A FALTA DE ÁGUA NO ORGANISMO

VOCÊ SABIA QUE:

O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com freqüencia, 37% dos seres humanos a confunde com a fome?

Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%.

Um copo de água aliviará a fome à meia noite, em quase 100% dos casos, sob dieta redutora, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.

Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa?

Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

De acordo com os experts, isto não é opcional, é obrigatório, se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima.


E, se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia.


90 % do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas

As pessoas normalmente NÃO bebem tal quantidade para evitar de ter que urinar seguidamente; um inconveniente menor em troca de uma melhoria em sua saúde.

A cor de sua urina deve ser de um amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo suficiente água (isto não é válido se você esta tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina).

Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada ou de fontes naturais é a melhor.

Estudos preliminares indicam que em 80% das pessoas, beber de 8 a 10 copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições.

Cura 1: Elimina os anti-ácidos e cura a acidêz estomacal.

A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal importante de sede, que o corpo humano emite.

A ingestão de anti-ácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratacão e o corpo continua sofrendo por falta de água no organismo.

Tragédia: Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de anti-ácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, hérnias hiatais, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado.

Cura 2: A água pode prevenir e curar a artritis.

Dor reumática das articulações – A ocorrência de artritis pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá.

Tomar agua pode aliviar a dor ou resolver este problema

Cura 3: Dores lombares.

A dor nas costas e a artritis paraslisante da espinha dorsal podem ser sinais de falta de água nos discos da espinha dorsal – os amortecedores que suportam o peso do corpo. Estas moléstias devem ser tratadas com o aumento de água a ser ingerida diariamente.

Tragédia: Ao não reconhcer que a dor nas costas é um sintoma de desidratação das articulações e ao tratá-la com analgésicos, massagens, acupuntura e eventualmente cirurgia, com o passar do tempo, isto provocará osteoporose e quando as células das cartilagens das articulações vierem a eventualmente morrer e causarem uma deformação na espinha dorsal, poderá até haver incapacidade física dos membros inferiores.

Cura 4: Angina.

Dor no peito – angina de peito – pode ser um sinal de falta de água no organismo entre o eixo do coração e dos pulmões.

Este sintoma deve ser tratado bebendo-se maior quantidade de água, até que o paciente já não tenha dor e sem tomar medicamentos.  É prudente se providenciar supervisão médica, no entanto, ao aumentar-se a quantidade de água ingerida, pode-se curar a angina de peito.

Cura 5: Enxaqueca.

A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidaratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão.

Cura 6: Colite.

A colite é um sinal de falta de água no intestino grosso. Associa-se com a prisão de ventre ou constipação, devido à constrição do excesso de água que também se exerce sobre os escrementos, que por sua vez perdem a lubrificação fornecida pela água.

Tragédia: Ao não se reconhecer a dor da colite como um sinal de falta de água, provocar-se- á uma condição de constipação persistente que resultará na compactacão das fezes, que por sua vez poderão causar vertículos, pólipos e hemorróidas, e aumentar a possibilidade de se contrair câncer do cólon e do reto.

Cura 7: Asma.

A asma afeta milhões de crianças e mata milhares delas a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de admistração da hidratação no organismo.

Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor – o bafo.

O aumento do consumo de água evita os ataques de asma.

Tragédia: Ao não se reconhecer a asma como um indicador de falta de água quando as crianças estão na fase de desenvolvimento, não somente muitos deles morrem, como também se provocará danos irreversíveis nas crianças asmáticas sobreviventes.

Cura 8: Pressão Alta.

A hipertensão é um estado de adaptação do corpo a uma desidratação geral quando as células dos vasos sanguíneos não obtém a quantidade de água suficiente. Como parte do mecanismo de osmose inversa, quando a água do soro é filtrada e injetada nas células importantes através de poros diminutos existentes em suas mebranas, é requerida uma pressão extra para o “processo de injeção”, tal como acontece quando se injeta o “soro” nos hospitais para re-hidratar milhões de células. Beber água, compensará a pressão e fará a mesma voltar à normalidade.

Tragédia: Ao não reconhecer que a hipertenssão arterial é um dos indicadores da desidratação corporal e tratar por meio de diuréticos que desidratarão o corpo ainda mais, trará como consequencia posterior, um bloqueio das artérias do coração e das artérias que vão até o cérebro pela ação do colesterol. Esta condição provocará ataques do coração, pequenos infartos massivos cerebrais que poderão paralizar alguma parte do corpo. Também podem causar falhas no funcionamento dos rins e danos neurológicos como a doença de Alzheimer.

Cura 9: Diabetes Tipo II ou de Adultos.

A diabetes dos adultos é outra causa provável devida à desidratação do corpo. Ao se manter uma quantidade adequada de água na circulação, incluindo-se as necessidades prioritárias do cérebro, a secreção de insulina se inibe para impedir a entrada de água nas células do corpo. Nos diabéticos somente algumas células obtém suficiente água para sobreviver.  Beber água reverte a diabetes adulta para as etapas iniciais.

Tragédia: Ao não reconhecer que a diabetes adulta é uma complicação causada por desidratação, com o tempo, poderá haver danos massivos nas células sanguíneas de todo o corpo. Isto pode provocar mais tarde a perda dos dedos dos pés, das pernas por gangrena e causar a cegueira.

Cura 10: Colesterol no sangue.

Os altos níveis de colesterol são indicadores de uma desidratação corporal prematura.  O colesterol é um material argiloso que se adere entre os espaços de algumas membranas celulares, para impedir que estas percam sua humidade vital pela pressão osmótica mais forte do sangue que circula nas áreas vizinhas.

O colestrol, além de ser utilizado na fabricação das membranas das células nervosas e de hormônios, também atua como un “escudo” contra a demanda de água de outras células vitais que normalmente trocam água através de suas membranas celulares.

Outras curas:

A depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lupus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular. Todas estas condições podem ser causadas por desidratação prolongada. Se esta for a causa provável, os sintomas se aliviarão, uma vez que o corpo tenha sido hidratado regularmente.

Nestas condições, o exercício muscular deve ser parte do programa de tratamento.

VOCÊ ESTA BEBENDO ÁGUA SUFICIENTE?

63 Respostas to “A FALTA DE ÁGUA NO ORGANISMO”

  1. JOSE EDVALDO LOPES Says:

    QUAL O ESPAÇO DE TEMPO PARA TOMAR ÁGUA ENTRE AS REFEIÇÕS

  2. karina Says:

    pelo que aprendi é de 30 minutos antes e apos as refeições

  3. Ariane Says:

    MTMTMTMT BOA MANO :3

    :DDDDDDDDDDDDDDDDDD

  4. régina Says:

    aprendir a tomar bastante agua. ddddddddddddddddddd

  5. ROSANIA Says:

    Gostei muito da materia, eu mesmo bebo pouca agua, e ja sinto alguns maleficios em meu corpo. Inclusive no momento estou com edemas pelo corpo. Tenho dificuldade em urinar

  6. ÁGUA NOSSA DE CADA DIA « Adrianoclemente's Blog Says:

    [...] apresentam de 50 a 90% de água em si. O próprio corpo humano é constituído em 70% por água. As conseqüências da deficiência de água são inúmeras: Para pele e cabelos – desvitalizarão e descamação, queda e enfraquecimento dos [...]

  7. Nelson cravo Says:

    Todas estas informações sobre a água são de extrema importancia.muitas das vezes não damos o devido valor há água em nosso organismo. Nunca é demais estarmos informados.

  8. hilario muzaque Says:

    estou muito contente saber sobre este depoimento da falta de agua.
    sobre nosso corpo.hilario muzaque muito obrigado agradesso.

  9. Sebastiana Silva Gonçalves Says:

    Muito boa matéria, pois sinto que minha pressão sobe e se descontrola qdo, porque há dias que não tomo um só copo de agua,aí me vem crises fortes hipertensiva inchaqueca urina amarelo forte que nem a medicação conseque baixar.Já notei que começo a tomar mais agua e em ou dias fico bem.Será mesmo que é a falta d´gua?Com certeza vou fazer o teste.Agradeço a Deus por essa matéria.Sei que minha cura chegou.

  10. Rose magalhaes da silva Says:

    olha boa matéria; com isso vou cuida mais da minha , saúde; tomando bastante água o qual naõ fazia muito obrigado :
    Rose

  11. maria silva Says:

    Sabia que a falta de água no organismo era muito importante,mas esta leitura foi muito útil.Obg.
    Ao fazer a consulta queria saber se o ardor no corpo também se devia à falta de água? ou se o meu figado não estará a ser também o culpado.Maria.

  12. Taciane Says:

    porque falta tanta agua no organismo?

  13. Jorge Roriz Says:

    SÓ FALTA SE VC NÃO BEBER O SUFICIENTE……..

  14. Margareth Says:

    Adorei essa matéria pois eu não bebo água e sofro problemas de:intestinos,bexiga,pele seca e outros problemas invisíveis.Precisamos criar um costume de beber água enganando nossa mente,dizendo para nosso cérebro que estamos com sede,consequentemente o nosso organismo vai pedir água.Um abraço.

  15. TERESA CRISTINA Says:

    BOA TARDE A TODOS , ADOREI ESSA MATERIA, POIS TENHO

    MINHA MAE DE 80 ANOS, A MESMA TEVE VARIOS PROBLEMAS

    DE SAÚDE , E FOI MUITO DIFICIL DESCOBRIR PORQUE A PRESSão DELA SUBIA RAPIDAMENTE.

    APÓS ALUGUNS DIAS DE MUITO SUFOCO COM ELA INTERNADA
    E TOMANDO MUITO SORO, DESCOBRIMOS A CURA ; TOMANDO MUITA ÁGUA.. OBRIGADA.CIRS

  16. liberty reserve Says:

    thank you for sharing A FALTA DE ÁGUA NO ORGANISMO Jorge Roriz with us, I conceive A FALTA DE ÁGUA NO ORGANISMO Jorge Roriz really stands out : D.

  17. invest liberty reserve Says:

    I agree with your A FALTA DE ÁGUA NO ORGANISMO Jorge Roriz, fantastic post.

  18. bruno souza rosa Says:

    muito obrigado pela materia vou passar a beber mais agua para melhorar minha qualidade de vida!!!

  19. rebecca Says:

    o brigada eu nao bebia agua dia e noite mas agora aprendi bijus rebecca

  20. teresa cristina pereira Says:

    bom dia para todos, mas uma vez volto nesta pagina para ler esta materia que tanto tem me ajudado. minha maê de 80 anos esta muito bem, depois que tive conhecimento da importancia de beber
    agua. eu também bebia pouca água ao longo do dia, hoje faco da água o meu remedio. tenho 51 anos , e graças a DEUS com uma saúde maravilhosa. obrigada . se você nâo tem esse habito de beber muita água … pense na sua saúde. até breve.
    meu nome . teresa cristina. bjs

  21. Diana Says:

    mto bom !!!!
    era disso que eu precisava!!!!
    :D’

  22. FASE 1 – Água « Multimedia_Metodologia+Projecto Says:

    [...] http://jorgeroriz.wordpress.com/a-falta-de-agua-no-organismo/ [...]

  23. ALINE Says:

    TUDO o que mais precisamos para nossa sobrevivência podemos extrair da natureza… mas é preciso preservá-la para termos sempre, correto? Então, vamos Todos passar adiante a conscientização de que PRESERVAR NOSSA ÁGUA É IMPORTANTE !!!

  24. Luiz Gustavo Says:

    nossa, beber agua evita tantas doenças… Vou aumentar a quantidade ingerida de agua

  25. vanessamlima Says:

    Adorei este texto leia que vale a pena !
    Lenbrece que tem quem toma água
    Lebrese tanbem que nosso organismo
    Presisa de bastante água toma num dia 6%´
    Copos de água eu não estava tomando
    Nenhum copo de água. Quando eu estava fazendo xixi
    Percibi quer o meu xixi era um pouco amarelinho
    E resulvi toma águae agora o meu xixi esta branguinho
    Meu nome e : vanessa Magalhaes
    eu tenho 10 anos
    E adoro toma água…. Beijossssssss!!!!!!!

  26. jack Says:

    Eu tenho sentido uma dor lombar constante,fiz o teste aumentando o consumo de água pois normalmente passo até um dia inteiro sem tomar sequer um copo de água,e percebi que a dor diminuiu significativamente,será que é coisa da minha cabeça ou realmente pode ser falta de água,tenho duvida se é rim ou coluna.

  27. Jessika Lopes Says:

    falta de água no organismo pode causar complicacoes nos rins?

  28. fabricio Says:

    bom dia minha duvida dá seguinte minha mulher. toma pouca agua …sera que e por isso que a candiase dela nunca acaba sempre volts me ajude ja tomou varios remédios. obrigado. fabricio

  29. victor Says:

    É mita coisa para copiar no caderno que o professo pediu para todo mundo copiar no caderno esse site !!!

  30. Talyne Says:

    Nossa! Gostei muito. Particularmente eu não bebo muita água, mas, a partir de agora vou cuidar mais da minha saúde, sendo assim, 10 copos de água por dia, me aguardem. rsrsrsrs

  31. Joel Mendes Marques Says:

    Esta matéria é de fundamental importancia para a saude das pessoas, parabens Jorge Roriz, que DEUS O ABENÇÔE MUITO.

  32. Jorge Roriz Says:

    Joel
    Muito obrigado.

  33. Anh Bens Says:

    I am going to being finishing my General Education at the college Iam going to. I want to get my Associates Degree in Drafting Technology but at another college. Do you think I will be able to? . . For example, will my general education classes transfer to the to the other college?.

  34. joel Says:

    Gostaria de receber seus comentarios em portugues, seria possível,?, obrigado.

  35. Jorge Roriz Says:

    Joel
    Os comentários são enviados pelos leitores. Os estrangeiros escrevem no idioma deles. Nosso blog é acessado por diversos países. Não posso fazer a tradução porque demanda muito tempo.

  36. Jose Says:

    Muito legal, mas tenho uma informação adicional para compartilhar com voces. Agua nao são todas iguais como se pensa. Existe o PH da agua que voce pode ler na garrafa de agua mineral o PH que esta marcado, pois existem muitas aguas de torneiras de casa que são melhores que algumas garrafas compradas. se o nosso corpo tem 70% de agua o PH ideal minimo da agua que consumimos deve ser 7 ou mais. Pra se ter uma ideia tem agua com ph 10 olhe isso na sua garrafinha quando comprar, porem compre qualquer agua e nao refrigerante.

  37. mariangela griler ramos Says:

    baaah eu nao tomo nem um golinho de agua por dia… faz alguns anos que nao tomo agua pura… axo bom eu começar a me mecher e ingerir a quantidade necessaria de agua.. boa materia

  38. Jorge Figueira Says:

    Gostaria de incluir mais um problema q causa a falta d agua. Nosso intestino além de não funcionar bem, ira criando uma crosta, que
    além de
    dificultar cada vez mais o bom funcionamento, fica passando toxinas
    para o corpo q propiciarão o surgimento das enfermidades já citadas
    e outras mais. (Lí num livro d Hata Hioga)

    \\\\\\\\\\\\\\\\\\\

  39. aline Says:

    eu fiquei satisfeita em saber pois esta informaçao vai me ajudar a tomar masi agua pois eu tomo 1 copo de agua por dia somente a muitos anos asim tomo muito refrigerante e a partir d ehoje tomarei esta devida precaçao de abeber agua .

  40. Raquel Says:

    É muito importante saber tais complicações que a falta de água pode causar. Eu peço a todas as pessoas que lerem tais informações acima que tomem consciência e vejam que assim como esta escrito a água não é um favor ao nosso organismo mas sim uma obrigação pra mante-lo bem.

  41. Marlene bajerski Says:

    E esta a resposta que eu procurava muito Obrigada minha Mae saiu do hospital ja tem uma semana apos complicacoes de pneumonia e nao apresenta melhoras ta muito cansada ,falta de ar dores pelo corpo claro que a idade tambem pesa ela tem 80 anos mas nao bebe quase …..entao vamos la depois conto o resultado .

  42. viviane Says:

    tomava bastante agua,depois que engravidei,passei a tomar pouquissima agua,por que?

  43. Adriano Says:

    tomo só 3 copos de agua por dia

  44. kayck Says:

    eu tomo uns 20 no maximo

  45. Nadine Ariana Gomes Says:

    adorei estas informacoes

  46. jhovaanny Says:

    bode falar denovo

  47. maria elisabete de lunas Says:

    eu estou com muita sede bebo muita agua e nao e o sificente bom dia

  48. Maiane Says:

    Eu tento, mas não consigo gostar de água. Para eu beber água preciso me esforçar muito, é como se fosse remédio. Sinto que estou me prejudicando, mas não sei como vencer isso.

  49. Marcia Maria Giglio Says:

    Acredito que a água previna e melhore muitos problemas de saúde,gostaria de saber se os dados postados são resultados de pesquisas científica e quais as fontes de onde foram retiradas.

    at
    Márcia

  50. Sofia Says:

    Parabéns pela matéria !
    Minha duvida é se a agua pode ajudar a aumentar o meu peso ?
    Fico grata com sua resposta !

  51. Emmanuel Oliveira Says:

    Muito boa a matéria, vi que alguns fatores negativos são causados por falta d’agua no organismo, não bebo agua é raro, troco agua por sucos e refrigerante, isso é ruim, creio que vou passar a beber mais agua para melhora da minha saude.

  52. vivi Says:

    ACHO QUE SE DEVE TOMAR AGUA CONFORME SEDE LEVANDO EM CONSIDERAÇÂO O CLIMA SUA VIDA SE È MUITO ATIVA OU NÂO E A QUANTIDADE QUE VC ELIMINA ESSE È O CERTO ;UMA PERGUNTA QUANDO FAZEMOS EXERCICIOS URINAMOS MAS . A GORDURA QUE È QUEIMADA SE TRANFORMA EM ÀGUA .

  53. Jorge Roriz Says:

    NEGATIVO. TEM GENTE QUE CONFUNDE SEDE COM FOME. OUTROS NÃO SENTEM SEDE, EMBORA PRECISEM DE ÁGUA.
    O QUE NÃO SE DEVE FAZER É BEBER DE FORMA EXCESSIVA ( VÁRIOS COPOS DE UMA VEZ). O SER HUMANO PRECISA EM MÉDIA DOIS LITROS DE ÁGUA POR DIA

  54. gisele Says:

    Adorei esse site!!! Nossa identifiquei alguns problemas que eu tenho. certamente por beber pouca água

  55. george Says:

    show de bola, não posso deixar de dá os parabêns a jorge pelo blogue e por essa materia magnifica, tomo muinta agua que chega abusa, as vezes fico de barriga cheia, mas pelo que tou vendo estou indo no caminho certo! rsrsr

  56. Dra. Nathália Helena Says:

    Olá, gostei muito do artigo. Gostaria de saber as fontes! :)

  57. Robert pentison Says:

    Eu sim tenho bebido muita quantidade d agua mas minha irma nao, eu tenho lhe isentivado ela esta em estado de saude doente mas ela se recusa a beber oque fazer?

  58. automatic likes instagram Says:

    Excelente !!

  59. Samyra Araujo Says:

    Eu quase nao bebo água e ja to passando por problemas pela falta dela.!

  60. Heloísa Miranda Says:

    Eu que não gosto de beber água vou me esforçar pra beber com mais frequência depois de ler essa matéria. Como pode uma coisa tão simples previnir tantas doenças! Parabéns ao autor dessa matéria! Gostei muito!

  61. Amanda Bacelar Says:

    socorro, por favor, faz meses q eu n bebo água, ignoro a sede, ignoro o fato de eu estar me sentindo totalmente ressecada,sinto dores abdominais, falta de ar, to perdendo o sentido do paladar, minha pele ta endurecendo, n to enxergando direito, meu fluxo de sangue ta mt fraco,to com pele de velho, sinto fome constante,to perdendo mt peso, sem falar dos formigamentos constantes nas pernas, em quanto tempo eu me recupero se começar a beber 2 litros de água por dia sem falhar?sera q eu morro antes?por favor, me ajudem!

  62. Flávia Lobo Says:

    Olá, pessoal! Sou nova aqui e adorei o artigo. Algumas coisas, eu já sabia e outras não. Sou Coach de Metas de Bem Estar voltado para Emagrecimento, Saúde e Relacionamento e por isso, estou sempre em busca de mais conhecimento. Posso dar umas dicas para a galera, Jorge? Você me permite? Vamos lá: Para quem não tem o hábito de beber água e é claro, precisa começar urgentemente a fazer isso, que tal usar a tecnologia a seu favor? Coloque vários alarmes no celular para despertar durante o dia, lembrando que deve beber água. Se não der para beber exatamente na hora em que o despertador tocar, dê soneca, até conseguir completar essa meta. NUNCA desligue o alarme, achando que vc vai lembrar. Não cometa esse erro. Coloque uma garrafa, copo ou caneca sobre a mesa de trabalho ou bancada, caso trabalhe num lugar fixo. Caso contrário, o alarme será seu maior aliado. Escreva no descanso de tela do computador um lembrete do tipo: “Beber água”. Cole post it ou papeizinhos em locais por onde vc passa com frequência. Serve até amarrar um pequeno pedaço de barbante no dedo. Quando vc olhar, vai lembrar que pôs ali para para beber água. Bom, pelo menos eu espero que se lembre. Rsrsrs Enfim, use sua criatividade e beba água várias vezes ao longo do dia e não umas poucas vezes, mesmo que beba água em grande quantidade.
    Um abraço a todos e Carpe Diem!
    Aproveitem intensamente cada minuto do seu dia! ;)

    Flávia Lobo.

  63. Sonia Regina Milanesi Says:

    Sabia da importância da água, mas confesso: não tomo suficiente.
    Vou me policiar mais. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s