconforto, “peso” do lado doreito, ou cansaço. Sempre ressalto que não sou médico. Cada caso é um caso. Procure seu médico. Fique tranquilo esse problema é perfeitamente curável.

  273. Juceli de Oliveira Pimenta Says:

    È acabo de saber que entrei nesta fila também. Nem recebi o resultado dos exames, mas já estou me informando para levar a sério e fazer disto a erradicação do problema.
    Parabéns pelo site, de tudo que li este foi a mais esclarecedor através dos depoimentos. Espero também poder contribuir com fatos positivos que ocorrerão. Boa sorte a todos e Saúde sempre !!!!

  274. Jorge Roriz Says:

    Juceli

    Muito grato.

  275. lanuce Says:

    Pessoal sou atleta de jiu jitsu e judo, passei a lutar na categoria de peso pesado acima de 100kg, descobri sem querer que tenho gordura no fígado, hoje estou com 113kg, não sou obseso,tenho muita massa muscular , tenho 1,90m, tenho procurado controlar fazendo exames anualmente e ultrassom, por experiência própria sempre que baixo de peso ha uma significativa melhora, quase se normaliza os resultados de tgo e tgp , que sempre estão acima do normal, este ano pus na cabeça que vou baixar de categoria e lutar até 100kg, não fumo e sou totamente abstenio do alcool, força galera baixar de peso ajuda mesmo, e não se esqueçam maior que esse problema esta Deus e Jesus , abraços!!!

  276. robertaferreiradepaula Says:

    suas respostas foram otimas.obrigada

  277. susana mendes de carvalho Says:

    Gostaria de saber quais os remédios que posso tomar e os que não posso.
    Tenho esteatose hepática moderada não posso mais tomar diclofenaco, nimisulida,etc
    Mas se eu sentir uma dor, qual posso tomar?

  278. Ney Says:

    gostei das informações… pra que medicos?…

  279. Jorge Roriz Says:

    Não é possível sentir dor fígado. Vc pode sentir um “peso” que ocorrer quando ele se expande. Existem dois remédios muito usados para combater a esteatose, ( SILIMALON E XANTINON) porém como não sou médico, não aconselho a auto-medicação. ( O Silimalon) por exemplo não é aconselhavel para quem tem diabetes. Se existem outras contra indicações, consulte seu médico.

  280. RAFAEL Says:

    sou maratonista e corro todos os dia entre 10km a 20km.venho observando atraves de exames laboratoriais que a taxa de meu gama gt está muito elevada ( somente a gama gt ) restante dos exames normais. gostaria de saber se a elevação gama gt está relacionado com minhas corridas e qual atitude que devo tomar?

  281. José Carlos Says:

    Gostei muito das explicações do seu site, Jorge Roriz, inclusive as explicações chinesas que fala sobre o fígado em profundidade, são completas e aproveitaria para fazer minha solicitação, se possível gostaria de receber por e-mail.

    Gostaria de saber qual medicamento mais indicado ou o mais eficiente para um fígado lesado/agredido por abuso ou excesso de alcool e gordura, seria o Silimalon ou o Legalon?

    Será que posso fazer uso do Legalon junto com o novo Xantinon?
    ou basta o Silimalon somente + metadoxil?

    Sem compromisso, apenas quero sua sugestão pessoal, já que disse que não é médico, mas é apenas um jornalista interessado em ajudar as pessoas.

    Aproveito a oportunidade para perguntar como me inscrevo no site?

    Agradeço desde já uma breve resposta para meu e-mail.

  282. José Carlos Says:

    Gostaria de saber qual medicamento mais indicado ou o mais eficiente para um fígado lesado/agredido por abuso ou excesso de alcool e gordura, seria o Silimalon ou o Legalon?

    Será que posso fazer uso do Legalon junto com o novo Xantinon?
    ou basta o Silimalon somente + metadoxil?

    Agradeço desde já uma breve resposta para meu e-mail e orientações de como me inscrever no seu site.

    abrs

  283. Jorge Roriz Says:

    Sr José Carlos e demais leitores

    Eu não posso indicar remédios ou dizer se esse ou aquele medicamento é o mais adequado para esse ou aquele paciente. Cada caso é um caso. Apenas divulguei uma página com pesquisas que fiz sobre o problema de esteatose. Volto a repetir, decidir sobre medicação, somente um médico deve fazer isso. Sou jornalista e tenho ética. Não quero ser acusado de exércício ilegal de medicina. Eu entendo um pouco de política nacional, não de medicina. Mantenho esta página devido ao alto número de acessos e apenas para informação.

  284. Juceli Says:

    olá pessoal !
    È de fato foram constado em meus exames. Tratei logo de procurar medico para tratamento. Agora estou me deparando com situações dificieis. Consultei um médico que me indicou o uso do XENICAL, por ser agrecivo demais. achei melhor não utiliza-lo. Procurei a um endocrinologista e o mesmo me prescreveu fazer a Dieta da Proteina, pois seria aconselhavel eu emagrever uns 8 kilos. Seguir a dieta por 30 dias. Nossa me pareceu contraditório fazer uso de proteinas e consumir gorduras, inclusive carnes, maionese, muito ovo, linguiças e queijos amarelos. Alguem já se indentificou este tratamento ??. O que eu faço ??

  285. Jorge Roriz Says:

    Não me parece coerente comer gorduras vc possuindo um fígado gorduroso. Procure saber se esse seu endocrinologista possui registro no CREMEB. Não me consta que o Xenical seja agressivo. Agressivo em qual sentido?

  286. Rosa Firmino Says:

    Achei de gde importancia as sua dicas e sugestões, descobri a pouco esteatose hepatica e vou fazer biopsia, acredito não estar grave, sinto desconforto abdominal, desanimo, boca amarga, coceira no corpo, etc
    fazem 03 anos que vou de médico em médico, e só agora descobri o q tenho, pois a maioria dos medicos que procurei falava que eu não precisava me preocupar com esteatose, agora sim estou com um profissional que me orienta e me alertta das consequencias futuras.
    Um gde abraço e parabéns pelo seu trabalho que tenho certeza que nos ajuda muito a enfrentar o dia a dia de uma maneira melhor.
    abraços!

  287. Daniella Says:

    Olá, descobri q tenho gordura no fígado a 6 meses só q não tomei nada até agora e a 2 dias q sinto um desconforto no quadril indo pra frente e nas costas, boca amarga e refluxo… acho q esta piorando. Marquei um médico, porém ando muito aflita c medo de morrer atacou até meu sistema nervoso!
    ME AJUDEM….

  288. Jorge Roriz Says:

    Fique tranquila. LEia os depoimentos e mensagens no site. Não existe nenhum perigo de vc morrer. É um problema perfeitamente curável. Basta fazer o tratamento.

  289. MARA BRAGA Says:

    TIVE 2 ENFARTES A 2 ANOS DEPOIS, DISSO ENGORDEI QUASE 20 KLS,TENTEI TODO TIPO DE DIETA SPAS ETC, A 8 MESES FOI DESCOBERTO ESTEATOSE HEPATICA GRAU 3, ESTOU TOMANDO O BYETA 10 UMA INJEÇÃO NA BARRIGA 2 NEZES POR DIA E OUTRO MEDICAMENTOS, ESTOU EM DIETA SEM NENHUMA GORDURA , NÃO SINTO FOME, NEM FRIO, NÃO TENTO POTASSIO , E MINHA INSULINA , POTASSIO E HORMONIOS SÃO TRASFORMADOS EM GORDURAS METABOLICA.SEI QUE MEU CASO ´´E MUITO GRAVE TALVEZ TENHA QUE FAZER TRANPLANTE DE FIGADO, MAS COM O BYETA NÃO ESTOU COM DIABETES . SÓ QUE É UM MEDICAMENTO MUITO CARO , .

  290. ADELAIDE Says:

    bom dia pelo amor de DEUS ajude-me me tire dúvidas , tenho esteatose hepática faço a academia malho com muito peso, agoar ultimamente percebi uma alteração no abdome como tivesse inchado seria a esteatose? posso tomar a silimarina? agradeço desde já

  291. solange andrade Says:

    tambem descobri que tenho esteatose hepatica estou tentando emagrecer mas nao esta sendo facil mas vou continuar lutando abraços

  292. Myles Purtee Says:

    Once again I find myself spending way to much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  293. Marcos Müzel Says:

    Por gentileza, tenho 35 anos e hoje, 15/02/2011, descobri que tenho Esteatose Hepática nível III. Qual a dieta recomendável para este caso?

    Aguardo.
    Agradeço pela atenção.

    Att
    Marcos Müzel

  294. Agenor Jayme Neto Says:

    Eu, tenho 28 anos e pratico musculação ha mais de 10 anos e hj de manha descobrir que tenho Esteatose hepatica…
    …Foda!!!
    Gostaria de saber que eu posso continuar a tomar os meus SUPREMENTOS depois de quanto tempo…
    grato!

  295. lenis Says:

    quero receber mais artigos

  296. Jorge Roriz Says:

    Marcos e demais leitores:
    A melhor receita para combater a estetose é muito simples: caminhada de no mínimo 40 minutos por dia, ( caso não tenha restrições cardíacas), dieta sem gorduras, álcool, frituras, margarina, biscoitos e gorduras trans e uma medicação. Um remédio muito usado é “SILIMALON”. Claro que cada caso é um caso e por este motivo vc precisa de uma havaliação médica. Não sou médico, e não existe receita genérica para todos.
    Vc pode medir seu peso todos os dias no mesmo horário e na mesma balança ( de preferência com roupa igual ou semelhante para não ter diferença no peso. Uma coisa básica no objetivo de todas as pessoas obesas ou acima do peso que tenha esteatose hepática é ter a meta de diminuir o peso ( a gordura acumulada é queimada)

  297. viviane assioli lima Says:

    Boa tarde a pouco dias descobrimos que meu marido tem ferro no figado e precisa fazer uma dieta e exercicios fisicos só que a minha sogra fica falando todos os dias que se ele não fazer o que os medicos disseram ele vai morrer. E percebi que se ela continuar falando isso não vai nós ajudar em nada só está aborrecendo ele mais ainda o pior é que ela participou de todos os exames ai já viu né é aquele falatorio.

  298. Jorge Roriz Says:

    reclamar, criticar, não resolve e pertuba o paciente, porém sua sogra tem razão. O fígado é um vital. Se não seguir a orientação médica, o risco de vida existe.

  299. best diet lose weight Says:

    You certainly have some agreeable opinions and views. Your blog provides a fresh look at the subject.

  300. shirley oliveira Says:

    Bom, fui ao médico porque há tempos sinto dores abdominais e inchaço no estômago, como se estivesse grávida de 3 meses (claro que não estou, até preferiria).
    Fiz o ultrassom abdominal total e deu Esteatose Hepática Grau III e ateração nas enzimas produzidas pelo fígado, além de Triglicérides altíssimo.
    Tenho 30 anos, 1.60m e peso 63 kg, (que é um peso razoável, pois mostra que não sou nada gorda, só a barriga mesmo ).
    Mostrei o resultado pra “maravilhosa médica” e mesma mandou tomar remédio pra baixar o TRIGLICÉRIDES E SÓ.
    Estou relutando pra que ela peça mais exames ou passe remedios para reduzir a esteatose, mas ela insiste.
    Tenho uma dieta regrada a alimetos cozidos e leite desnatado há mais de 6 meses, não bebo nem fumo e a infeliz insiste q eu não faço dieta.

    Vou tomar remédio por conta própria. Já marquei outra médica, mas nçao quero esperar virar uma cirrose. Pelo que eu saiba, não tem grau 4. Já estou no grau 3.

  301. shirley oliveira Says:

    Só pra pontuar: não bebo, nunca bebi e fiz esse exame em um ótimo laboratório na Vila Mariana. Inclusive já repeti.
    Não tenho diabetes.
    Vou tomar remédio…Só dieta não tá funcionando.

  302. Jorge Roriz Says:

    Sua esteatose sendo gordurosa e não álcoolica, vc deve cortar frituras, gorduras, e principalmente a maldita gordura trans ( veja materia no site sobre “gordura hidrogenada”. A gordura trans é encontrada em salgadinhos, biscoitos recheados, e principalmente nas margarinas.

  303. JOSENILDE MARIA SILVA Says:

    GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES MAIS DETALHADASSOBRE ESTEATOSE HEPÁTICA.

  304. gaulaWasp Says:

    hi, new to the site, thanks.

  305. Waldyr Fernandes Says:

    Tenho 43 anos e passei a sentir dores abdominais fiz um ultrasson e foi detectado que eu sofro de esteatose hepática grau 2 eu gostaria muito de saber qual a dieta que devo fazer e qual o tipo de cha que posso tomar. Por favor gostaria que vocês me ajudasse, ficarei muito grato.

    Att,

    Waldyr Fernandes

  306. Jorge Roriz Says:

    Prezado Waldyr
    Uma dieta indivivualizada, somente seu médico pode passar. Nos 300 comentários sobre o assunto, neste site, vc encontra muitas informações, inclusive sobre dietas.

  307. "earn cash online" Says:

    Thank you for this valuable share.

  308. walk fit platinum Says:

    Thank you for this valuable share.

  309. backlinks Says:

    Can I link to your site, thanks?

  310. Lelio Luiz Tavares Says:

    Nâo gostaria de parar com minha cervejinha; o que fazer?

  311. Jorge Roriz Says:

    Vc pode usar cerveja sem álcool. Quem possui esteatose álcoolíca e continua bebendo álcool, esta se suicidando. Procure os AAA. Se não consegue parar é porque é viciado.

  312. Juliana Magalhães de Souza Says:

    Tenho 27 anos e estou com esteatose, gostaria de saber uma dieta simples e eficaz para o meu problema obg.

  313. Lourdes de Fatima Oliveira Says:

    Adorei os comentários,pois estou bastante preocupada,pois levo uma vida super estressante,um pouco descontrolada,pois trabalho a noite no comercio,sou viúva com a preocupação de manter minha familia.

  314. Joana Says:

    Descobri por um ultrason abdominal que meu fígado está dilatado, o médico disse que não era caso de preocupação. Não sou obesa e em outros orgãos como útero e rins também já fiz ultrason e deu que os tenho dilatados. Nunca fiz tratamento para isso e hoje não tenho mais nada. O médico que me pediu o ultrason não me receitou nenhum remédio, mas conversando com um amigo médico ele disse que para desintoxicar o fígado é fazer o uso constante de suco de maça, beterraba e cenoura feito com água gasosa menos de 4% de sódio. Comecei a fazer mas ainda não sei se deu resultados pois não fiz um novo ultrason e esse meu anmigo disse que tem que fazer esse tratamento no mínimo de 4 semanas

  315. luzia barbosa Says:

    minha amiga esta com gordura no figado,e ele esta mt nervosa ,porque ela vai fazer reduçao de estomago, oque posso fazer p ajudala

  316. Priscila Says:

    Olá!
    Exatamente 18 dias atrás,fui internada e descobri que estava com gordura no figado e precisava procurar um Endocrino para perder peso.
    Enquanto minha consulta não chega,já perdi 3 kg fazendo dieta conforme procurei no google alimentos que posso ingerir,desde então começei uma reeducação alimentar.O que está me ajudando são os liquidos,tomo muita água,sucos,etc…
    Gostaria de algo natural,alternativo,como chás que possam ajudar um pouco mais.

  317. Elisa Says:

    O médico me disse que minha esteatose teria como causa intolerancia a insulina. O que é isto? Será que tenho propensão a ser diabética no futuro?

  318. maria josé Says:

    por favor m ajudem, ja fui ão medico e descobri que estou com esta doênça, alé desta tenho…………… tireóide, pressão alta, diabetes agora gordura no figado! poxa! pq tenho tudo isso, ñ bebo! nem tive uma vida desregrada! quer ficar boa. me ajudem.

  319. mary Says:

    quero ajuda por e-mail………….

  320. Nanci Says:

    Estava com esteatose moderada. Eliminei frituras, diminui o óleo com que temperava o arroz, feijão etc.. passei a comer mais verduras, legumes e carne branca grelhada. Tenho feito academia de vez enquando. Fiz exames e meu colesterol – triglicérides – reduziu pela metade. Emagreci apenas três quilo, nos exames não constou mais nada.
    Fica aí um testemunho que é possível controlar a doença.
    Bjs

  321. Adriana Cecilia Says:

    Antes de mais nada gostaria de parabeniza-lo por este site, lendo os comentarios, consegui esclarecer muitas duvidas, obrigada.
    Fiz uma ultrasonografia total do abdomem e deu que estou com esteatose hepatica grau 1. Gostaria de saber se é um grau preocupante? Também gostaria de saber…se ja parando com as cervejas (e parando mesmo, visse), se resolve ou se tenho que fazer dieta, ja que tenho 38 anos com 60 kilos, 1,58 de altura e faço 3 km de caminha por dia se segunda as sexta-feiras?
    Aguardo resposta, obrigada.

  322. Jorge Roriz Says:

    Adriana: Todo problema de saúde deve nos colocar em alerta, para que possamos tomar medidas de forma que a situação não agrave. O grau 1 é grau menos perigoso.

  323. Aline Says:

    Em primeiro lugar parabéns por esse espaço. A mais ou menos 1 ano, descobri que tenho esteatose hepática grau III. Fiz ultrassonografia abdominal e ressonância magnética e soube que meu fígado está com mais que o dobro do tamanho normal.Sinto muita dor nele e sinto como se ele estivesse ” repuxando”, uma sensação igual quando sentimos cãimbra nos pés.Nunca bebi álcool, não fumo, tenho 33 anos, 1,73 m e 110 Kg, mas devido a minha estrutura óssea não aparento esse peso todo, mas mesmo sem aparentar estou mais de 40 kg acima do ideal. Colesterol, triglicérideos, glicemia, tudo normal.Meu único problema é resistência a insulina. Minha insulina gira em torno de 70, mais que o triplo do valor normal. Tomo Legalon 140 mg, metformina 500 mg, vit E e faço dieta, tudo receitado pelo médico, mas mesmo assim a dor não passa,Tenho tb muito enjoo e dor de cabeça. Estou ficando muito desanimada e com depressão. Tenho medo que essa esteatose se transforme em cirrose ou cancer, isso é possível ?

  324. Beatri Chierigatti Says:

    prezado Jorge: , gostaria de saber a respeito da cebola, esse chá deve ser tomado todos os dias durante um período de tempo superior a 30 dias? quantos dias exatos devemos tomar! dos outros chás também gostaria de saber, eu tenho medo de intoxicação.

  325. Jorge Roriz Says:

    Prezada Beatri
    As informações sobre o chá de cebola, entre outros, foram passadas por leitores.Não tenho maiores informações.

  326. Rafael- Goiânia Says:

    Olá pessoal eu fiz exames de rotina e descobri que estou com Esteatose moderada mas meu médico falou pra não se desesperar pois tem cura basta vc. cortar o alcool que por sinal eu gosta de uma gelada e regime cortar gorduras fazer caminhada e tomar a medicação ele me passou Silimalon e Vytorin 10/20 – agora por favor essa medicação só deve ser usada com orientação médica.
    Boa sorte a todos.

  327. Danyelle Alleva Says:

    I don’t commonly comment but I gotta tell appreciate it for the post on this perfect one : D.

  328. Publica Articulos Says:

    I together with my pals have already been checking the nice advice located on your website and so suddenly came up with a horrible suspicion I never expressed respect to the website owner for those techniques. Most of the ladies ended up for this reason stimulated to see all of them and have now definitely been taking pleasure in these things. Thanks for being very helpful and for picking out this sort of really good subject matter most people are really wanting to understand about. Our sincere apologies for not expressing gratitude to you sooner Articulos Notas de Prensa.

  329. prestiti senza busta paga Says:

    I simply needed to thank you so much again. I’m not certain the things that I might have used in the absence of the actual aspects shared by you relating to such a subject. Completely was a real hard scenario in my circumstances, nevertheless seeing the very professional approach you solved that forced me to leap over joy. I will be thankful for your help and hope that you recognize what a great job you have been undertaking training the others through the use of a web site. I’m certain you haven’t come across all of us.

  330. Dorla Zagrodnik Says:

    Nice blog you created! It looks very well laid out, and looks like you know exactly what you’re doing. I’ll definitely be back to catch up on more of the stuff you write :DD

  331. synthetic rattan sofa Says:

    I was just researching for this information for any while. Approximately two hrs of online researching, luckily I received it in your website. I do not understand why Bing don’t demonstrate this form of resourceful internet sites in the first web page. Normally the leading websites are craps. Possibly it is time to alter to another lookup engine.

  332. tárhely Says:

    wonderful post, very informative. I ponder why the opposite specialists of this sector do not notice this. You should proceed your writing. I’m sure, you’ve a huge readers’ base already!

  333. Marijuana Doctor Says:

    I precisely wished to thank you very much once more. I’m not certain the things I could possibly have used in the absence of the actual ways shown by you on my industry. It was before a very frightening condition for me personally, but observing a skilled form you processed that made me to cry with gladness. Now i am grateful for the assistance and even hope that you recognize what a powerful job that you’re putting in instructing people using your webblog. More than likely you have never encountered all of us.

  334. Renay Borsari Says:

    Deference to website author , some great selective information .

  335. romantic sms Says:

    I am very motivated with your blog looks, after having a look of your site i think i am a small guy cos my sms site really looks very ugly.i hope my sms blog will look great effective soon.

  336. vagina orgasm Says:

    woh I enjoy your posts , saved to my bookmarks ! .

  337. Theodore Candelaria Says:

    I intended to put you this bit of remark so as to say thanks the moment again for those awesome tips you have provided on this page. This is really unbelievably open-handed with people like you to give openly all that a lot of folks would have supplied for an ebook to help make some dough for their own end, particularly now that you could possibly have done it if you decided. Those strategies likewise served as the good way to be certain that other people online have similar desire really like mine to realize more related to this problem. Certainly there are millions of more fun times in the future for people who discover your blog.

  338. natural acne treatment Says:

    Hi, good blog, keep posting new ones. Thanks, olivia

  339. pozycjonowanie Says:

    I’m so happy to browse this. This is actually the type of manual that should be given and not the random misinformation that is at the other blogs. Appreciate your sharing this most effective doc.

  340. Spencer Lawson Says:

    When I stumble upon a great blog post I do one of three thing:1.Share it with the close friends.2.save it in all my popular social sharing sites.3.Be sure to come back to the website where I read the article.After reading this article I’m really concidering doing all of them.

  341. Jorge Roriz Says:

    Dorla, muito obrigado.

  342. wILLIAM Says:

    Muito interssante este site.
    Tem iformações mais precisas e completas, que muitos sites de médicos.
    Parabéns !!

  343. ROSANGELA DO NASCIMENTO TELLES Says:

    BOM DIA ,AMIGO FUI PICADA DORMINDO A UMA SEMANA.DOEU NA HORA PASSEI ALCOOL EM GEL MAS NÃO VI O CAUSADOR ,SÓ QUE DE ONTEM PRA CÁ ESTOU COM NAUSEAS TO PREUCUPADA.
    MAS SOU HIPERTENSA TOMO REMEDIOS PARA TAL E POR FALTA DE GRANA ESTOU SEM SIVASTATINA E LOSARTANA POTASSICA,SERA QUE POSSO ME TRANQUILIZAR ,DIGO:QUANTO AS NAUSEAS POIS TEMO QUE SEJAM DA PICADA.
    AGRADEÇO POR SUA ATENÇÃO

  344. Jorge Roriz Says:

    POR CAUSA DAS NAUSAS, DEVE PROCURAR UM MÉDICO. SE FOI A UMA SEMANA, PROVAVELMENTE, NÃO DEVE SER UM VENENO DE ANIMAL PEÇONHENTO PERIGOSO. OS EFEITOS DE ANIMAS PEÇONHENTOS OCORREM EM POUCAS HORAS. VC PODE PROCURAR UM HOSPITAL PÚBLICO. LEIA ESSA MATÉRIA SOBRE O ASSUNTO. LÁ CONSTA UM TELEFONE PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE PICADAS DE ANIMAIS.CLIQUE NO LINK ABAIXO:

    http://jorgeroriz.wordpress.com/anti-veneno-animais-peconhentos-e-substancias-quimicas/

  345. erica Says:

    ola estou com dor do lado direito da costela a duas semana j fiz ultraon d abdmen totale de sangue ndeu nada q pode por favor me mande a respota

  346. Jorge Roriz Says:

    Procure um médico ou mais de um para diagosticar a causa da dor

  347. gabryella ribeiro queiroz matos Says:

    quero saber se agastrite tem cura ……………e tamben podemos comer de vez enquando oque nao pode comer . mas e so um belisco de nada i vez por mes
    espero sua resposta
    obrigada

  348. DIOMAR GOMES DOS SANTOS Says:

    À SEIS MESES DESCOBRI QUE ESTOU COM GORDURA NO FIGADO MAS, TENHO DIFICULDADE EM SABER O QUE DEVO COMER SEI QUE, O MEDICO FALOU QUE Ñ POSSO CAFÉ, MARACUJÁ, GRAVIOLA, PIMENTA, CHOCOLATE,TODO TIPO DE CONSERVAS, E ENLATADOS, CARNE VERMELHA, REFRIGERANTE, ETC…
    SINTO, MUITA DUVIDA EM RELAÇÃO AO QUE POSSO; EXISTE ALGUMAS FRUTAS QUE Ñ MIM FAZ BEM EX; GOIABA,BANANA, MALANCIA, MELÃO, MAÇA, E UVA.
    GOSTARIA DE OBTER UMA RESPOSTA AO SE PODE?

  349. daniela Says:

    meu nome é daniela tenho26 anos e meu tgo e tgp ggt deram acima de 500 meu medico disse que tenho uma hepatite auto imune e fiz um exame chamado musculo liso que deu reagente 1/320 e gostaria de saber o que devo fazer quais as frutas que posso comer pra ajudar

  350. daniela Says:

    detalhe minha ultrassom deu normal meu figado esta de tamanho normal

  351. osvaldo Says:

    estou com pedras nos rins constatado pelo ultrasom, a médica ao verificar as pedras nos rins constatou achado, aumento difuso da ecogenicidade hepatica sugerindo infiltração gordurosa, o medico solicitou tomografia computadorizada da pelvis e do abdomem , estou com medo de pegar o resultado, adorava tomar cerveja, agora só a sem alcoll, cruel .

  352. Silvino Alves dos Santos Says:

    Gostaria de saber se posso fazer a dieta do carboidrato se estou tomando fluconazol: pode ser prejudicial para o figado. e o que posso tomar para proteger e melhorar o funcionamento do meu figado.

  353. João Antonio Fuzaro Neto Says:

    Foi constatado que também estou com gordura no fígado, porém, comecei a tomar a SILIMARINA e em tres meses já dimuniu bastante, mas segundo o laboratório de manipulação, tem que se tomar no mínimo 6 meses e ainda, o certo é tomar sempre, por causa dos efeitos benéficos que dá ao fígado.

  354. Seo Says:

    Hello just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

  355. How to Grow Taller Says:

    I’m impressed, I have to say. Really rarely do I encounter a blog that’s each educative and entertaining, and let me tell you, you have got hit the nail on the head. Your concept is excellent; the issue is one thing that not sufficient persons are speaking intelligently about. I’m very glad that I stumbled across this in my search for one thing regarding this.

  356. Evandro Says:

    eu sinto boca amarga, peso no estomago, sonolência,
    e cosseira em algumas partes do corpo (virilia).

    e quero saber o tratamento adequado e remédios caseiros, tambem
    remédios comprado em farmacias.

    já fui em vários médicos e os médicos só mandam eu caminhar mas acho que com remédio tambem tem cura mas rápido e prático.

    atenciosamente, Evandro flexa.

    dia 25 de maio de 2011

    amigos urgentemente me indicam alguns remédios………

  357. alan Says:

    boa noite, ja tive gordura no figado quando fiz o teste de tgp
    fiquei curado em 15 dias com uma receita que minha mae passou:
    durante 15 dias voce bate 3 folhas de jurubeba em 2 dedos de agua, coa e toma em jejum pela manha. isso queima a gordura do figado, mais nao pode tomar muito pois fai prejudicar o figado

  358. luciano Says:

    bom dia pessoal tenho este problema nao bebo tenho uma alimentação desregrada pois sou caminhoneiro e meu estagio esta avançado pois se alguem souber de uma dieta que possa ajudar agradeço desde de ja pois sinto muita dor pois causa um inchaço no local uma dor absurda ja estou mudando a alimentação mais mesmo assim fica dificil pois viajo muito se houver um suco ou um comprimido natural pra absorver a gordura obrigado a tods que poderem ajudar

  359. ofelia maria gomes Says:

    so a OFELIA eu fui fazer umas analises de rotina que á um ano nao fazia onde me foi dianosticado 126 de valor no resoltado da analise referente ao figado onde ja fis uma ves uma ecografia ao figado onde apareseu um quisto onde tem almentedo de volume e agora esta com 126 estou com muito medo a medica me passou outras analises eum TGP e uma ecografia abdominal e outra abdominal superior por favor me ajude pois so vo fazer em setenbro estou muito priocupada bem aja um obg

  360. cristiana Says:

    eu descobri q tenho esteatose hepatica a quase 5 anos e sofria muitas dores do lado direito do abdome,so q em 2010 eu tive meu 4 filho as dores sumiram e agora depois de quase dois anos elas voltaram muito forte nao m cuidei em nada em relacao a alimentacao,estou com 110 quilos e tenho 1,59 de altura,tenho 37 anos estou com muito medo,oque eu faco?

  361. raquel Says:

    fiz uma ultrassonografia ressente é está acusando que talvez seija esteatose ,tenho diabete tipo ,mais está controlada ,emagreci e faço caminhada todo dia , comi antes de fazer o exame um cone de castanhas diversas pode ser por isso a alteração ? pois estou normal minha barriga esta normal depois daquele dia .

  362. filho Says:

    a materia é excelente pois tirou muitas duvidas minha com relação a esteatose,na qual me ajudará me prevenir mais ,tenho esteatose hepatica.muito obrigadom jorge roriz pelas informações

  363. Monica Moreira Pereira Says:

    Antes de tudo gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho via internet que me deixou bem mais tranquila e prevenida do que seja a famosa gordura no figado.Sou miocardiopata ha 4 anos e tomo muitas medicacoes para o controle,hoje ja vivo mais tranquila em relacao ao coracao ,o que me pertuba sao os efeitos colatererais da medicacao e do repouso prolongado a que me submeti para sobreviver a um coracao fraco.Hoje sofro de diabets e ao que tudo indica esteatose hepatica,apos ler seu site.Vinha com dores no figado ha dias e ja tinha apresentado gordura no figado no ultimo exame de sangue,como sou residente Americana ,me trato por aqui mesmo,apesar de muitos imigrantes preferirem ir ao Brasil se tratar.E ai entra seu site,tanto conforto e atencao ,nunca encontraria aqui num consultorio medico,pois a frieza da medicina americana e brutal,meu primary(clinico geral),nem sequer comentou sobre minha condicao e nem sobre minha diabetics,descobri sozinha e pedi os exames,e caro amigo,eu tb virei clinica geral por aqui,pois foi a maneira que encontrei para me defender e viver neste pais com enfermidade graves.mas vc nao acredita ,eu me sinto sempre muito bem,viajo,brinco,trabalho qdo minha saude melhora e descanso qdo o corpo e o coracao pede.Viver ,ser feliz e uma condicao essencial para a cura de todas as doencas,Espirita praticante , catolica de nascensa ,mas minha energia e Deus e o Amor.Todas as dietas ja faco, ando e descobri ontem que meu figado cresceu e hoje mesmo ja mudei minha vida ,mais um pouquinho,Espero continuar vendo seu site sempre e Se vier por aqui , adoraria lhe conhecer e quem sabe ouvir uma palestra sua sobre tudo isso.Deus te ilumine sempre neste lindo trabalho e te de cada vez mais saude e intuicao no bem servir .Monica Moreira Pereira -Deerfield Beach- Florida -U.S.A. – 50 anos . Avo de duas americanas lindas.

  364. Jorge Roriz Says:

    Monica Pereira
    Muito obrigado pelos elogios. Atribuo o sucesso desta página aos bons leitores como a senhora e não a minha reportagem. Todos deixam informações que são importantes e elas vão se multiplicando no próprio site. No futuro quando eu puder ir aos Estados Unidos, terei o prazer de conhece-la. Grande abraço

  365. Jorge Roriz Says:

    Antonio, muito obrigado. Grande abraço

  366. Monica Moreira Pereira Says:

    Oi Jorge, Bem como sou nova na doenca tenho muitas duvidas,hoje tive todos os cuidados necessarios ,mas a noite antes de caminhar tomei minhas ultimas medicacoes cardiacas,o potassio e o furosemide(diuretico),foi impressionante como meu estomago cresceu e endureceu,tal como qdo uso leite integral,que nao tomo ha anos,devido a sindrome da lactose.Alias desde que tirei a vesicula aumentou a Bowel Sindrome.Pensei que o figado deve ter inchado,pois tomei a medicacao com dois morangos pzra amenizar o efeito,mas parece que foi pior.Thanks pela atencao e acho interessante seu trabalho e pretendo te ajudar para ele nunca fechar Ok.Aqui aprendemos que tudo tem um custo .

  367. Jorge Roriz Says:

    Monica
    Muito grato. Vou te enviar um e-mail particular contando a história do site, meus objetivos e planos. Abraço

  368. ROBERTO Says:

    DESCOBRI QUE TENHO ESTEATOSE HEPÁTICA,TGO.TGP ESTAVA TUDO ALTERADO, COMECEI A TOMAR (SILIMARINA, MANDEI MANIPULAR QUE FICA A METADE DO PREÇO SE COMPRADO NA FARMACIA, QUE TEM O NOME LEGALON), FIZ ULTRA SON APÓS UM ANO, FIQUEI SURPRESSO ESTA NO GRAU 1, QUEM TEM ESTE PROBLEMA E SÓ TOMAR SILIMARINA QUE É UM SANTO REMÉDIO

  369. Selma Says:

    Muito bom!!!

    Parabéns e obrigada.

  370. Selma Says:

    obrigada.

  371. Landa Says:

    QUANDO DESCOBRI QUE TINHA ESTEATOSE HEPÁTICA, PESQISEI NA INTERNET BASTANTE . VI UM ARTIGO QUE NUM HOSPITAL DE NOVA YORK-JOHAN HOPPINS- FIZERAM TESTE EM RATOS COM IORGUTE, E HOUVE UMA MELHORA MUITO GRANDE NOS RATOS “”Se o que verificamos em ratos for válido também para seres humanos, o tratamento e a prevenção da esteatose relacionada à obesidade poderia ser relativamente fácil, com o uso de iogurtes ou antibióticos orais para impedir o crescimento de bactérias intestinais”, explicou Diehl.”
    NÃO SINTO DOR, NEM DESCONFORTO, MAS DA CINTURA PARA CIMA, O ABDOMEM É MUITO ELEVADO.. SINTO TRISTEZA, MAS NÃO FIZ NADA AINDA SÉRIO PARA ACABAR OU DIMINUIR A ESTEATOSE HEPATICA…A´TE TOMAR IOGURTE, NÃO TOMO, POR NAO GOSTAR DO NATURAL QUE É , ACHO, O INDICADO. TENTEM E ME DIGAM…EU VOU TENTAR.
    VOU TENTAR TAMBÉ A SILIMARINA.

  372. Renata Says:

    Bom dia!
    Descobri que estou com esteatose hepática moderada,comecei a ler e estou com medo.Tomei um medicamento chamado thermogenic esses de academia tinha uma composição forte eu tinha taquicardia mas me dava muita disposição para malhar,depois disso veio o carnaval cai dentro da vodka e mesmo assim continuei tomando e malhando até q comecei a ter náuseas sempre depois de comer.N grande maioria das vezes não consigo segurar e tenho que ir correndo para o banheiro.Sou absurdamente constipada tomo lacto purga pelo menos de quinze em quinze dias.Enfim parei de malhar e de tomar o remédio meu triglicerídeo está 398.Meu abdomem esta dintendido e quase tudo que como me faz mal.Minha médica quando pediu a ultra pediu q eu parasse de beber e fizesse uma dieta.Estou muito preocupada com tudo isso pq estou lendo quase tudo fala sobre cirrose e eu não sou alcóolotra,estou assustada.

  373. J D Mendes Says:

    fui fazer u exame de ultra sonografia e Dra que fez o exame avisou que eu estava com gordura no figado- tenho consulta marcada no medico da rede publica somente em agosto o que posso fazer – peço a sua ajuda pois comecei a sentir dor no figado, dor de cabeça e nausias – desde ja agradeço

  374. Eleuza Says:

    Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho via internet que me deixou bem mais tranquila e prevenida do que seja a famosa gordura no figado. Descobri que tenho a duas semanas e com certeza as informações valeram muito.

  375. Jorge Roriz Says:

    Eleuza
    Muito obrigado

  376. Jorge Roriz Says:

    J D Mendes
    Lendo a reportagem e os comentários dos outros leitores, você vai obter boas informações. Pretendo em breve publicar mais reportagens sobre o assunto. Mas estou sem tempo. 20% dos brasileiros possuem esse problema. Isso é comum. Poucos chegam a cirose e a morte. Basta tratar com um médico especialista em fígado, cortar a gordura e fritura, fazer caminhadas, exames períodicos para verificar se o grau está aumentando. Não existe motivos para pânico. O pior é quando a pessoa possui o problema e não sabe ou não se trata.

  377. Sandro Marcos Says:

    obrigado Jorge, fico feliz por alguêm publicar e acompanhar as dúvidas de muitos leitores. Eu retirei a visicula em 06/2010 e voltei ter uma vida normal até descobrir ontem por meio de ultrason que tenho gordura moderada no figado é um misto de alegria e medo mais acredito que se siguir as orientações médicas e mudar alguns habitos terei melhora assim como outros leitores tiveram.obrigado

  378. Jorge Roriz Says:

    Sandro
    Eu que agradeço a audiência que você e muitos leitores me concedem. Fique tranquilo. Gordura moderada é fácil de resolver. Basta fazer um bom regime,sob orientação médica.Não existe motivo para pânico.

  379. Ike Munion Says:

    through the prior two varieties for the reason that now microorganisms will be accumulating

  380. Vanja Magno Barcarena Pará Says:

    Meu marido realizou uma ultrasonografia abdominal total tendo como resultado histeatose hepatica de elevado grau alem de alteração no colesterol ele é gordo e to muito preocupada, gostaria de saber como devo lidar

  381. luicane Says:

    Gostei muito de ter conhecido esse site, pois sofro desse também, embora seja moderada vou redobrar meus cuidados e ter a coragem de continuar minha caminhada….que as vezes me falta a coragem….mas depois desses incentivos……..vou lá…valeu.

  382. facebook password hack Says:

    The guidelines you contributed here are very priceless. It was such an entertaining surprise to see that waiting for me as i woke up today. They are usually to the point and straightforward to understand. Thank you so much for the clever ideas you have shared here.

  383. cna online Says:

    Thanks for the marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you might be a great author.I will make sure to bookmark your blog and will eventually come back later in life. I want to encourage yourself to continue your great writing, have a nice holiday weekend!

  384. http://www.ccuniversity.edu/edu Says:

    I really love to read this post and I am glad to find your distinguished way of writing the post. Thanks and Regards

  385. Incandescent light blub Says:

    Hey! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to look it over. I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Exceptional blog and amazing style and design.

  386. Theresa A Says:

    Rattling great info can be found on website .

  387. order youtube views Says:

    Very informative and good complex body part of subject matter, now that’s user pleasant (:.

  388. USA vs Japan Worldcup final Says:

    Awesome blog

  389. Tarso Ferreira Ferreira Says:

    como tratar gordura no figado

  390. rosa Says:

    Gente,eu tenho esteatose hepática e não sabia de nada isso.Que falta de informação! Meu Deus e tem gente que ainda tem saudades do passado ! Hoje temos as informações que podem até prolongar a vida. Fiz os exames e a médica só disse “a senhora tem muita gordura no fígado” tudo bem precisa cuidar e pronto ! Cuidar o quê ?como ? aqui com Jorge Roriz e com tanta gente de boa vontade é que vim aprender ! Abraços a todos e que Jesus nos ilumine,hoje,amanhã e sempre .Rosa.

  391. eBay Auction Templates Says:

    This site looks great on my iPhone, many look horrible or unreadable, but this design looks real crisp and clear on the screen. Nice one!

  392. jusia batista Says:

    valeu, com estes depoimento dar para voce tem noção do problema tem que se cuidar, estarei sempre lendo as materias eu sou uma das esteatose era interresante colocar mais experiencias com remeido caseiros.

  393. daniel Says:

    tenho esteatose grau 3.
    ja faz 6 meses que parei de beber e estou fazendo acompanhamento nutricional e ja perdi 18kg.
    quanto tempo será que eu deve me cuidar para estar recuperado..

  394. astaxanthin Says:

    Superb post. I was checking consistently this blog and I’m impressed! Particularly helpful info especially the last component :) I care for such information a good deal. I was looking for this specific info for a very long time. Thank you and good luck.

  395. Club Penguin Sign Up Says:

    … Club Penguin Sign Up ESTEATOSE HEPÁTICA – A GORDURA EXCESSIVA NO FÍGADO Jorge Roriz http://clubpenguinnews.info/ Club Penguin Trackers …

  396. Milford Griggers Says:

    Thank you for every one of your efforts on this website. Debby take interest in doing internet research and it’s really easy to understand why. A lot of people notice all regarding the lively way you make very useful tips and hints by means of your web blog and recommend participation from website visitors about this point then our favorite simple princess has been being taught a great deal. Take pleasure in the remaining portion of the year. You are always doing a remarkable job.

  397. William Shandley Says:

    This blog post is an inspiration personally to discover out much more concerning this topic. I have to confess your clarity extended my sentiments as well as I will right away take your feed to stay updated on every future posts you may possibly generate. You are worthy of thanks for a job very well done!

  398. Rosalba Wawers Says:

    Best Mobile Deals

  399. Comet Elenin Says:

    Nice post….

    [...] Properly said, although this specific information is no necessarily newly posted. I recognize and agree with the bulk of your issues, only advice we would like to supply is to see a few more images. Thank you. [...]…

  400. Handguns Sale Says:

    I see your point, and I simply admire your opinion. It goes without saying I will tell all my friends about it, incredibly artistic. Thank you.

  401. Mickie Bakios Says:

    Terrific content and also quick to be able to realize story. How do My partner and i begin acquiring agreement to be able to place element with the content within my new newssheet? Offering right credit rating for your requirements the particular writer and also website link for the online site will not be described as a concern.

  402. Jorge Roriz Says:

    Não existe um tempo específico. Depende do organismo. Vc não deve beber e e nem comer gorduras, mesmo que se recupere. Porque existe a tendência de voltar, caso não mantenha o regime. Deixo claro que não sou médico e que esta é a opinião de um leigo em medicina.

  403. free debt help Says:

    this is great!

  404. hermes kelly bag price Says:

    The way you write, you might be really a professional tumblr.

  405. joceny Says:

    gostei muito e vou segir algumas receita caseira

  406. Sheylla Costta Says:

    Gostei muito de ter conhecido esse site.
    Obrigada.

  407. Michelle Manbeck Says:

    The blog was completely fantastic millions of great info and Inspiration, we tend to got it that we have a tendency to all need thanks lots.

  408. marcelo Says:

    Boa noite,

    Amigos estou sentindo uma dor de leve do lado direito,ja marquei uma consulta ao médico pois a 8 meses fiz a retirada da vesicula,engordei 2 quilos em função de poder voltar a comer,alguem passou por algum problema semelhante ao meu,que cuidados uma pessoa sem vesicula deve tomar,umavez que para os médicos ,quem retira a vesicula é tudo normal….pelo jeito não é bem isto.estou com medo pois estava com esteatose 2 e tenho medo de,este quadro ter modificado.

  409. SPB Wireless Monitor dla Windows Mobile (niedotykowy) Says:

    Simply desire to say your article is as astonishing. The clearness in your post is simply cool and i could assume you are an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

  410. Generic host process for win32 Says:

    This can be recently astounding, i like your blog web site and bookmarked it . I have the same opinion with numerous in the concerns you pronounced and i’m anticipating that innovative posts . Youre one of the highest article writers that i’ve practical newly. Furthermore just like the choice your blog post spot may seem. Keep the great give good results !

  411. scammer iorga eugeniu laurentiu Says:

    You completed various big points there. I did a search on the issue and found a lot of folks will consent with your blog .

  412. katalog Says:

    Youre so cool! I dont suppose Ive read something like this before. So good to find anyone with some unique thoughts on this subject. realy thank you for beginning this up. this website is something that’s needed on the net, somebody with a little bit originality. helpful job for bringing one thing new to the web!

  413. cheap nike shox r4 Says:

    This actually answered my drawback, thank you!

  414. radiographer salary Says:

    You really helped me comprehend this topic with your well researched post, thanks for all the hard work.

  415. SEO Manchester Agency Says:

    Outstanding post, I believe blog owners should larn a lot from this site its real user genial .

  416. fernando jorge Says:

    Fenandojoge.
    um familiar meu fez uma ecografia, ao figado, em que deu o resultado,seguinte.
    ligeira, hiprecogénica, provavel quadro de esteatose hépatica.
    nos lobos, se obeserva imagens hiperocogenicas de propvavel caracter residual.
    em um dos lobos observa-se uma area nodelar hiprecogenica,
    com valorização, podendo ter uma area adiposa com hipotese de lesão nodular
    ESTA SERA UMA PERGUNTA QUE DEIXO, E QUE GOSTAVA DE UMA RESPOSTA

  417. Cheap Guns Says:

    I’ve added this article to my favorites browser link bar because I want to read it again. I agree on a lot of the viewpoints you have written, but I feel the need to consider some aspects, and I really admire your opinion. For what its worth I also like the design of your website, very imaginative. Thank you.

  418. best ptc sites Says:

    I would like to take the chance of thanking you for the professional guidance I have continually enjoyed going to your site. We’re looking forward to the actual commencement of my school research and the complete preparing would never have been complete without surfing your web blog. If I may be of any help to others, I might be thankful to help by means of what I have gained from here.

  419. Marshall Oge Says:

    Hi just thought i would tell you something.. This is twice now i’ve landed on your blog in the last 3 weeks searching for completely unrelated things. Spooky or what?

  420. Tactical Rifle For Sale Says:

    I really get exactly where your coming from, not to mention I certainly adore the post. Its fair to say I will certainly convey to all my friends with regards to this, rather original. Bye for the present time.

  421. Hollis Farkus Says:

    Rajasthan, concurrently the following lawn was given for a treasure

  422. Vitamix Coupon Says:

    Great post, I will check the rest of your posts out.

  423. medical coding Says:

    Bookmarked your post to share with my viewers. Thanks again for another great post by you.

  424. government grants for single mothers to go to college Says:

    Great site you have here ;) It def seems like you know what you are doing!

  425. Jasmin Pesavento Says:

    I wanted to post you this little bit of observation to be able to say thank you yet again for these pleasant advice you’ve documented at this time. It’s shockingly generous of you in giving publicly what a number of people would’ve sold for an e book to get some profit on their own, precisely since you might well have done it if you ever considered necessary. The pointers additionally acted as the great way to be sure that the rest have the identical dreams just as my very own to see significantly more with respect to this condition. I believe there are thousands of more pleasurable periods in the future for many who looked at your site.

  426. perdere peso in una settimana Says:

    Heya i am for the first time here. I came across this board and I to find It truly helpful & it helped me out a lot. I hope to offer one thing back and help others like you helped me.

  427. Tactical Weapons Says:

    I get where your coming from, together with I positively enjoy the blog post. It’s understandable I will certainly notify all my best friends concerning it, rather authentic. Bye for now.

  428. Alesha Doolan Says:

    Woah! I’m really digging the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appearance. I must say that you’ve done a excellent job with this. Additionally, the blog loads very quick for me on Internet explorer. Superb Blog!

  429. Tactical Guns Online Says:

    I see your point, and I simply admire your article. For what its worth I will be back again soon, extremely artistic. Thanks.

  430. Lorraine Byrd Says:

    Howdy would you mind letting me know which hosting company you’re utilizing? I’ve loaded your blog in 3 completely different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you suggest a good web hosting provider at a fair price? Thanks a lot, I appreciate it!

  431. Shelby Cizek Says:

    Appreciating the commitment you put into your blog and detailed information you present. It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed information. Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  432. get online payday loans Says:

    Thanks for taking the time go over this, I am strongly regarding it and love learning on this topic. If at all possible, as you gain expertise, can you mind updating your website with extra information? It is very ideal for me.

  433. Carlos Do Amaral Amaral Says:

    eu tenho estateose hepática a uns 15 anos atrás, tenho ido avários médicos e eles não me indicaram o remédio que serviria para isso.
    Passaram para tomar remédio para tirar o apetite, remédios para baixar a pressão, e não levaram em conta o que eu reclamava dessa intensa dor no quadrante acima mencionado. Intensa prisão de ventre, e dor no abdomen, pressão alta e passando muito mal sem ter condições de ir ao banheiro de maneira satisfatória. Portanto de seis meses para cá o médico me indicou para tomar os
    remédio apressolina, hidroclorotiazida, lozantana potassica e diáqua para controlar a pressão. E mandou tomar Forfig para curar o figado. Tenho melhorado muito de três meses para cá. Resolvi tomar por conta benzidamina cloridrato para eliminar o catarro que
    passei a excretar e tirar as aftas e uma intensa dor de garganta e graças a Deus tenho melhorado bastante.Após tomar cloridrato de benzidamina a barriga tem diminuido sensivelmente.
    Gostaria que o senhor me desse resposta por esse meu relato.
    obrigado
    Um abraço
    carlos ferreira do amaral

  434. juanise Says:

    Estou com gordura no figado leve , estou tomando silimalon estou fazendo dieta e repetir o exame após 30 dias.mas fiquei com um pouco de medo.
    Mas as respostas e as perguntas ajudaram a me tranquilizar um pouco

  435. Elidia Silveira (São Paulo - SP) Says:

    Caro Jorge,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho. Fiz ultrass.abdomem, acusou hepatomegalia, figado distendido e gordura, ainda não consegui marcar consulta, mas quando for ao médico já estou esclarecida sobre muitos aspectos, graças a voce e aos vários comentários, que me elucidaram nas dúvidas e olha que eram muitas.
    Sou muito displicente comigo mesma, porém, quando é para a família eu corro com eles.
    Agora sei que preciso mudar, não vou poder cuidar de ninguem se ficar doente. Creio em Deus e com perseverança vou superar mais este problema.
    Agradeço de coração as informações recebidas.
    Abraços a voce e a todos que participaram com seus comentários.

  436. Stela Says:

    PARABÉNS, gostei não adorei! Stela

  437. Marcio Almeida Says:

    Olá Pessoal. Me chamo Márcio e tenho hoje 30 anos. Bem há 1 ano e meio mudei de médico e o mesmo me passou alguns exames para fazer. Entre eles estava o de Abdomem Total. Nesse dia, que eu considerei como triste em minha vida, foi constatado que eu estavao com Esteatose Leve. Como a maioria de vocês, resolvi consultar o nosso amigo Google a respeito e fiquei mais tranquilo pois bastava apenas perder peso e praticar alguma atividade física. Naquela época estava com 90 Kgs e tenho 1,73, ou seja, já considerado um obeso.
    Desse tempo pra cá, não fiz nada a não ser não me importar com o que eu comia. Engraçado nessa vida vida é que tudo é um efeito de ação-reação.Há 3 semanas, fiz novamente os exames e para minha surpresa ou não, o quadro da esteatose já estava em grau moderado. Bem, se antes estava eleve, agora como o grau moderado significa que o negócio piorou. Pessoal, em 1 ano e meio, engordei mais 15 Kg. Realmente o meu organismo não estava feliz comigo.
    Solicitei ao mesmo médico que também me pedisse um exame de sangue e que investigasse o caso.
    Mais uma surpresa: meu colesterol estava alto, meu triglicerídeos pulou de ótimo para ALTO, meu ácido úrico estava elevado e uma surpresa: a ferritina estava altíssima! Ferritina é o ferro absorvido por seu organismo. O excesso dele ataca diretamente o fígado, pois é no fígado que ele fica armazenado. Meu médico me orientou a fazer uma dieta de diabético e eliminação da bebida alcóolica, pois eu também gostava de tomar umas latinhas no final de semana. O que mais me motivou a começar essa mudança drástica na minha vida, foi quando minha filha de 4 anos se virou pra mim e disse: “-Papai, eu te amo! Eu nunca quero te perder” Acredite, foram essas palavras tão inocentes de uma criança que fizeram com que eu voltasse a gostar mais de mim. Realmente o medo de morrer apareceu e num estalo de dados, abri os olhos e mudei o meu estilo de vida.
    Engraçado foi nas compras do supermercado, onde o pão de forma agora é integral, o refrigerante virou suco, a gelatina normal virou gelatina com 0 açucar, enfim, parece que sua visão perante os alimentos muda. Já me matriculei no SESC onde farei musculação e natação. Como fiquei muito feliz emocionalmente, procurei até um dentista para cuidar do meu sorriso.
    No momento, não estou tomando nenhuma medicação e espero continuar assim. Faço 6 refeições por dia, tomo chá de carqueja (sachê) para baixar o ácido úrico, chá de berinjela pra baixar o colesterol e triglicerídeos, estou tomando no café da manhã o Diet Shake, batido com leite desnatado e um pouco de semente de linhaça, que contém ômega 3, excelente para elevar os índices do colesterol bom (HDL). Tomo 2 a 3 litros de água por dia. Pessoal, se preparem para ir ao banheiro. É toda hora, e a urina ainda fica clarinha e não possui mais cheiro forte!!!
    Acredito que com isso, realmente não tem o porquê não mudar. Chegou a hora de valorizar o seu corpo e não podemos esperar muito tempo! Arranje algo que te dê motivação assim como a minha filha e corram atrás!!!! No próximo exame de sangue, não esqueçam de pedir ao médico para solicitar o exame de Ferritina e Ferro Sérico. Abraços a todos, parabéns ao Jorge Roriz pela excelente matéria que chegou ao nível internacional e postarei aqui os meus resultados assim que tiver.
    Att Márcio Almeida

  438. Jorge Roriz Says:

    Márcio Almeida
    Muito Obrigado.

  439. Lídia Says:

    Amei ler todas essa dicas e saber mais sobre esteatose. Fiquem todos na paz do Senhor Jesus!!!

  440. MARCELO MEDEIROS Says:

    TENHO ESTEATOSE HEPATICA ACENTUADA, E MEUS TRIG. DISPARARAM DEPOIS DE TOMAR 1200 CPS. DE ALCACHORA DE 500MG., TRATAMENTO INDICADO POR UM GASTROENTOROLOGISTA, E NÃO HOUVER QUALQUER MELHORA. SERA QUE O SILIMALON FARA ALGUMA DIFERENÇA?

  441. camion Says:

    I like the helpful info you provide in your articles. I’ll bookmark your weblog and check again here regularly. I’m quite sure I’ll learn a lot of new stuff right here! Good luck for the next!

  442. marli Says:

    hoje descobri que meu figado esta com gordura execiva atraves de um ultrasom ,estou apavorada pois nei sei oque é isto alem do mais nem sabia qual a função do figado até visitar este sit se alquem souber algum tratamento caseiro para me ajudar agradeço fiquem todos com deus !!!

  443. Jorge Roriz Says:

    Márcio Almeida
    Muito obrigado. Grande abraço.

  444. Figueiredo Vasconcellos Says:

    Eu fiz um exame de sangue ontem constatou que eu estou com gordura nofigado.Mais uma semana antes eu tomei muito boldo do chile.fazendo uma pesquisa para saber o que qualsa isto descobri que boldo do chile tem este poder.

  445. josé silva Says:

    Olá, estou atento a estas informações, tenho a sensação de peso no abdomem uma sensação desconfortante, qual o melhor remédio pra isso.

  446. José Azevedo Says:

    A sensação de peso pode ser somente gases intestinais, sem mais nenhum problema. O aumento de GGT pode ser efectivamente influenciado pelo consumo de bebidas alcoólicas, e pelo consumo de amendoins e outras frutas secas, que todos nós gostamos de petiscar.
    Antes de mais nada, e dado que o José Silva não descreve mais nenhum sintoma, a leitura do blogue pode dar algumas indicações do que fazer.
    Algumas exemplos: Exercício é um deles (nem que seja andar meia a hora a pé), retirar todas as bebidas alcoólicas, retirar frutos secos (não comer amendoins, nem cajú, nem quaisquer frutos secos ricos em gordura e colesterol, pois que vão direitinhos para o fígado, passar a beber águas minerais, reduzir os fritos, especialmente aqueles que são feitos em óleo de girassol ou amendoim, se fritar em casa é admíssivel o uso de azeite (oliveira).

  447. WILLIAM Says:

    ESTOU COM GORDURA NO FIGADO E AGORA COM TRATAR.

  448. Alberth Machado Noronha Says:

    Descobri que tenho Esteatose hà três meses. Consta hoje moderada. Gostaria de saber se é reversível. Se não forem seguidas as orientações, como: dieta, exercícios físicos, evitar ingerir álcool, entre outras, pode evoluir rápidamente para um alto grau, pois realizei o primeiro ultrassom, e constou leve, pouco tempo depois, indicou moderada. Já comecei a seguir todas as orientações. Será que depois de curada posso seguir uma vida normal? Posso comer um salgadinho, degustar um bom churrasco, ingerir uma suculenta lasanha e tomar uma cerveja bem gelada? Por favor me responda o mais breve possível. Na oportunidade lhe parabenizo pela iniciativa. Está ajudando muitos com esse problema. Obrigado.

  449. Alexandre Says:

    Olá Jorge Ruiz!
    Hoje fiz um ultrasom abdominal superior e contou esteotase de grau 1, ou seja, gordura no fígado. Li em seu site os variados fatores da ocorrência, variados sintomas e variadas formas de tratamento.
    Gostei muito das informações e agradeço pela orientação.
    Abraços.

  450. Alexandre Says:

    …Desculpe-me… Seu nome é Jorge Roriz e não Ruiz

  451. cely silva ferreira Says:

    Descobrir por acaso tem três dias que possuo esteatose hepática grau III. Após muito vômitos, diárreia e muita dor na região lombar que não passava com nenhum remédio que tomava em casa.Tudo isso ocorreu em 04/09/2011, já pensando que iria morrer procurei o hospital onde realizei usg das vias urinárias e solicitei que a médica examinase o fígado, que foi constatado o problema acima. No hospital passei a noite sendo medicada com tramal iv + buscopam composto iv e foi o que aliviou a dor. A dor era tão forte que pensei que fosse uma infecção urinária. Agora é procurar um hepatologista e fazer dieta e muito exercícios e deixar de beber. E que Deus mim ajude.

  452. NELSON Says:

    OLÁ A TODOS! QUERO SALIENTAR QUE NÃO BASTA FAZER UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, CORTAR GORDURAS, AÇÚCARES, CARBOIDRATOS, ETC!!!, TEMOS QUE LEMBRAR QUE DETERMINADAS FRUTAS POSSUEM ELEVADA QUANTIDADE DE CARBOIDRATOS TAMBÉM, COMO EXEMPLO A BANANA NANICA! COMO ESTAVA DIZENDO, NÃO BASTA SOMENTE REEDUCAR OS HÁBITOS ALIMENTARES, TEM QUE SE ALIAR EXERCÍCIOS FÍSICOS, PARA QUE ASSIM BAIXEM OS NÍVEIS DE TRIGLICÉRIDES, COLESTEROL E GLICOSE SANGUÍNEA, E COM UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS BEM ELABORADO, TÊM-SE UMA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DESSES NÍVEIS, ALÉM DA REDUÇÃO DA GORDURA CORPORAL, PODENDO ASSIM ESTABILIZAR OU REVERTER O PROCESSO DE ESTEATOSE HEPÁTICA. E PARA AQUELES QUE DIZEM NÃO TER DINHEIRO PARA SE INSCREVER EM UMA ACADEMIA, DESCULPEM A SINCERIDADE, MAS ISSO É DESCULPA DE ALEIJADO, POIS CAMINHAR DE 30 A 60 MINUTOS DIÁRIOS EM UM PARQUE OU NA RUA MESMO NÃO PRECISA DE DINHEIRO, MAS SIM DE FORÇA DE VONTADE. OBRIGADO, SE PRECISAREM DE MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO É SO PEDIR, ABRAÇO A TODOS.

  453. andre luis carvalho do prado Says:

    como poso me cuida da infiltração gordurosa hepática eu não sabia que estava com este tipo de doença mais algue pode me dar uma solução para que eu posa voutar a minha vida novamente meu a_luis_prado@yahoo.com.br muito obrigado de coração

  454. Joel Nascimento Says:

    apenas uma recomendação…CUIDEM DE SEU FÍGADO

  455. Valentin Paulo Harcar Says:

    Olá pessoal!!!
    Assisti uma palestra interessante de um médico que trabalha com alimentação há 20 anos nos USA e Resto do mundo. Uma boa dica para dar uma restaurada no organismo é fazer uma dieta de 40dias consumindo somente produtos integrais de pref. frescos e orgânicos se possível para evitar os agrotóxicos, sem açucar, origem animal, industrializados, usar pouco sal e dar preferencia ao sal marinho, refrigerantes. Consumir muita água e praticar atividade fisica moderada diariamente. Sugere tambem se alimentar de cada 4 a 5 hrs pois alega que poupa tambem o metabolismo, dando-lhe mais descanço. Dormir somente após 3 hrs da última refeição. Evidentemente para iniciar um programa assim consultar seu médico antes de iniciar pois cada pessoa tem uma particularidade.
    Para mim foi muito bom, me sinto com muito mais energia e disposição.
    O nome do médico é Silmar Cristo, tem um site na web.

    Abraço a todos.

    Valentin

  456. eduardo Says:

    estou com esteatose, e gostaria de saber quais são as frutas e verduras mais indicadas, e os exercicios fisicos. e se existe um medicamento indicado para esta doença ou é apenas reeducação alimentar associado com praticas esportivas. diminuir o açucar, gorduras e produtos industrializados, estou me alimentando de 3 em 3 horas, porque ficava longos periodos sem me alimentar e vou começar a fazer exercicios porque tenho uma vida sedentaria, estou um pouco acima do peso. com essas medidas a gordura no figado poderá ser iliminada?

  457. Valdisláu Says:

    Atenção,,,,,,,, estou assustado com esta ESTEATOSE HEPÁTICA, a um bom tempo venho sentindo dores abaixo do peito direito, resolvi ir ao médico este ano e o mesmo me encaminhou a ultrasonografia, foi constatado gordura no fígado, me passou um remédio para baixar o colesterol e só.
    Como a dor continua sempre que como alguma fritura, entrei neste site e fiquei muito preocuapado, com todas estas informações.
    Por favor me ajudem com algumas informações que devo seguir para tentar amenizar esta doença que a um tempo vem me incomodando.

    Um grande abraço a todos!!!

  458. Jorge Roriz Says:

    Valdisláu:leia a reportagem e os 456 comentários e terá algumas informações. Não se preocupe. Com tratamento o problema é controlado ou totalmente resolvido. Procure um médico especialista em fígado.

  459. Helena Bruzani Says:

    Não somos peixes, mas, como eles, morremos pela boca. O comedor compulsório (obs.: comedor em todos os sentidos) é alguém que ainda não saiu da fase oral (fase narcísica). Veja isto, antes de ter que tratar seu fígado!

  460. Luiz Claudio Gonzaga da Says:

    Descobrí, recentemente, que tenho esteatose grau II, meu médico começou a investigação depois que reclamei de problemas de refluxo. Achei interessante que nos posts anteriores não há relatos comunicando problemas parecidos aos meus.

  461. Pericles Bertoni Says:

    Jorge Roriz quero agradecer a sua grande iniciativa. Moro fora do Brasil e um medico me informou que tenho acumulo de gordura no figado (esteatose hepatica ) após um exame de ultrasom e sorologia.
    Mesmo com o diagnostico do mesmo sai do consultorio sem um tratamento especifico apenas com a recomendacao de nao ingerir gorduras, fiquei surpreso com esta atitude do medico e me questionei sobre o nivel de compreensao do idioma que tenho.
    Mas com base em respostas e sugestoes aqui propostos neste site sei o caminho que tenho que tomar. Grato.

  462. Jorge Roriz Says:

    Pericles Bertoni
    Fico feliz que nosso trabalho possa ser util.

  463. valeria Says:

    OLá, gostei muito desse site pois esclarece muitas dúvidas, e ao mesmo tempo nos dá um puxão de orelha, necessário!
    Tenho esteatose leve, mas sofro c/ abdomem inchado,dores no lado direito, e as vezes até dá impressão que é infecção renal.Sinto dores nos rins.Será que essas dores são provocadas pelo fígado?
    Tenho infecção urinária de repetição, tem alguma ligação c/ problemas hepáticos?
    Grata,
    Valeria

  464. isabeli Says:

    muito obrigada pelas informaçoes

  465. ana maria calori Says:

    recentemente descobri que tenho esteatose hepatica,mas terei que esperar as festas passarem para realmente ter o diagnostico confirmado e qual a dieta a seguir,mas é incrivel que venho sofrendo a anos sem saber que era isso.sempre tive dores de cabeça,nauseas,boca amarga,dores lombares,dificuldade para concentrar,sinto raiva com facilidade,dores na nuca,cansaço terrivel,mau humor,aquele acido que sobe pela garganta,ate tomo remedio para refluxo,mas agora nem sei mais se é refluxo,se puder me indicar algum cha natural, agradeço.

  466. valeria Says:

    Olá, meu exame de sangue gama glitamil transferase-GGT deu 30,00mu/ml o que significa?Os leucócitos estão 10,300/mm3, está alterado??? Tenho esteatose leve. Já retirei minha vesícula, e sinto dores no lado direito abaixo da costela. Meu abdomen sempre está inchado.Tenho retenção de líquidos.Podem me ajudar com alguma dica? Peguei os exames hoje, e vou procurar ajuda médica, mas sua opinião é muito importante p/ mim. Obrigada, Valeria

  467. Antonio Robertson Lima Says:

    Olá amigos, bom dia. Gostei muito do que li aqui nessa página. Fiquei sabendo da grande importância que tem nosso fígado.Ele, é muito meu amigo, vou cuidar muito bem dele daqui por diante. Bebo, como de tudo. E às vêzes ele me reclama pra eu ter mais cuidado com ele. Desejo-lhes um feliz 2012. Abraços Antonio Robertson

  468. Enevaldo ferreira de pontes Says:

    fiz uma ultrassom abdomnal e descobri uma esteatose hepática tipo ll,fiquei muito preoculpado,mas o que o médico prescreveu foi apenas perder em média 10 quilos,perdi,e após novo exame(9 meses depois),estava sem gordura no figado,ultimamente tenho ganhado 4 quilos,e sei que tenho que perder mais uns 8 quilos para ficar tranquilo novamente…

  469. Jorge Roriz Says:

    Enevaldo: Existem pessoas magras que possuem gordura no fígado.

    As caminhadas diárias ( 40 minutos no mínimo -consulte seu médico se vc pode fazer) e o regime sem fritura e gordura e derivados de leite ( manteiga, margarinas,queijos) ajuda bastante.Recebi um e-mail de um leitor, informando que suco de dois limãos ( sem acúçar) em jejum, é excelente para curar esteatose. Deixo claro que a receita é de um leigo. O melhor é consultar um médico.

  470. VALDECI PEDROSO THOMÉ Says:

    Boa Noite, eu tive que tirar a vesícula e agora estou sentindo muita dor no abdome, apareceu agora a gordura no fígado (ESTEATOSE) o problema e que eu não posso ficar muito tempo de pé, vem logo uma dor abdominal insuportável tenho que ir rapidamente ao banheiro, isso está atrapalhando o meu trabalho. Como posso tratar isso?????

  471. Anna Caroline Says:

    Sua máteria foi clara e objetiva, aprendi muito, descobri que o esteatose do meu marido está em grau I. Vou aplicar as dicas. Obrigada.

  472. Chris Says:

    Muito legal a pesquisa! Parabéns..adorei!

  473. neide Says:

    acabei de receber a minha ultrassom e nela um diagnostico de esteatose hepática,qual o medico q devo procurar ?

  474. Jorge Roriz Says:

    Existem diversos especialistas que avaliam e tratam pessoas com distúrbios do fígado. Primeiro procure um médico clínico. Ele frequentemente é o primeiro a descobrir que há alguma coisa errada com o fígado. A partir dali, o paciente é rotineiramente encaminhado a um especialista – seja um gastroenterologista, um hepatologista ou um especialista em doenças infecciosas.( o médico clinico vai dizer qual é o especialista que você precisa- Depende do caso)

  475. amauri campos da silva Says:

    fiz exame de sangue minha taxa de gama gt foi 501, fiz ultrason abdominal total o resultado tamanho normal so que percebeu que esta envolvido de gordura peso 88 kg tenho 1,72 de altura o que pode ser que esta alto , a unica coisa que tomo uma cervejinha e tive epatite a quando era criança agora bebidas destiladas nunca gostei e nao uso.

  476. francisco de assis morel Says:

    tenha muita fe em remedio caseiro qual a senhra endicaria para mim ; o noni e aconselhado apara esta tratamento, por eu toma tds os dias com uva suco mais gostaria de saber mais sobre o assunto
    e porque fiz uma utrosonografia e deu gurdura no figado.

  477. face elizabeth salviano Says:

    meu nome e Elizabeth, no dia 15/01/2012, fui socorrido com fortes dores no abdomem e muito inchaço, mal estar,vomitos, refluxo, e febre, fiz os exames de sangue descobri que minhas enzimas do figado estavam quase 10 vezes mais altas, então foi feito um ultrassom e descobriu, tenho esteatose leve, mais o meu medico decidiu afastar os muuitos remedios que stava tomando, ja que descobriu que oi meu problema era excesso de remedios, incrivel como em 05 dias comecei sentir as melhoras, volto aao meu medico dia 25 para refazer os exames, e o meu medico aconselhou-me tb a nao comer nada gorduroso, e fazer caminhada,estou me sentindo melhor, o que faço? grata Elizabeth

  478. face elizabeth salviano Says:

    estou aguardando rsposta ao m,eu comentario, grata , boa tarde

  479. Jorge Roriz Says:

    Elizabeth
    Vc fez o que o correto. Procurou um médico. Faça o que ele recomendou.

  480. Jorge Roriz Says:

    O excesso do uso de sal de cozinha causa doenças sim. O ser humano não pode viver sem o sal, porém as necessidades do organismo são atendidas na ingestão de alimentos naturais que já possuem uma pequena quantidade. Os alimentos indústrializados (enlatados, pão, biscoitos, poupas de frutas,entre muitos outros) também possuem grandes quantidades de sal (cloreto de sódio).

  481. adilson vaz Says:

    eu fiz ultrasonografia, o medico disse-me que eu estava com gordura no figado, qual o tratamento que devo fazer,

  482. HYIP Says:

    Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article. I’ll make sure to bookmark it and come back to read more of ESTEATOSE HEPÁTICA – A GORDURA EXCESSIVA NO FÍGADO Jorge Roriz . Thanks for the post. I will certainly comeback.

  483. Manoel Pedro dos Santos Says:

    Manoel Pedro dos Santos
    03/02//2012

    Por favor mande se possivel um cardapio variado de tudo que poço comer e tudo que eu não posso comer.
    Tenho esteatose Hepatica grau II.
    Mande por e- mail
    Desde já muito obrigado

  484. Jorge Roriz Says:

    Desculpe, mais eu não envio receitas. Cabe a um nutricionista ou médico fazer isso.

  485. Bernardo Pereira Says:

    Gostei muito de tudo que encontrei AQUI no teu Blog (se assim que se chama)
    Estou passando por quase tudo isto aos 62 aninhos…..ex-atleta, medalhista e atualmente RELAXADO, GORDO e SEDENTÁRIO…

    Voltei a CAMINHAR diariamente 40 minutos para o trabalho e + 40 para Casa…….

    A ultima recomendação Médica foi VITAMINA “E”…….aceito comentários neste sentido…além de SOJA..Castanha do Pará…
    , etc….

  486. luan Says:

    kkk me liga 99658247

  487. Bartira A. Vieira lima Says:

    Tenho gordura no figado e gostaria de saber se a folha do abacate é bom para este tipo e como usala?

  488. Lahoma Oak Says:

    Several truly interesting things you wrote. Assisted us a lot, exactly what I had been searching regarding : D.

  489. cloud backup Says:

    Good info. Lucky me I recently found your website by chance (stumbleupon). I’ve saved as a favorite for later!

  490. online craps Says:

    There’s definately a great deal to know about this issue. I love all of the points you made.

  491. Julia Says:

    Hello my loved one! I want to say that this article is amazing, great written and include approximately all vital infos. I would like to peer extra posts like this.

  492. Danial Colo Says:

    Perfect work you have done, this website is really cool with wonderful info .

  493. Seo Says:

    Enjoyed studying this, very good stuff, appreciate it.

  494. Landon Michelini Says:

    It’s a pity you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this outstanding blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this blog with my Facebook group. Chat soon!

  495. Marcos Ozi Says:

    Bom dia!!
    Fiz recentemente exame de sangue onde o resultado foi:
    GTP/ALT 158 sendo o valor de referencia 65… Algume poderia me informar qual é o grau da minha esteose hepatica?
    Sou Grato,
    Marcos

  496. Larraine Laycock Says:

    Good web site! I really love how it is easy on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I’ve subscribed to your feed which must do the trick! Have a nice day! “You can discover what your enemy fears most by observing the means he uses to frighten you.” by Eric Hoffer.

  497. Lonny Villaluazo Says:

    Admiring the time and energy you put into your site and detailed information you offer. It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed material. Wonderful read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  498. Claudia Says:

    Tenho esteatose hepática e vou me submeter a biópsia do fígado semana que vem, meus níveis de tgo e tgp são de 120,já vi pessoas com níveis mais altos.Mas faço tratamento com hepatologista a 2 anos e os níveis não baixam.Hoje fiz um ultrasson abdominal e o médico disse que a textura do fígado está diferente,mas não me disse o grau.
    Jorge, será que o fígado tem condições de voltar ao normal?Com remédios,perda de peso e alimentação saudável?Estou um pouco apavorada pois meu médico diz que esteatose pode virar cirrose ou câncer.
    Obrigada

  499. Claudia Says:

    Bernardo,eu hepatologista também me recomendou vitamina E,mas acabei lendo uma matéria hoje aqui na internet que o uso pode sobrecarregador o fígado..vitamina E e vitamina A,vai entender, e já tomo vitamina E a mais de um ano.

  500. Elias Averitt Says:

    whoah this blog is wonderful i love reading your articles. Keep up the good work! You know, a lot of people are searching around for this information, you can aid them greatl

  501. Jorge Roriz Says:

    O grau da esteatose é verificado através do exame de utrasonografia total do abdome. Através do exame de sangue não sei informar; Procure seu médico ( hepatologista)

  502. VERA FARIAS Says:

    Há város anos descobri estar com gordura no fígado, porém, não dei muita importancia, pois achava que era pelo fato de eu ter engordado alguns kilinhos (8). Recentemente, ao fazer uma ultra som abdominal o médico me chamou à atenção e me perguntou se eu tinha tomado alguma providencia, eu falei que não, ele então me disse que não era brincadeira e que eu precisava me cuidar pois ele estava em um estado de moderado a grave. Estou apavorada, anotei até algumas receitas cazeiras,mas vou ainda ao especialista. GOSTARIA DE SABER SE ISSO TEM CURA E O QUE DEVO FAZER, POIS NÃO BEBO ND ALCÓOLICO, NEM COMO MUITAS FRITURAS, PORÉM ESTOU MEIO SEDENTÁRIA.GOSTARIA DE UMA RESPOSTA.
    OBRIGADA!

  503. Helena da Silva Pacheco Says:

    Bom dia.
    Em primeiro lugar adorei este site ,pois ajudam muitas pessoas com seus problemas.
    Sou transplantada de figado a 5 anos,e agora descobri que tenho esteatose grau1,pois estou muito nervosa,falei com minha médica da Beneneficência em São Paulo,pois fiz ultrassone constatou,ela mandou fazer um regime rigoroso,caminhada,li varios remédios caseiro neste site,será que eu posso tomar,pois estou com muito medo,não fiz alimentção certa agora tenho medo de morrer,.seu Jorge me mande uma resposta ,desde já agradeço.

    Helena da Silva Pacheco.
    Vinhedo,10 de Março de 2112.S.P

  504. Angla Palmour Says:

    Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your website is fantastic, as well as the content!

  505. Jorge Roriz Says:

    Helena:
    FIQUE TRANQUILA. VC TEM A ESTEATOSE EM GRAU MENOR. Em estágio inicial. Não existe motivo de pânico. Basta seguir o regime. Grande parte da população (30%), possui o problema e não tem conhecimento. Vc sabendo que tem, possui a vantagem de poder controlar.
    Nem sempre as pessoas conseguem se livrar do problema. Muitas pessoas conseguem uma redução ou “cura” e depois volta tudo ( por falta do regime).
    Mas o regime não precisa ser de tal forma rigoroso ( sofredor) que vc deixe de comer tudo que gosta.
    O perigo é passar para o nível três, e posteriormente cirose ou câncer.
    Deixo claro que não sou médico. Para que o “desgoverno” não venha me processar por exércício ilegal da profissão. Minha opinião é de leigo. Converse com seu hepatologista.

  506. Jorge Roriz Says:

    VERA
    Tem cura sim. Desde que você leve a sério o regime. Uma pessoa de minha familia faleceu por causa desta doença.E era uma pessoa esclarecida e que cuidava da saúde. Cada caso é um caso.
    A hesteatose é uma doença silênciosa, possui poucos sintomas e nem sempre eles se manifestam. As pessoas ficam acustumadas, voltam a comer tudo que não deve porque nada sentem, até chegar a grau três, cirose, cancêr e morte. Mas nos estágios iniciais (1 e 2) não existe motivo de pânico, desde que a pessoa faça o controle, através de caminhadas diárias,(emagrecimento) e com regime ( evitar a ingestão de gorduras)

  507. Augustine Meua Says:

    Hi. Many thanks for this amazing text. With great e I read it.

  508. Israel Investigations Says:

    Adoring the hard work you put into your blog and very informative point of view you present here. It’s great to find a blog every once in a while that is not all the same old rehashed information. Excellent work! I’ve bookmarked your site and I’m including your blog URL to my Favorites now. On top of that, I admire your blog so much that I would like to advertise my own site http://www.emt.co.il on it. Please email me at: everythingrainbowhk (AT) gmail.com with your annual ad prices. Thank you!

  509. Odcelia Rangel Says:

    Hoje após ler todos os comentários, fiquei mais tranquila, a alguns anos, fiquei sabendo do meu figado, mas o médico, não orientou-me, estranho , mas a vida não está valendo nada, nem para os profissionais da area da saúde……Revoltante.

  510. Marivanio Says:

    Hoje o medicamento mais usado no Brasil é o FORFIG, com as apresentações FORFIG 100Mg e FORFIG 200 Mg, do laboratório Eurofarma, um dos maiores do Brasil e tem boa credibilidade.

  511. Marivanio Says:

    Me refiro que o medicamento a base de Silimarina mais aceito pela clase médica hoje é o FORFIG, com as apresentações FORFIG 100Mg e FORFIG 200 Mg, do laboratório Eurofarma, um dos maiores do Brasil e tem boa credibilidade, além de ter as apresentações sem açucar permitindo o uso por diabéticos.

  512. regina castro Says:

    TENHO MUITA DOR E DESCONFORTO DO LADO DIREITO é ofigado com esteatose, estou tomando o silimalon 2copr. 3x ao dia durante um mes;senti melhora ,o problema e a presão alta ,o captopril parece que ataca o figado , e agora ?

  513. sara Says:

    gostaria de saber q vi uma pagina na net q cha de gengibre 500 ml de agua com 2 colheres de gengibre ralado morno queima gordura no figado por ser quente sera q é verdade estou com medo

  514. Dulce Lara Says:

    Olá á todos! Gostaria de deixar uma dica. Há alguns anos fui diagnosticada com esteatose grau 1 mas não dei muita importância, e a algumas semanas atrás comecei a sentir umas dores fortes do lado esquerdo logo abaixo da costela, e as vezes sentia dores fortes de cabeça tipo enxaqueca e tbm enjôos, qdo numa dessas crises sentí uma vontade muito forte de comer laranja, parece piada mas não é, e desde então qdo como algo e sinto que não fez bem, e que vou ficar enjoada já chupo umas duas laranjas e as vezes tbm tomo um comprimido de Xantinon, e desde que comecei a fazer isso as dores se foram, tanto a dor de cabeça como a dor no abdomem. Só sinto ás vezes um pouco de enjoo, qdo como algo mais gorduroso mas como eu disse, aí chupo umas duas laranjas, tomo um Xantinon e o enjoo passa. Que Deus abençoe a todos.

  515. Dulce Lara Says:

    Esquecí de dizer que tbm estou evitando comidas mais gordurosas, provavelmente este foi o principal fator da melhora. Mas nem sempre dá pra evitar, ontem mesmo comí pizza e aí depois de um tempo sentí enjôo, aí tomei Xantinon e chupei laranjas e logo fiquei bem

  516. Jorge Roriz Says:

    Mas o fígado fica do lado direito. O fígado não causa dor. No máximo um “peso” ou desconforto devido ao aumento do volume.

    Uma pessoa me disse que ficou boa da esteatose da seguinte forma: todos os dias pela manhã ela bebia um suco de dois limões em jejum e sem açúcar. Na medicina cada caso é um caso e não existe uma receita de bolo para todos. Não posso afirmar se essa dica pode ou não servir para os demais leitores. A minha recomendação é: procure seu médico.

  517. saniely silva Says:

    muito bom , minha mae estava sentindos todos esses sintomas entao resouvie pesquisa e emcontei algumas dicas

  518. regina Says:

    ñ bebo evito frituras faço exercícios o q/ devo fazer meu figado esta delatado de preferencia coisas caseiras eu estou tomando água de berigela em jesun e o q/ ñ devo comer ou beber por favor augardo resposta obrigado

  519. Meiri Martins Says:

    De tudo que pesquisei este foi o melhor site.
    Principalmente conhecendo a importância deste orgão vital em nossas vidas, especificamente nos mulheres.
    Gosto de comer carne vermelhas mas não em excesso, tomava muita coca cola todos os dias, muito pão frances e ainda fumo para agravar mais ainda.
    Vou fazer os chás, o regime alimentar e a prática de caminhada, enquanto a consulta com o médico não chega.
    Grata, um abraço e bons resultados a todos nós.

  520. Viviane Rosss Says:

    Parabens pelo site me tirou todas as duvidas.
    GOSTEI MUIIIIIIIIIIIIIIIIIITO…

  521. alberto Says:

    A esteatose depende muito de cada um de nós, a base é uma alimentação adequada(menor quantidade de gordura possível), evitar bebidas alcoólicas e manter uma atividade física diária moderada, tudo isso aliado ao acompanhamento médico para receitar algum remédio se for necessário.
    Tenho esteatose grau 2 e foi receitado pra mim Lipless(ciprofibrato), breve farei outro exame para saber se tenho reduzido o colesterol e triglicerídeos que pode agravar a esteatose se tiver aumento.
    Não é necessário ir a academia para fazer exercícios moderados como caminhada por exemplo e sim saber do seu médico se está apto a tal atividade.
    Melhora para todos.

  522. Jorge Roriz Says:

    Além da gordura, o acúçar ( todos os tipos) é o grande inimigo para quem possui esteatose hepática, principalmente o açúcar cristal. No fígado o açúçar é transformado em gordura e funciona como um efeito negativo semelhante ao álcool para os portadores de esteatose hepática não álcoolica.

  523. Diego Larrubia Says:

    Meu nome é Diego, tenho 35 anos, eu 2007 através de uma biópsia fui diagnosticado com ESTEATOHEPATITE, eu não bebo desde 1999, nem fumo,fiz uma tratamento com meu hepatologista com um medicamento chamado actos durante + ou – 2 anos , após o uso do medicamento os níveis das transaminaes voltaram quase ao normal, estou completando o tratamento agora com vitamina E, e as enzimas graças a Deus voltaram aos níveis normais. Além disso faço musculação, esteira e jiu-jitsu e tento manter uma dieta saudável (quando possível) mas é complicado com a correria de hj em dia, a unica coisa que senti no inicio do tratamento foram náuseas. Tenho 1,76cm e 75,5 kg, na época estava com quase 80 kg

  524. vadinha Says:

    grata pelas dicas,parabéns,tenho gordura grau 2 pode me ajudar,antecipadamente obrigada,Deus lhe paque.tenho diabete tipo 2,não insulina,pressão baixa.

  525. Jorge Roriz Says:

    Valdina
    Grato.

  526. erikamelo Says:

    Fui diagnosticada com esteatose a poucos dias… Severa, que com certeza é grau 3. Será que é possível reverter o quadro?! Ou ao menos ir para um grau mais leve?
    O pior de tudo é que antes de saber o que tinha, passei mal,mto mal e fui 2x ao médico. Um disse ser crise de gastrite, o outro, uma possível gravidez… Eu consegui atráves de uma pessoa que trabalha na saúde, pedido médico pra poder fazer o usg de abdome total… E então fiquei sabendo… Ótimo site… Parabéns!!!

  527. erikamelo Says:

    Fui diagnosticada com esteatose a poucos dias… Severa, que com certeza é grau 3. Será que é possível reverter o quadro?! Ou ao menos ir para um grau mais leve?
    O pior de tudo é que antes de saber o que tinha, passei mal,mto mal e fui 2x ao médico. Um disse ser crise de gastrite, o outro, uma possível gravidez… Eu consegui atráves de uma pessoa que trabalha na saúde, pedido médico pra poder fazer o usg de abdome total… E entã
    o fiquei sabendo… Ótimo site… Parabéns!!!

  528. Jorge Roriz Says:

    OBRIGADO PELO ELOGIO. CLARO QUE SIM. VOCÊ PODE REVERTER PARA GRAU 2, 1. Se ainda não tem cirose, vc pode reverter e ficar curada.

  529. Maria do socorro Clemente Barca Says:

    Nossa que oceano de boas informações, irei recomendar este..email para as pessoas com ou sem doença, mas que queiram conhecer um pouco do que fazer no caso da esteatose…Parabéns

  530. Robson Reis Says:

    Pessoal quero deixar aqui minha opiniao, nao esquecam de voces, procurem um medico para que ele possa orienta-los sobre seu estado de saude, pois estudaram para isto, e caso voces se encontrem com algum problema, nao e o fim e sim o inicio de combate-lo, por isso devem manter uma frequencia estabelecida pelos medicos, quanto mais cedo descobrir o problema mais tempo tera de se cuidar e voltar a uma vida normal!
    Voces que possuem alguma doenca nao devem se abater, pois ao inves de um problema passam a ser dois e com isso a dificuldade aumenta. Devem buscar tratamento e tentar viver ao maximo que puder de uma maneira normal, conheco pessoas que tiveram doencas cronicas e se cuidaram agindo de forma natural e hoje estao bem!
    Ate mais, saude para todos!

  531. adilene Says:

    estava atras de uma palavra amiga que me ajudase a entende mais sobre essa doença muito ogridada que deus abençoe

  532. Jorge Roriz Says:

    Fique tranquila. Com a supervisão de um bom médico, dieta e exercício, você ficará curada ou conviver com o problema sem complicações. O maior problema é ultrapassar os níveis 2 e 3 e ter cirose ou outras complicações. Mantendo o nível estabilizado, não existe risco. Tem gente que convive durante anos com o grau 1 ou 2, sem nenhum problema. Devemos sempre ( em média no período de seis meses ou antes – cabe ao médico decidir), fazer um novo exame para saber se ocorreu estabilidade, regressão ou aumento do nível de gordura.

  533. PATRICIA PEREIRA Says:

    Jorge Roriz Bom Dia!! gostaria de dizer que vc faz um trabalho muito excelente e que eu espero e tenho certeza que tem ajudado muitos a sair da aflição pois hoje os médicos mal olham para vc em uma consulta e vc por ser um jornalista explica melhor do que eles OBS;deveria estudar para ser um “!” Sem mais agradeço pela explicaçao sobre essa doença que chegou aqui em minha casa em minha sogra que recentemente perdeu sua mãe mas não ficamos sabendo realmente queal foi a causa só sabemos que era no figado era o que os médicos diziam. BOM QUEREMOS AGRADECER EU E MINHA SOGRA MARIA DARQUE!! abraços

  534. Jorge Roriz Says:

    Patrícia Pereira:

    Muito obrigado. Abraços.

  535. Carmen Candolo Carniel Says:

    Olá,quero agradecer muito pelas explicações, verdadeira aula, estou com esteatose moderada, como meu médico é do SUS, o retorno com exames vai demorar um pouqinho, vou começar com algumas de suas dicas para ir auxiliando no tratamento que virá. Obrigado

  536. sandra fatima de oliveira Says:

    QUANDO COMO CARNE ASSADA COM SAL PASSO MAL NO OUTRO DIAVOMITO DIAREIA E FEBRE MUITA DOR DE CABEÇA PORQUE?

  537. Jorge Roriz Says:

    Sandra: procure um médico. Ele fará o diagnóstico.

  538. FLAVIO GUTIERRES Says:

    olá gente, ao receber o diagnóstico de estateose 2,fiz pesquisa e o remédio homeopático mais indicado é chá de carqueja que ajudará o figado a eliminar a gordura e a eliminação das toxinas, com relação a outras situações mais graves eu recomendo assistirem 2bol.com.brno youtube os videos do doutor LUIS MOURA, que fala sobre a auto-hemoterapia e confiram depois no google o inforum, achem o link saude e vejam os testemunhos sobre a auto-hemoterapia, que até cancer no pulmão e no figado reduziram e outros desapareceram, ajudem a divulgar pois os dominadores especulativo que assolam a saúde não querem que divulguem, quem quiser trocar informações ai vai meu email rodriguesgutierres@bol.com.br. atenção o maior milagre ainda é operado por DEUS.

  539. benefits of creatine Says:

    Title…

    My brother recommended I might like this blog. He was totally right. This post actually made my day. You can not imagine just how much time I had spent for this info! Thanks!…

  540. Benedito Nunes Says:

    Gostei de tudo que acima está escrito,pois estou muito mais informado a respeito de como funciona nosso fígado e o quanto ele é benéfico e importante para que tenhamos vida, sobre tudo. Contudo ainda acredito em um recurso através de ervas para que tenhamos um figado excelente.

  541. sebastiao Says:

    parabens, pela materia, tenho gordura no figado, estou tentando com dieta e medicamento, certamente depois dessa materia farei uso de alguns desses chas.

  542. edson Says:

    Pessoal e o seguinte para eliminar gordura do fígado tomem 2 comprimidos de alcachofra 3 vezes ao dia 4mg de betametazona e 600mg de acetilcisteina 1 vez a cada 3 dias bom isso esta funcionado para mim estou praticamente curado

  543. edson Says:

    meu inchaço abdominal sumiu minha vezes estão saindo cheio de gordura branca eu já estava desacreditado pensei ate que ia morrer mas esses 3 medicamento conseguiram expelir a gordura do meu ficago em 1 mês lembrando que o principal e a alcachofra a betametasona serve para desinchar e a acetilcisteina desgruda a gordura e facilita ser expelida mas atenção mais dq 1 vez a cada 3 dias pois pode forçar demais e não sei quais os riscos

  544. Jorge Roriz Says:

    NÃO RECEITAMOS REMÉDIOS. CADA CASO É UM CASO. MELHOR É CONSULTAR UM MÉDICO.( DE PREFERÊNCIA, HEPATOLOGISTA)

  545. elaine Says:

    Repolho roxo pode comer quem tar com o figado com gordura RESPONDE POR FAVOR!

  546. Jorge Roriz Says:

    Não sei. Pergunte para seu médico.

  547. sales Says:

    quero saber amigos se tenho gordura no figado sinto dor do lado direito, e tbm meio enchado q tipo de remedio serve para me preferencia natural, q meu medico falouq tenho um pouco de gordura, mas nada de mas, assim ele fala mas sinto dor debaixo da costela direita, e as vez fico enchado me mande email, para sales2010@hotmail.com
    ou mi liga galera 21- 8391-9171 tim forte abraço att, sales

  548. Diórgenes Says:

    Qualquer doença do fígado possui cura sim, os médicos que são um bando de drogados que só pensam em remédios, desacreditam nas coisas naturais.
    Para mais informações é só participar do nosso grupo da limpeza do fígado e da vesícula no facebook.

    https://www.facebook.com/groups/limpezadefigado/

  549. Bolivar Campos Lima Says:

    Eu também concordo com a afirmação de que qualquer doença do fígado, possui cura.Vejam no site abaixo, a postagem”Extrato Composto Hepato Renal, datado de 20/10/2013.

  550. Qual a Melhor Alimentação para quem tem Gordura no Fígado | Developping.com Says:

    […] ESTEATOSE HEPÁTICA – A GORDURA EXCESSIVA NO FÍGADO … […]

  551. Inflamação no Fígado Causa e Sintomas | Developping.com Says:

    […] ESTEATOSE HEPÁTICA – A GORDURA EXCESSIVA NO FÍGADO … […]

  552. Teresa Pavan Says:

    Amigos deixo uma receita antiinflamatoria e antioxidante para todos usarem na alimentação.

    Ervas: 5 gramas de cada misturadas e guardar em potes de vidro.

    1) Açafrão em pó ( curcuma longa)-impede a modificação do DNA celular.
    2) salsa desidratada- antiinflamatoria.
    3) orégano desidratado.
    4)manjericão em pó ou seco
    5) alecrim .

    Obs: 2 vezes por semana colocar por cima da comida do prato, 1 grama de gengibre em pó. ( 1 g= 1 tampinha da caneta BIG. Use a como dosador).

    Antes das principais refeições usar: chá de alecrim ( uma xicara para 1 pitada. Ferver a água colocar a erva e deixar descançar tampada a panela .Tomar frio ou morno.
    Para aqueles que trabalham manipular ( nutricionista funcional ), a tintura de alecrim.
    Usar 10 gotas em meio copo de água.
    O alecrim faz a mesma funçao do Omeprazol, a diferença é que equilibra o PH estomacal enquanto este desequilibra.
    Procurem para fazer a dieta certa para vocês uma nutricionista funcional.
    Atenção: O médico NÃO pode fazer dieta e prescrever uma dieta para o paciente.
    Se ele o fizer está cometendo um CRIME. Denuncie ao CRN ( conselho regional de nutrição) ou ao CFN (conselho federal de nutrição).

    Só a Nutricionista pode prescrever a dieta É LEI.
    Médicos só podem prescrever medicamentos , exames e fazer diagnostico.
    Quando é citado: alimentos, suplementos, dieta , só a nutricionista possui esta permissão.
    Qualquer dúvida procurem o CRN de seu estado e tirem a sua dúvida.

    Outra importante nota:

    Medico ortomolecular NÃO pode atuar fora de um hospital.Não pode clinicar fora do hospital .Ele so pode atuar dentro do hospital com uma equipe multidisciplinar na enteral e parenteral.

    DENUNCIE LIGUE PARA O CFN ou CRN de seu estado.

    A SAUDE É COISA SÉRIA! CHEGA DE ERROS.!!
    Obrigada pela atenção, espero ter ajudado.

    Teresa (CRN4).

  553. Paulo Lopes Says:

    Em Fevereiro deste descobri através de uma ultrassonografia total do abdome que tô com gordura no fígado, a médica pediu que eu cortace vários tipos de comida e bebidas, e fissece caminhada, fiz durante quatro meses seguidos, com dietas e outros, mas devido uma dormência que apareceu na minha perna direita tive que parar a caminhada, mas a dieta continuo fazendo, mas até o momento não tive melhora, continua inchado do lado direito da minha barriga e doe muito, não posso dormir virado para esse lado, devido parar a caminhada, aumentei de peso, tinha 74 e agora tô com 84 kg, mas mesmo assim tô cortando a janta para tentar diminuar o peso, pois quero ficar bom dessa maldita gordura no figado. Queria saber se o Xantinon faz efeito contra essa doença.

  554. Paulo Lopes Says:

    Em Fevereiro deste descobri através de uma ultrassonografia total do abdome que tô com gordura no fígado, a médica pediu que eu cortace vários tipos de comida e bebidas, e fissece caminhada, fiz durante quatro meses seguidos, com dietas e outros, mas devido uma dormência que apareceu na minha perna direita tive que parar a caminhada, mas a dieta continuo fazendo, mas até o momento não tive melhora, continua inchado do lado dire

  555. Vanderlei Mayer Says:

    Caros colegas portadores de Esteatose Hepática. Eu tive uma esteatose severa e consegui equilibrar com fitoterapia. Chá de Picão preto + Carqueja (um litro por dia durante 30 dias e Capsulas de Cardo Mariano. Em um mês reduzi tudo. Vale a tentativa. Abç

  556. FABIO Says:

    tenho 42 anos, Pessoal eu fui diagnosticado com gordura no figado em 2010
    de lá pra ca, foi só deixando de comer isso e aquilo, porem não fui fazer nenhum exercicio, com isso em 2013 eu já não comia todas as coisas que sempre gostei, a esteatose que deu em mim, foi não alcoolica, porem fiquei sabendo que uma pessoa havia ficado curando da esteatose utilizando da autohemoterapia.
    podem acreditar começei a fazer o tratamento no final de agosto 2013 e com um mês, já não sentia muito dos incomodo, dia 20 dezembro fiz um outro exame e pasmem, meu figado baixou de grau 3 p/ grau 1, e com uma resalva, com dois meses de tratamento já estava comendo quase de tudo e não sentindo mais os incomodo, e GLORIA A DEUS Pois agradeço a Deus e a autohemoterapia, pois ainda estou continuando com tratamento, e daqui uns 3 meses vou fazer outro exame.
    Porem 99% dos médicos não acreditam no tratamento, e ainda por cima é proibido no Brasil, e acreditem por seção o custo é de apenas no maximo 3,00 reais, praticamente nada, porem caso alguem tenha interesse em saber mais verdinilha@hotmail.com

  557. leticia barbosa schveeitg Says:

    reclamo a 5anos com meu cardiologista ,climica medica reumatologista e sem me pedir nenhum exame me diagmosticava como gazes e passava antigazes a 15 dias espeli um calculo pedi uma ultrasomografia abdominal onde contatou=1 cauculo e esteatrose grau 02 no figado.estou revoltada pois pago um plano saude unimed agora cr&589,00 e eles com a minha queixa ja deveriam ter pedido esta ultra som.infelizmente mesmo tedo um plano ,estamos caindo na mão de maus medicos ,que não da atenção a queixa do usuario.

  558. leticia barbosa schveeitg Says:

    este trabalho ´é muito bom ,mas acho que a maioria dos nédicos desconhace.que penq

  559. ganhar curtidas no facebook Says:

    Muito bom o post amei vou sempre visitar seu website !!

  560. CECILIA Says:

    realmente, aprendi muito lendo tudo tudo! tenho esteatose, e altos níveis de colesterol e triglicérides . faço tratamento com medicamentos, mas gostaria de ver os resultados mais satisfatórios.vou tentar seguir os conselhos e fazer atividade fisica.li sobre silymarina e achei interessante.agora…falando sério; a parte que mais gostei foi sobre a “HUN”..ACHO REALMENTE QUE TEM TD A VER!!VAMOS SER MAIS FELIZES!!

  561. rosangela eliana silva Says:

    Adorei.m abriu a mente estava m entregando a esta doeça ja estou c esteatose d2′grau .mas cõm essas ajudas vou vencer!!!!!!!!

  562. maria Says:

    eu tenho 25 anos fiz uma ultra som abidome o resultado foi esteatose hepatica grau 1 v ou fazer uma cirugia de reducaçao de estomogo sera que vou fica boa depois da sirugia omedico me informou que estou muito gorda peso 130 kilos depois da sirugia essa doenca esteatose hepatica 1 pode desaparecer mande a resposta para mim e me oriente

  563. Jorge Roriz Says:

    Não sou médico. Não faço consultas.

  564. Carla Says:

    Olha nunca vi um site ajudar e esclarecer tanto como esse!
    Estou no finalzinho da minha gravidez e desde os 5 comecei a sofrer com muita queimação e dor parecida a in choque bem abaixo da costela no lado direito, daí começou um rumo diferente na minha vida, pois fui em vários médicos e diziam sempre ser normal, pois era devido ao crescimento do bebê e mrus órgãos estarem sendo comprimidos…e a dor só aumentava! Um dia após uma crise

  565. Carla Says:

    Olha nunca vi um site esclarecer tão bem…
    Estou no final de minha gravidez e (36 semanas) e desde os 5 meses comecei a sentir dores, queimação e tipo um choque muito forte abaixo da costela do lado direito e todos os médicos diziam ser normal devido ao crescimento do bebê e meus órgãos estarem sendo comprimidos…um dia apósauma crise muito forte suspeitaram de pedra na vesícula isso eu ja estava qse no 7 mês e na ultra de abdômen deu tudo normal apenas uma crise de gastrite foi o q me deram de laudo…comecei entao uma dieta passada por um gastro e medicação…e agora no final vou ter q antecipar meu parto, pois estou com colesterol e triglicerideos altos e um diagnóstico de esteatose hepática moderada…Minha dúvida agora é: qual o risco ao meu bebê? posso ter complicações na hora da cesareana?

  566. Íris Says:

    Boa noite!
    De início, quero parabenizar vc por toda essa benção de informação sobre esteatose.
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber onde posso encontrar cardo-mariano (“Silybum marianum”), para preparar o chá da erva?
    Desde já, agradecida.
    Íris

  567. Jorge Roriz Says:

    Iris, não sei informar, mas solicito que se algum leitor souber, possa deixar uma mensagem no blog.
    O Cardo Mariano planta da família das Arteaceae, é uma planta imponente originária da Europa e da Rússia que atualmente se encontra espalhada por todo o mundo. E uma planta anual ou bienal, que cresce entre 1,5 e 3 m de altura e tem folhas grandes e espinhosas. São nos frutos secos dessa planta que residem as suas principais substâncias medicinais. Também conhecida como cardo-de-santa-Maria, cardo branco, cardo-de-nossa-senhora, cardo-leiteiro, cardo-santo, serralha-de-folhas-pintadas. As frutas são brilhantes, pintadas, pretas ou cinzentas que são frequentemente referidas como sementes. O ingrediente ativo do Cardo-mariano, a silimarina, foi separado, pela primeira vez da planta por cientistas alemães na década de 1960.( Fonte: http://www.chaecia.com.br/loja/produto-111058-1637-cardo_mariano__silybum_marianum_l_100_grp)

    Foto: http://vidasimplenatural.wordpress.com/2013/01/05/el-cardo-mariano-propiedades-y-beneficios/

  568. Ana Says:

    Tbm tenho esteatose grau III, reduzi por conta própria o trigo, ate mesmo os integrais. E evitando alimentos com glúten. Eliminei 5 kg em um mês. Recentemente, acredito que em 12/06/14, teve uma matéria NYtimes sobre fígado gorduroso, e não atribuindo a gordura como vilão. Acredito que o triglicérides seja o maior inimigo do fígado. Continuarei com a redução do glúten(aveia, trigo, etc) e zero de trigo, para refazer o meu exame, e espero ter reduzido ou quem sabe eliminado o problema.

  569. Ana Says:

    http://well.blogs.nytimes.com/2014/06/13/threat-grows-from-liver-illness-tied-to-obesity/?_php=true&_type=blogs&smid=fb-share&_r=0

  570. Ana Says:

    Jorge parabéns pelos esclarecimentos e pesquisas. E assustador…esse assunto e mais ainda qdo descobrimos o problema. Achamos que isso e problema so de obesos ou alcoólatras…mas esquecemos que mesmo magros..ou sobre peso estamos sujeitos a esteatose, principalmente pela ma alimentação.

  571. Jorge Roriz Says:

    ANA, Obrigado.

  572. Jorge Roriz Says:

    Ana Souza, muito grato pelo link com a reportagem do Times. Muito util para os leitores.
    http://well.blogs.nytimes.com/2014/06/13/threat-grows-from-liver-illness-tied-to-obesity/?_php=true&_type=blogs&smid=fb-share&_r=0

  573. Ana Cristina Says:

    Jorge, eu gostaria de saber qual o conhecimento que hoje se tem sobre o uso de ciprofibrato por quem tem esteatose hepática. Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s